UOL Esporte Liga dos Campeões
 
AP/Daniel Ochoa de Olza

Brasileiros Lúcio e Maicon se abraçam após a conquista da Liga dos Campeões

22/05/2010 - 17h36

Milito decide 'tríplice coroa', Inter bate Bayern e leva Liga dos Campeões

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Após marcar nas partidas que definiram o Campeonato Italiano e a Copa Itália, Diego Milito voltou a ser decisivo neste sábado, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O atacante argentino anotou os dois gols da vitória da Internazionale sobre o Bayern de Munique, por 2 a 0, na final da Liga dos Campeões da Europa e garantiu a inédita tríplice coroa ao clube italiano.

LANCES DA DECISÃO DA LIGA NA ESPANHA

  • Milito abriu o placar para a Inter já no 1º tempo

  • Robben não conseguiu marcar pelo Bayern

  • E Milito voltou a marcar pela campeã Inter

O terceiro título da Inter – venceu também em 1963/1964 e 1964/1965 – encerra um jejum de 45 anos no principal torneio interclubes europeu. Além do troféu continental, os italianos garantem vaga no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado no fim deste ano em Dubai (Emirados Árabes).

“É uma alegria que eu nunca tinha experimentado. Incrível. Estou muito feliz pela Inter porque queríamos muito este título. Estamos tão felizes. É uma sensação única”, disse Milito, eleito o melhor jogador da partida. O argentino foi decisivo na tríplice coroa da Inter. Ele marcou na vitória por 1 a 0 sobre a Roma na final da Copa da Itália, foi às redes no triunfo por 1 a 0 sobre o Siena que garantiu o título do Italiano e fez mais dois na final da Liga dos Campeões.

“A Inter foi a melhor equipe nos 90 minutos e mereceu ganhar”, afirmou o presidente do Bayern, Franz Beckenbauer a uma TV alemã.

A campanha da Inter rumo ao título começou com o segundo lugar do grupo F, com duas vitórias, três empates e uma derrota. Nas oitavas de final, os italianos eliminaram o Chelsea com triunfos por 2 a 1, em Milão, e 1 a 0, em Londres. Nas quartas, o adversário foi o CSKA Moscow, superado duas vezes pelo placar mínimo. Na semifinal, o resultado agregado da vitória por 3 a 1, em casa, e o revés por 1 a 0, fora, foram suficientes para despachar o favorito Barcelona.

A quarta final da Liga dos Campeões disputada no Santiago Bernabéu começou pontualmente às 15h45 (horário de Brasília). Com a possibilidade de tríplice coroa, as duas equipes adotaram uma postura cautelosa no início da partida. Mesmo desfalcado do suspenso Ribéry, o Bayern de Munique esboçava um domínio, mas a Inter, que não contou com o também punido Thiago Motta, foi para o intervalo em vantagem após encaixar um belo contra-ataque.

Nos 30min iniciais, nenhuma das duas equipes criou uma grande jogada de perigo. Com mais posse de bola, o Bayern viu suas principais jogadas serem criadas dos pés de Arjen Robben. A Inter apostava em seu poderio defensivo para segurar o holandês, Olic e Müller.

O meio-de-campo estava congestionado. Então, Robben tentou jogada pela direita, foi ao fundo, mas Müller desperdiçou na primeira jogada de perigo da partida, aos 10min. Mais equilibrado no jogo, o Bayern tentou furar o bloqueio rival com jogadas aéreas. Em uma delas, os jogadores do time alemão pediram toque de mão do brasileiro Maicon não marcado pela arbitragem.

A Internazionale tentou responder em duas cobranças de falta de Sneijder, ambas defendidas por Butt. Em momento de fragilidade da defesa italiana, Olic e Müller fizeram boa jogada, mas Robben finalizou mal. Aos 34min do primeiro tempo, os comandados de José Mourinho abriram o placar.

OS NÚMEROS DA DECISÃO DA LIGA


Bayern
X

Inter
21
Chutes
11
6
Chutes a gol
7
16
Faltas cometidas
13
6
Escanteios
2
66%
Posse de bola
34%

Após recuo de bola, o goleiro brasileiro Júlio César despachou, Milito escorou de cabeça para Sneijder. Líder em assistências na Liga dos Campeões, o holandês devolveu para o argentino, que tocou na saída de Butt para marcar.

Aos 43min, Milito fez boa jogada pela esquerda e retribuiu o passe do gol para Sneijder. O holandês bateu de primeira, mas o goleiro alemão salvou. Já nos acréscimos, Van Bommel tentou o empate, mas a bola passou a direita da meta de Júlio César e a Inter segurou o 1 a 0 no primeiro tempo.

Em desvantagem, o Bayern tentou sufocar desde o início da etapa final. Logo no primeiro minuto, Müller obrigou Júlio César a fazer importante defesa. O goleiro brasileiro, aliás, demonstrou a segurança habitual e foi fundamental na conquista do título.

A Inter respondeu na sequência novamente com Milito. O argentino invadiu a área adversária pela esquerda e cruzou para trás para arremate de Pandev e bela intervenção de Butt. Aos 9min, o Bayern desperdiçou nova chance de empate. Em jogada atrapalhada dos brasileiros Lúcio e Maicon, a bola sobrou para Altintop, que chutou para fora.

ANÁLISE DOS BLOGUEIROS

"Embora reserva da seleção argentina, Milito resolveu mais uma vez". Leia
"O título da Inter será sempre lembrado pela ousadia defensiva idealizada por José Mourinho". Leia análise

O Bayern tentou ampliar a pressão, mas parava na defesa compacta da Inter ou em Júlio César. Aos 18min, Müller aproveitou sobra em cobrança de falta, mas Cambiasso tirou de cabeça e impediu a igualdade. Aos 25min, Milito definiu a partida. O argentino recebeu de Eto'o, arrancou, driblou Van Buyten para marcar seu sexto gol na Liga dos Campeões.

O Bayern esgotou suas possibilidades para tentar reverter o placar, mas não conseguiu impedir o terceiro título da Inter, em noite de Milito, e a segunda conquista continental de José Mourinho, que havia sido campeão com o Porto em 2003/2004. Esta pode ter sido a partida de despedida do técnico português, que é apontado pela imprensa espanhola como novo treinador do Real Madrid.

*Atualizada às 19h08

BAYERN DE MUNIQUE 0 X 2 INTERNAZIONALE

Bayern de Munique
Butt; Lahm, Van Buyten, Demichelis, Badstuber; Robben, Van Bommel, Schweinsteiger, Altintop (Klose); Olic (Gómez) e Müller
Técnico: Louis van Gaal

Internazionale
Júlio César; Maicon, Samuel, Lúcio, Chivu (Stankovic); Zanetti, Cambiasso, Sneijder; Eto’o, Milito (Materazzi) e Pandev (Muntari)
Técnico: José Mourinho

Data: 22/05/2010, sábado
Local: estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)
Cartões amarelos: Demichelis e Van Bommel (Bayern); Chivu (Inter)
Gols: Milito aos 34min do primeiro tempo e aos 25min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host