Topo

Inspirado, Barcelona avança na Liga e vai motivado para clássico com Real Madrid

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/11/2010 19h38

Falar que Messi jogou bem no Barcelona é praticamente redundante. Nesta quarta-feira, o argentino ainda contou com a inspiração de boa parte dos seus companheiros. Diante da superioridade, o time catalão não teve dificuldades para derrotar o Panathinaikos por 3 a 0, em Atenas, e com isso garantir vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.

BARÇA AVANÇA NA LIGA DOS CAMPEÕES

  • Aris Messini/AFP Photo

    Pedro marcou dois gols na partida, enquanto lateral Daniel Alves teve participação nos dois lances

  • AFP Photo

    Messi infernizou a defesa rival, marcou um gol e foi hostilizado por um torcedor que invadiu o campo

Com mais uma vitória, o Barcelona chegou a 11 pontos e segue na liderança do grupo D. Kobenhavn, com sete, e Rubin Kazan, com seis, brigam pela segunda vaga do grupo D, enquanto o Panathinaikos, que somou apenas dois pontos, está eliminado da competição continental.

O resultado também serve como motivação extra para o Barcelona encarar o Real Madrid, no principal clássico do Campeonato Espanhol. A partida acontece nesta segunda-feira e define a liderança da competição, já que a equipe do técnico José Mourinho está na ponta com apenas um ponto a mais que o time catalão.

Até por conta do grande confronto no Espanhol, o Barcelona entrou em campo tentando se poupar ao máximo. O lateral-esquerdo Adriano, por exemplo, ganhou a vaga de Abidal, que entrou apenas durante o segundo tempo, mas deve voltar ao time contra o Real Madrid.

Mesmo assim, o Panathinaikos, que contratou o técnico Jesualdo Ferreira há apenas quatro dias, não foi páreo para o Barcelona. O goleiro Victor Valdés fez apenas uma grande defesa durante todo o primeiro tempo, quando Cissé recebeu bom lançamento e invadiu a área.

Fora esse susto, o Barcelona foi muito superior e conseguiu abrir o placar após boa assistência de Daniel Alves. O brasileiro deu um passe com precisão para Pedro, que invadiu a área pela direita e chutou cruzado para marcar.

Enquanto Iniesta e Villa assustavam o goleiro Tzorvas, Lionel Messi encontrava muito espaço para os seus dribles. Em duas oportunidades, o argentino passou por três marcadores, incluindo o brasileiro Gilberto Silva, e por pouco não contribui para ampliar o placar.

Na segunda etapa o Panathinaikos continuou apostando nos lançamentos isolados para o atacante Cissé, enquanto o Barcelona, com mais posse de bola, tocava no campo de ataque esperando o melhor momento para finalizar.

Em uma dessas jogadas bem tramadas, Iniesta recebeu na esquerda, rolou para Adriano e, após cruzamento rasteiro, Messi empurrou para as redes, marcando o sexto gol na Liga dos Campeões, um a menos que o artilheiro Eto’o. O argentino ainda completou o décimo jogo consecutivo balançando as redes.

A facilidade era tanta que o Barcelona ainda conseguiu marcar o terceiro. Após lançamento de Daniel Alves, Iniesta cruzou para trás e Pedro apareceu livre para completar a vitória do time catalão.

Destaque do jogo, Messi ainda teve tempo de ver um torcedor do Panathinaikos invadir o campo, correr em sua direção, e lhe mostrar o dedo médio. Apesar de o invasor ser rapidamente retirado, a atitude inflamou a torcida, que criou uma grande cortina de fumaça e obrigou até o árbitro a paralisar a partida por alguns instantes, mas nada que comprometesse o resultado final da partida.