UOL Esporte Liga dos Campeões
 
18/08/2010 - 17h38

Com L. Fabiano apagado, Matheus marca e Braga vence Sevilla na Liga

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com onze brasileiros em campo, quem esperava pelo duelo entre Luis Fabiano e o ex-corintiano Felipe teve que se contentar em ver o desconhecido atacante sergipano Matheus sair de campo como grande nome da vitória do Sporting Braga-POR sobre o Sevilla por 1 a 0 nesta quarta-feira, no confronto de ida da terceira e última fase eliminatória da Liga dos Campeões. Pelo mesmo torneio, também nesta noite europeia, o Werder Bremen venceu a Sampdoria por 3 a 1 e abriu vantagem na briga por uma vaga na principal competição entre clubes do Velho Continente.

ELIMINATÓRIAS DA LIGA DOS CAMPEÕES

  • AP Photo/Paulo Duarte

    Atacante brasileiro Matheus comemora gol que marcou pelo Braga contra o Sevilla em Portugal

  • AP Photo/Frank Augstein

    Jogadores do Werder Bremen vibram com vitória sobre a Sampdoria. Frings marcou de pênalti.


Jogando no belíssimo estádio municipal de Braga, em Portugal, encravado em meio a um rochedo, o time da casa praticamente representava o Brasil no torneio europeu. Dos 11 titulares bracarenses, sete eram brasileiros. Depois, com a saída de Aguiar para a entrada de Lima, esse número subiu a oito, quase todos pouco conhecidos por aqui. A única exceção era Felipe, goleiro que estreava em competições europeias e que não teve trabalho durante o jogo.

Do lado do Sevilla, os dois brasileiros do elenco, Renato e Luis Fabiano, começaram jogando, mas só o primeiro jogou bem – e apenas na primeira etapa. Já camisa 10 do time espanhol colocou uma bola na trave logo aos 5min e depois não mais brilhou, até porque foi pouco acionado. Ainda que tenha tido 66% da posse de bola no primeiro tempo, o Sevilla pouco criou, limitando-se em tocar na intermediária e tentar, sem sucesso, investidas pelas laterais.

A segunda etapa começou amadoramente. O Braga voltou a campo com dez jogadores. Miguel Garcia, que contou com a complacência do árbitro para não ser expulso na primeira etapa, saiu no intervalo. Sílvio, que entraria no seu lugar, porém, só o fez quando a partida já estava com 1min.

Com uma postura menos covarde do que na primeira etapa, o time português passou a jogar no campo de ataque, viu que o Sevilla também não assustava e conseguiu chegar ao seu gol. Aos 17min, Paulo César cabeceou da esquerda da área, exigiu excelente defesa de Palop, e, no rebote, impedido, Matheus marcou. O camisa 99 foi revelado no futebol de Sergipe em 2005, se destacou no estadual daquele ano e de lá seguiu para Portugal.

Atrás no placar, o Sevilla voltou a atacar e, agora com o Braga disposto a jogar, permitiu contra-ataques. Em um deles, Leandro Salino apareceu sozinho pela esquerda e exigiu grande defesa de Palop. Aos poucos o jogo foi ficando aberto, mas só o time português sabia aproveitar, tanto que aos 44min Paulo César ainda acertou um chute no travessão.

Com a vitória, o Braga jogará por um empate em Sevilla na próxima terça-feira. Se conseguir a classificação, disputará a Liga dos Campeões pela primeira vez em sua história. Quem foi eliminado joga a Liga Europa.

No confronto entre alemães e italianos, quem levou a melhor foi o Werder Bremen, que venceu a Sampdoria em casa por 3 a 1 e deu um grande passo para a classificação à fase de grupos da Liga dos Campeões. Fritz abriu o placar aos 6min do segundo tempo, aproveitando saída de bola errada do time italiano e soltando uma bomba de esquerda no ângulo de Curci.

Após fazer pênalti em Prodl, aos 22min, Lucchini foi expulso. Frings bateu e fez o segundo. Pizarro, dois minutos depois, marcou o terceiro e já nos acréscimos Pazzini descontou.

O destaque da rodada das eliminatórias da Liga dos Campeões, porém, foi o goleiro nigeriano Enyeama, que marcou de pênalti o primeiro gol da vitória dos israelenses do Haifa Tel-Aviv sobre o Salzburg por 3 a 2. Na batida, cobrou com classe, acertando a lateral da rede pelo lado direito do gol de Tremmel.

Em Belgrado, com um gol do brasileiro Cléo, o Partizan Belgrado empatou em 2 a 2 com o Anderlecht. Gillet abriu o placar aos 9min, o ex-jogador do Figueirense deixou tudo igual, Lecjaks, contra, deixou o time da casa em vantagem e Juhász voltou a empatar, aos 21min.

Na Suiça, o Basel abriu vantagem na briga por uma vaga na fase de grupos ao vencer o Sheriff por 1 a 0, também nesta quarta-feira. Stocker marcou. O placar só não foi mais elástico porque, já aos 45min do segundo tempo, Huggel bateu um pênalti que Stoyanov defendeu.


 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host