UOL Esporte Liga dos Campeões
 
Manu Fernandez/AP

Messi e David Villa se destacaram na vitória do Barcelona sobre o Panathinaikos

14/09/2010 - 17h36

Messi faz dois, perde pênalti e Barcelona derrota Panathinaikos por 5 a 1

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Tudo não passou de um susto. Nesta terça-feira, o Panathinaikos deu a impressão de que roubaria a cena no estádio Camp Nou, mas o Barcelona fez valer sua superioridade em campo e derrotou a equipe grega por 5 a 1, de virada, na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Lionel Messi foi o destaque do duelo ao marcar duas vezes, perder um pênalti, acertar a trave duas vezes e dar belo passe para Daniel Alves fechar o placar. Na outra partida do grupo D, o Copenhague derrotou o Rubin Kazan por 1 a 0.

DESTAQUES DAS PARTIDAS DO GRUPO D

  • Lluis Gene/AFP

    Panathinaikos surpreendeu com gol de Govou

  • Manu Fernandez/AP

    Com dois gols, Messi voltou a brilhar pelo Barça

  • Claus Bech/Reuters

    Em casa, Copenhague venceu Rubin Kazan: 1 a 0

O Barcelona iniciou a partida com pressão total sobre o time grego. Aos 3min, Pedro cruzou da direita, Messi cabeceou e Tzorvas fez grande defesa. O goleiro do Panathinaikos salvou a equipe mais uma vez quatro minutos depois. Após boa troca de passes, Iniesta ajeitou para Xavi bater e o arqueiro espalmar.

Acuado na defesa, o Panathinaikos apenas observava o Barcelona trocar passes. Aos 12min, Messi tabelou com Villa e chutou de fora da área, para defesa de Tzorvas. Os donos da casa buscavam criar jogadas principalmente pelo lado direito, com boa participação do lateral Daniel Alves.

Villa chutou para fora aos 14min e foi travado por Boumsong aos 17min. O Barcelona multiplicava suas chances de perigo, mas sofreu um golpe. Em sua primeira – e única - finalização no primeiro tempo, o Panathinaikos abriu o placar. Aos 20min, Govou recebeu passe de calcanhar de Cissé e tocou na saída do goleiro Victor Valdés, surpreendendo a torcida presente ao Camp Nou.

O time grego mal teve tempo para comemorar a vantagem. Dois minutos depois, Xavi fez um lançamento preciso para Messi completar de esquerda e igualar. O domínio do Barcelona continuou e, aos 33min, veio a virada. Após escanteio cobrado por Xavi, Busquets desviou de cabeça e Villa mandou para as redes.

Messi quase ampliou aos 43min. O atacante acertou o travessão após receber passe de Xavi. O argentino, porém, ainda teria tempo para deixar sua marca antes do intervalo. Em bela trama do ataque blaugrana, em sequência de toques de primeira, Messi tocou no canto de Tzorvas para fazer o terceiro aos 45min.

Para se ter uma ideia do domínio do Barcelona, o time espanhol teve 75% da posse de bola nos 45 minutos iniciais, com onze finalizações. Na segunda etapa, o Barcelona continuou com o jogo sob seu controle.

Aos 8min, Kanté derrubou Messi dentro da área. Era a chance de o atacante argentino fazer seu terceiro gol, mas ele bateu mal e Tzorvas defendeu a cobrança de pênalti. Pedro driblou o goleiro do Panathinaikos aos 14min, mas ficou sem ângulo e desperdiçou outra oportunidade para fazer o quarto.

Com o adversário batido, o Barcelona diminuiu o ritmo, mas chegou ao quarto com facilidade. Aos 33min, Messi chutou sem ângulo; a bola bateu nas duas traves e Pedro teve pouco trabalho para marcar. Tzorvas evitou o quinto ao espalmar um chute do atacante argentino aos 36min.

Nos acréscimos, Messi completou sua grande atuação com uma assistência para Daniel Alves, que desviou de cabeça para fazer o quinto e fechar o placar. A estreia do Barcelona na Liga dos Campeões não poderia ser melhor.

Na Dinamarca

No outro jogo do grupo D, o Copenhague recebeu o Rubin Kazan e ganhou por 1 a 0, após sofrer forte pressão do time russo. Embora jogasse fora de casa, o Rubin Kazan criou as oportunidades mais perigosas no primeiro tempo. Aos 3min, Bocchetti chutou de direita e Wiland defendeu.

Quatro minutos depois, o goleiro do Copenhague pegou a conclusão de Ansaldi. A equipe dinamarquesa se limitou a fazer cruzamentos para a área adversária, sem levar grande perigo.

O Copenhague tentou equilibrar as ações na segunda etapa e foi um pouco mais objetivo. Os donos da casa foram recompensados aos 42min: Vingaard cobrou falta e N’Doye desviou de cabeça para definir a vitória da equipe dinamarquesa.

As equipes voltam a campo no dia 29. Na segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona visita o Rubin, enquanto Panathinaikos e Copenhague se enfrentam na Grécia.

Ficha da Partida

Barcelona Barcelona Técnico: Josep Guardiola
1. Victor Valdés
2. Daniel Alves
3. Piqué
18. Gabriel Milito
5. Puyol
22. Abidal
16. Busquets
6. Xavi
14. Mascherano
8. Iniesta
10. Messi
17. Pedro
7. David Villa
9. Bojan
5 1
Panathinaikos Panathinaikos Técnico: Nikos Nioplias
30. Tzorvas
22. Marinos
4. Boumsong
5. Kanté
24. Vyntra
15. Gilberto Silva
23. Simão
10. Govou
14. Luis García
29. Katsouranis
26. Karagounis
11. Leto
7. Ninis
9. Cissé

Data: 14/09/2010 - 15h45

Local: Camp Nou

Ãrbitro: Nicola Rizzoli

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host