UOL Esporte Liga dos Campeões
 
Alexander Nemenov/AFP

Messi entrou no segundo tempo da partida contra o Rubin Kazan e teve boa atuação

29/09/2010 - 15h19

Na volta de Messi, Barcelona tropeça contra Rubin Kazan e amarga empate na Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Rubin Kazan se especializou em ser uma “pedra no sapato” do Barcelona. Nesta quarta-feira, pela segunda rodada do grupo D da Liga dos Campeões, a equipe russa recebeu o time espanhol, atuou fechada em sua defesa e, em um de seus raros ataques, abriu o placar. Graças a um pênalti convertido por David Villa, o Barça empatou e, com o 1 a 1, escapou de um vexame ainda maior.

VEJA OS DESTAQUES DO JOGO NA RÚSSIA

  • Ivan Sekretarev/AP

    Noboa deixou o Rubin Kazan em vantagem

  • EFE/Yuri Kochetkov

    Daniel Alves (e) cometeu pênalti no 1º tempo

O Barcelona estava com o Rubin Kazan “engasgado”. Na edição passada da Liga dos Campeões, as duas equipes também se enfrentaram na fase de grupos e o time russo surpreendeu; em casa, segurou um empate sem gols e no Camp Nou conquistou a vitória por 2 a 1.

Lionel Messi começou a partida no banco e entrou durante o segundo tempo. O atacante, que se recuperou de uma lesão no tornozelo, fez um teste físico antes do início do jogo. O treinador Josep Guardiola preferiu poupá-lo e escalou o ataque do time espanhol com David Villa, Pedro e Iniesta. Do lado do Rubin Kazan, o brasileiro Carlos Eduardo também ficou entre os reservas.

O jogo foi especial para Carles Puyol e Sergio Busquets. O defensor disputou sua centésima partida pelo Barcelona na Liga dos Campeões. O meio-campista, por sua vez, completou cem jogos oficiais pelo clube espanhol.

Desde o início da partida, o Barcelona sentiu dificuldades para passar pela defesa fechada dos donos da casa. O time espanhol tocou a bola com paciência até encontrar algum espaço, como aos 14min. Villa deu bom passe para Pedro, que encobriu o goleiro Ryzhikov e acertou o travessão.

Para furar o bloqueio do Rubin Kazan, o Barcelona tentou explorar as jogadas pelas laterais, mas sem tanto sucesso. Aos 25min, Pedro levantou da direita e Villa chutou para fora. O time russo, que praticamente não havia levado perigo para os visitantes, abriu o placar pouco depois.

Kaleshin avançou e foi derrubado por Daniel Alves dentro da área. Noboa, aos 30min, cobrou o pênalti com força e deixou o Rubin Kazan em vantagem. O Barcelona continuava com dificuldades para atacar. Aos 42min, Villa ajeitou de cabeça para Pedro chutar para fora.

Os números do primeiro tempo deixam claro como de nada adiantou o Barcelona ter uma grande vantagem na posse de bola (76% a 24%). No total, o time espanhol teve seis finalizações nos 45 minutos iniciais, mas nenhuma delas foi na direção do gol.

No segundo tempo, o panorama da partida parecia o mesmo no começo. Fechado na defesa, o Rubin Kazan continha as investidas do Barcelona. A situação mudou a partir dos 14min. Iniesta se chocou com Salekvadzey dentro da área e o juiz marcou pênalti. Villa cobrou rasteiro no canto esquerdo e igualou.

Aos 15min, Messi entrou em campo no lugar de Mascherano. O Barcelona se animou e quase virou aos 17min. Em uma bola mal recuada, Daniel Alves ficou na cara de Ryzhikov, mas errou a conclusão. Messi teve uma chance aos 25min; após passe de Iniesta, o argentino bateu em cima de Ryzhikov.

Aos poucos, Messi se soltou na partida. Aos 19min, o atacante cobrou falta sofrida por ele mesmo na entrada da área e mandou por cima. O argentino ainda incomodou a defesa adevrsária em mais algumas oportunidades. Martins quase fez o segundo do Rubin Kazan aos 41min; de cabeça, o atacante acertou a trave. Nos acréscimos, Iniesta bateu colocado e a bola passou perto do travessão. Embora pressionasse o time russo, o Barcelona não teve precisão em suas finalizações e o placar terminou mesmo 1 a 1.

O Barcelona foi a quatro pontos e lidera provisoriamente a chave. O Copenhague vem em segundo, com três, e pode se isolar na ponta caso derrote o Panathinaikos (zero). O Rubin Kazan somou seu primeiro ponto.

No outro jogo do grupo D da Liga dos Campeões, o Panathinaikos recebe o Copenhague às 15h45 (horário de Brasília). A partida terá o acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Ficha da Partida

Rubin Kazan Rubin Kazan Técnico: Kurban Berdyev
77. Ryzhikov
19. Kaleshin
9. Salukvadze
4. César Navas
27. Bocchetti
3. Ansaldi
8. Ryazantsev
15. Murawski
16. Noboa
66. Natcho
61. Karadeniz
28. Martins
88. Kornilenko
6. Sibaya
1 1
Barcelona Barcelona Técnico: Josep Guardiola
1. Valdés
2. Dani Alves
3. Piqué
5. Puyol
19. Maxwell
6. Xavi
14. Mascherano
10. Messi
16. Busquets
17. Pedro
8. Iniesta
7. Villa
9. Bojan

Data: 29/09/2010 - 13h30

Local: Centralniy

Ãrbitro: Cüneyt Çak?r

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host