Topo

Em 15min de Totti, Roma vira sobre o Bayern e fica perto de avançar

Totti comemora ao marcar o gol da vitória da Roma sobre o Bayern de Munique - AFP
Totti comemora ao marcar o gol da vitória da Roma sobre o Bayern de Munique Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/11/2010 19h38

Bastaram 15min de Totti em campo para que a Roma virasse sobre o Bayern de Munique no estádio Olímpico, vencesse por 3 a 2, e ficasse muito perto de garantir a sua classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões. Depois de sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo em dois gols de Gomez, ambos em desatenções da zaga romana, o time da casa descontou com Borriello na volta do intervalo e conseguiu reverter o placar depois que Totti entrou em campo. No outro jogo do grupo, o Basel venceu o Cluj por 1 a 0 na Suiça e segue vivo no torneio.

Na última rodada, a Roma joga contra o Cluj na Romênia e precisa apenas de um empate para se classificar. Se perder, torce para que o Basel não vença o Bayern de Munique, na Allianz Arena. Como levou vantagem no confronto direto, o time suiço avança se empatar em pontos com os italianos. Pelo mesmo motivo, a Roma não pode mais ultrapassar o Bayern, que já assegurou a liderança da chave.

A vitória da Roma nesta terça-feira pela Liga dos Campeões corrobora  com o bom momento vivido pelo time de Totti no Campeonato Italiano. No Calcio, após três derrotas nas seis primeiras rodadas, embalou uma sequência invicta de sete jogos e, com isso, encostou nos líderes Lazio e Milan.

Já o Bayern, classificado com antecipação à segunda fase da Liga dos Campeões, segue mal no Alemão. Melhorou pouco nas últimas seis rodadas – venceu três em casa e empatou três fora – mas praticamente já não luta pelo título da Bundelisga, uma vez que o Borussia Dortmund já tem 14 pontos à sua frente.Os dois times voltam a jogar no final de semana, por seus campeonatos nacionais. O Bayern pega o Eintracht Frankfurt, na Allianz Arena, no sábado, enquanto a Roma só joga no domingo, fora de casa, contra o Palermo.

O jogo

Com Totti, cansado, no banco, a Roma entrou em campo com Vucinic em seu lugar. Desta forma, o trio de ataque do time da casa tinha Menéz – que havia brilhado contra a Udinese – , Borriello e o montenegrino. Adriano, como tem sido de praxe, ficava na reserva. Já o Bayern não tinha cinco titulares, entre eles Schweinsteiger  e Klose, e, pelo tanto de desfalques, só levou seis jogadores para o banco.

Desta forma, o jogo começou lento, preso no meio-campo. A Roma tinha mais iniciativa, quase sempre pelo lado esquerdo. Sem conseguir assustar o goleiro reserva Kraft, o time da casa logo perdeu o domínio da posse de bola e viu os alemães crescerem.

A primeira chance clara, porém, foi da Roma. Aos 23min, Grecco bateu forte, Kraft defendeu dando rebote para o meio da área e a bola caiu nos pés de Vucinic. O montenegrino, com o gol aberto, tentou o voleio e mandou por cima, desperdiçando ótima oportunidade.

Aí quem começou a se destacar foi a zaga da Roma, só que negativamente. Aos 33min, Ribery tocou bola para área, ninguém cortou e ela sobrou para Gomez, que virou em cima de Cassetti e acertou, sem força, o cantinho direito do gol de Julio Sérgio.

Seis minutos depois, nova falha e mais um gol de Gomez. A zaga da Roma saiu tocando mal, Kross roubou com a ponta do pé e tocou para o centroavante, que ampliou.

A Roma conseguiu descontar aos 4min do segundo tempo, num lance que tinha tudo para originar um golaço e acabou terminando num gol feio. Menez fez linda jogada pela esquerda, puxando contra-ataque, atravessou meio campo e cruzou na área. Borriello errou o chute, caiu no chão, mas, mesmo deitado, enviou para o gol.

O empate romano veio aos 36min, depois que Totti deixou o banco de reservas. Riise cruzou e De Rossi marcou. A virada veio em pênalti em Borriello que Totti cobrou com perfeição, aos 39min.