Topo

Melhor ataque da Liga, Arsenal goleia Shakhtar e se isola na ponta; Braga vence

Song abriu o placar para o Arsenal na goleada por 5 a 1 sobre o Shakhtar Donetsk - REUTERS/Eddie Keogh
Song abriu o placar para o Arsenal na goleada por 5 a 1 sobre o Shakhtar Donetsk Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/10/2010 18h33

O excelente setor ofensivo do Arsenal voltou a funcionar nesta terça-feira. Com gols de Song, Nasri, Wilshere, Chamakh e do craque Césc Fábregas, que voltou à equipe após um mês, os Gunners – donos do melhor ataque da Liga dos Campeões – passearam diante do Shakhtar Donetsk no Emirates Stadium e golearam o rival ucraniano por 5 a 1, resultado este que os deixaram isolados na liderança do grupo H.

O Arsenal chega aos 14 gols em apenas três jogos, tendo sido vazado apenas uma vez. Com a vitória, a equipe inglesa alcança nove pontos na tabela e fica ainda mais líder na classificação de sua chave. O Shakhtar Donetsk, que estava invicto e ainda não havia sofrido gol na competição, segue na segunda colocação, com seis. Na sequência aparece o Braga, que venceu o Partizan Belgrado por 2 a 0, no Municipal de Braga, e conquistou seus três primeiros pontos no torneio.

A volta de Cesc Fábregas - que ficou um mês parado em função de uma lesão muscular - deu ainda mais categoria ao qualificado meio-campo do Arsenal. Com seu característico toque rápido, o time inglês dominou o Shakhtar durante a maioria do primeiro tempo. Mesmo assim, os Gunners precisaram de uma falha de Andriy Pyatov para abrir o placar no Emirates. Após escanteio cobrado por Nasri, o goleiro largou a bola e Song aproveitou o rebote para mandar de letra para as redes.

Antes mesmo do gol, Song já vinha sendo um dos destaques do Arsenal. E foi ele quem iniciou a jogada do segundo gol. Ele cruzou na medida para Nasri, que com um belo domínio já conseguiu tirar toda defesa do Shakhtar e, de dentro da área, soltou a bomba de esquerda para fazer o segundo dos ingleses. O trio ofensivo do time ucraniano (formado pelos brasileiros Willian, Alex Teixeira e Luiz Adriano) pouco incomodava o goleiro Fabianski.

O camisa 21 do Arsenal apenas teve trabalho no segundo tempo, e logo no primeiro minuto. O Shakhtar, que havia trocado Willian por Douglas Costa, finalmente conseguiu levar perigo em um chute de Luiz Adriano, cara a cara com Fabianski. O goleiro do Arsenal mostrou reflexo e conseguiu espalmar a bola. Quando a equipe ucraniana ameaçava melhorar na partida, o juiz marcou pênalti de Luiz Adriano em Djourou durante uma confusão dentro da área, aos 13min.

Era a chance de o Arsenal praticamente definir a partida. E foi o que aconteceu. Fábregas bateu com categoria no ângulo esquerdo e ampliou. A equipe inglesa não estava satisfeita, e balançou as redes mais duas vezes. Primeiro, Wilshere recebeu dentro da área após troca de passes com Chamakh e Rosicky e desviou na saída de Pyatov. Quem fechou o placar foi o atacante Chamakh, aproveitando lançamento de Nasri.

Eduardo da Silva marca contra ex-clube

Ainda houve tempo para uma linda homenagem no Emirates Stadium. O brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, marcou um belo gol aos 37min – o único do Shakhtar, após assistência de Jádson – e recebeu os aplausos da torcida inglesa. Ex-jogador dos Gunners, Eduardo tornou-se ídolo no clube, mas com poucas chances na equipe acabou acertando sua transferência para o time ucraniano em 2010. Como prometido antes do confronto, o atacante não comemorou seu gol.

Brasileiros garantem triunfo do Braga

Em Portugal, o Braga - do ex-corintiano Felipe – contou com dois brasileiros para vencer o Partizan Belgrado. O atacante Lima marcou em cobrança de falta aos 35min do primeiro tempo e abriu o placar. O meio-campista Matheus marcou o segundo, aos 44min, em chute de canhota de dentro da área. Depois de sofrer seis gols na estreia contra o Arsenal e três do Shakhtar na segunda rodada, o goleiro Felipe finalmente deixo o campo sem ter tido suas redes balançadas.