UOL Esporte Liga dos Campeões
 
14/09/2010 - 17h37

Na raça, Michel Bastos marca e Lyon vence; Benfica triunfa com gol de Luisão

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com um gol de pura raça do brasileiro Michel Bastos, o Lyon iniciou a Liga dos Campeões com uma vitória nesta terça-feira. Jogando diante de sua torcida no estádio Gerland, o time francês, semifinalista na última edição do torneio, abriu um gol de vantagem ainda na etapa inicial e contou com a expulsão de um zagueiro do Schalke 04 para administrar a vantagem de 1 a 0 e conquistar seus três primeiros pontos no grupo B. A liderança é do Benfica, que venceu o Hapoel Tel Aviv, em Portugal, por 2 a 0.

BRASILEIROS BRILHAM NO GRUPO B

  • AFP/Philippe Merle

    Mostrando muita raça, Michel Bastos marcou o único gol da vitória do Lyon sobre o Schalke 04

  • AFP/Francisco Leong

    Além de mostrar segurança na defesa, o zagueiro Luisão segue ajudando o Benfica com gols; foi dele o primeiro na vitória sobre o Hapoel, em Portugal

As duas equipes entraram em campo precisando espantar a má fase que ambas passam em suas ligas nacionais. Enquanto o Lyon conquistou apenas cinco pontos em cinco rodadas disputadas até o momento, o Schalke 04 perdeu no último sábado seu terceiro jogo consecutivo e segue sem pontuar na Bundesliga. No duelo desta terça, foi o Lyon quem levou a melhor, apesar do início complicado no estádio Gerland.

De nada adiantava a posse de bola do Lyon no começo do jogo. Mesmo com o número ultrapassando a casa dos 70% nos 15 minutos iniciais, o time francês não chegou a finalizar uma vez sequer ao gol de Manuel Neuer, ao contrário do Schalke, que já havia finalizado três vezes, sendo uma delas com muito perigo, inclusive obrigando uma ótima defesa de Hugo Lloris em um chute no ângulo do peruano Farfan.

Porém, foi necessário apenas um ataque concreto para o Lyon conseguir abrir o placar. O autor do gol: Michel Bastos. O brasileiro recebeu um lindo lançamento pela esquerda, invadiu a área e tocou por cima de Neuer; como a bola não havia ganho muito força, o camisa 11 do Lyon correu e dividiu de carrinho com o zagueiro Höwedes, conseguindo mandar a bola para dentro das redes, aos 21min.

O mesmo Höwedes, 15 minutos depois, deixou sua equipe em uma situação complicada. O zagueiro levantou demais o pé em uma dividida com o atacante Jimmy Briand, acertando seu peito. O juiz não deixou barato e o expulsou da partida. Com isso, ficaram mais raros os ataques do Schalke 04, que tinha seu ‘trio de frente’ formado pelos experientes Farfan, Raul e Huntelaar.

No segundo tempo, Michel Bastos quase marcou seu segundo gol na partida. O brasileiro recebeu na estrada da área, tirou para a perna esquerda e bateu forte; Neuer, bem posicionado, conseguiu fazer a defesa. O domínio seguiu do Lyon, que por pouco não ampliou a vantagem. Mas a vitória simples já foi o suficiente para a equipe francesa sair satisfeita de campo.

Luisão deixa sua marca

No estádio da Luz, foi um brasileiro também quem iniciou a vitória do Benfica diante do Hapoel Tel Aviv, de Israel. O zagueiro Luisão aproveitou cruzamento de Carlos Martins e, da marca do pênalti, mandou de perna direita para as redes, aos 20min do primeiro tempo. O paraguaio Oscar Cardozo, já na etapa final, completou a vitória dos encarnados.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host