Topo

Inter perde para Werder, fica em 2º na Liga e amplia crise antes do Mundial

Santon, da Inter de Milão, disputa a bola com Hugo Almeida, do Werder Bremen - Martin Meissner/AP
Santon, da Inter de Milão, disputa a bola com Hugo Almeida, do Werder Bremen Imagem: Martin Meissner/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/12/2010 19h32

A Inter de Milão ampliou a sua má fase ao perder por 3 a 0 para o Werder Bremen nesta terça-feira, no encerramento da primeira fase da Liga dos Campeões. O resultado jogou os italianos para a segunda posição do grupo A (o Tottenham, que empatou com o Twente por 3 a 3 fora de casa, foi o primeiro) e colocou o time em um confronto mais difícil nas oitavas de final, uma vez que irá enfrentar o ganhador de uma das chaves.

Além disso, a Internazionale se despede dos gramados europeus antes do Mundial de Clubes com uma pressão ainda maior sobre o técnico Rafa Benitez. A equipe italiana estreia na competição 15 de dezembro, um dia após a primeira partida do Internacional. A decisão acontece no dia 18.

Na Liga dos Campeões, a Internazionale encerra sua participação nesta fase de grupos com dez pontos, contra 11 do líder Tottenham. Com seis pontos, o Twente termina na terceira colocação e fica com a vaga para as eliminatórias da Liga Europa, enquanto o Werder Bremen, com cinco, manteve sua invencibilidade contra italianos dentro de casa, mas acaba na lanterna da chave.

A Internazionale mostrou-se irreconhecível na etapa inicial, não exigindo nenhuma defesa do camisa 1 Wiese. O Werder, por sua vez, não teve uma atuação de ‘encher os olhos’, mas por já estar eliminado, se saiu muito bem. Aos 32min, Hugo Almeida recebeu lançamento da direita, matou com estilo e bateu de primeira, obrigando uma ótima intervenção do goleiro Orlandoni.

A pressão aumentou nos minutos finais e, aos 38min, o gol dos anfitriões saiu. Após escanteio da direita cobrado por Frings, o zagueiro Prodl subiu mais que a zaga da Inter e testou para o gol; a bola ainda desviou na cabeça do colombiano Córdoba antes de balançar as redes. A superioridade alemã seguiu na etapa final, e o placar foi ampliado logo aos 4min.

Hugo Almeida, do bico da grande área pelo lado esquerdo, cruzou na medida para Arnautovic, que se antecipou à zaga e bateu de primeira, de esquerda, antes de a bola cair. Empolgados mesmo com o time desclassificado, os torcedores do Werder iniciaram até gritos de olé e viram mais um gol do atacante Pizarro, em um belo chute cruzado de fora da área, já aos 43min.

Empate movimentado e lambança do goleiro

Na cidade de Enschede, na Holanda, um duelo bem mais agitado. Aos 12min do primeiro tempo, o goleiro do time da casa proporcionou uma verdadeira lambança. O zagueiro Wisgerhof recuou para Boschker, que foi chutar a bola com a perna esquerda e furou feio, abrindo assim o placar para o Tottenham.

Mas foram apenas dez minutos de vantagem a favor da equipe inglesa. Aos 22min, Assou-Ekotto colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Denny Landzaat cobrou mal, no meio do gol, e Gomes até chegou a tocar na bola; porém, o goleiro brasileiro não conseguiu evitar o empate.

No segundo tempo, o inglês Jermain Defoe voltou a colocar o time visitante em vantagem logo aos 2min. O atacante recebeu lindo passe de Aaron Lennon dentro da área e tocou na saída do goleiro Boschker, que desta vez não teve culpa nenhuma no gol. Rosales novamente deixou tudo igual com um gol de cabeça, aos 10min.

Os gols não paravam de sair no estádio De Grolsch Veste. Defoe fez outro aproveitando rebote de Boschker, aos 14min, mas Chadli não esperou nem cinco minutos e acertou uma linda cobrança de falta, por cima da barreira, para decretar números finais à partida.