UOL Esporte Liga dos Campeões
 
Arte UOL

Inter e Bayern fazem a final da Liga dos Campeões da atual temporada

29/04/2010 - 07h03

'Azarões', Inter e Bayern superam desconfiança e buscam apogeu na final da Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Inter de Milão e Bayern de Munique desbancaram os favoritos ao título da Liga dos Campeões. Agora querem mais. No dia 22 de maio, no Santiago Bernabéu, podem lutar não só pelo título da principal competição europeia, mas também pela sonhada tríplice coroa. Para isso, terão que superar, além dos adversários, seus próprios tabus. O time alemão precisa comprovar sua recuperação após um início de ano vexatório, enquanto os italianos buscam um feito inédito para seu país.

Ambos têm plenas condições de chegarem ao apogeu em Madri. Líderes de seus campeonatos nacionais, estão a cada rodada mais perto do título (o Bayern tem 64 pontos ao lado do Schalke 04 e a Inter tem 73, dois à frente da Roma). Para completar, fazem a final das respectivas copas nacionais.

Na Copa da Itália, a Inter de Milão chegou à decisão após vencer a Fiorentina e vai disputar o título com a Roma. Já no país vizinho, o time bávaro também está bem próximo da conquista que será decidida diante do Werder Bremen, no Estádio Olímpico de Berlim.

A tríplice coroa tem sabor ainda mais especial para os comandados de José Mourinho, já que representa um feito inédito para um time italiano. A equipe chegou perto uma única vez há mais de 40 anos. Na temporada 1964/1965, conquistou o Campeonato Italiano e a Liga, mas não levou a Copa da Itália, vencida pela Juventus.

TÉCNICOS BUSCAM BICAMPEONATO DA LIGA DOS CAMPEÕES NA CARREIRA

Louis Van Gaal (HOL)

A final representa a volta por cima do técnico. Após conquistar o título da Liga em 94/95 pelo Ajax, alavancou sua carreira e assumiu o Barça no final da década de 90. Mas uma má fase no time catalão dificultou sua caminhada.

Van Gaal perdeu espaço no mercado europeu e assumiu times de menor expressão como o Az Alkmaar-Hol. No Bayern, começou a temporada com resultados ruins que quase culminaram em sua demissão, além de ter tido desentendimentos com jogadores. Agora tem a chance de uma guinada.
José Mourinho (POR)

O português surgiu para o futebol mundial com o título Liga pelo Porto na temporada 03/04. Considerado um dos melhores técnicos em atividade, assumiu o estrelado time do Chelsea com a promessa de muitos títulos.

No âmbito continental, o time inglês ficou no ‘quase’ várias vezes. Na Inter, conquistou o Italiano na última temporada. Mas a vaga na final 09/10 teve sabor especial e rendeu até uma comemoração efusiva com direito a uma corrida pelo gramado do Camp Nou.

Diferentemente do rival, o Bayern já foi soberano na temporada ao sagrar-se Campeão Alemão, da Liga e do Mundial em 2000/2001. Mas neste ano a conquista terá valor diferente. O time começou a temporada desacreditado e sob críticas, com o trabalho do técnico Louis Van Gaal sendo colocado em xeque.

O Bayern chegou a figurar na oitava colocação do Alemão e correu riscos de nem se classificar para a segunda fase da Liga. Na época, o próprio Van Gaal admitiu que a situação era complicada e que corria riscos de ser ser demitido. Os resultados foram refletidos até no clima do grupo. O comandante entrou em atrito com jogadores importantes como o atacante italiano Luca Toni e o lateral alemão Philip Lahm.

Briga com Lúcio

Mas o que ficou mais marcado foi o desentendimento com o brasileiro Lúcio. O zagueiro da seleção se transferiu para a Inter de Milão após ser colocado à disposição. Van Gaal chegou a se explicar e disse que não perseguia o zagueiro. Insatisfeito, Lúcio afirmou que se sentia desrespeitado. Agora, curiosamente, vão se enfrentar no Santiago Bernabéu.

“É normal que cada treinador tenha suas próprias ideias, mas essa despedida foi desrespeitosa. Simplesmente acho que tinha ganhado um pouco mais de respeito. Teria gostado se o treinador tivesse falado comigo antes de decidir”, disse Lúcio na época.

DUELO DA SELEÇÃO HOLANDESA NO MEIO MARCA INTER X BAYERN

WESLEY SNEIJDER ARJEN ROBBEN
Com a eliminação de Messi, dois holandeses brigam para serem o destaque Liga. Sneijder, da Inter, é um deles. Nas oitavas, participou de dois gols contra o Chelsea. Nas quartas foi ainda mais imprescindível com um passe e um gol de falta que selou a vaga diante do CSKA Moscou. Na semi, apareceu novamente ao marcar diante do Barcelona, tento fundamental para a classificação. Robben tem sido o jogador mais decisivo do Bayern na caminhada rumo à final. Nas oitavas e nas quartas marcou o gol da classificação diante de Fiorentina e Manchester United. Na semi, não deixou por menos e garantiu a vitória sobre o Lyon no primeiro jogo mesmo com seu time  tendo um jogador a menos em campo, após Ribéry ter sido expulso.

Ataque x defesa

Deixando de lado os elementos extracampo que alimentam a disputa, em campo a final terá também um duelo a parte. O melhor ataque da Liga do Bayern terá uma prova de fogo diante da defesa mais segura, que conseguiu parar nada menos que o Barcelona, de Messi, e o Chelsea de Didier Drogba.

Com 21 gols, o time alemão supera até os catalães (20) e fica ao lado do Arsenal e do Manchester United. Para se destacar no ataque, o Bayern conta com o vice-artilheiro Ivica Olic, em grande fase, e com a qualidade do meia Arjen Robben, principal nome do time na Liga. Franck Ribéry não entrará em campo após ser suspenso pela Uefa.

Mas nada será fácil ante uma retranca armada pelo português José Mourinho, que se destaca pela força física de Maicon, Samuel e Lúcio, além do bom jogo aéreo. Thiago Motta (que não joga a final por ter sido expulso contra o Barcelona), Zanetti e Cambiasso também contribuem para uma boa cobertura da zaga. Além, (é claro) do goleiro Júlio César, bem conhecido do público brasileiro.

Bayern e Inter disputam em jogo único a supermacia europeia na temporada e a prova de que o continente conseguirá ter um representante de respeito no Mundial de Clubes à despeito da eliminação do 'time-sensação' Barcelona.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host