Topo

Manchester sai perdendo, empata com gol de Anderson e avança em primeiro

Anderson celebra com seus companheiros gol marcado pelo Manchester United - REUTERS/Phil Noble
Anderson celebra com seus companheiros gol marcado pelo Manchester United Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/12/2010 19h36

Com três brasileiros como titulares, algo raríssimo no futebol inglês, o Manchester United confirmou nesta terça-feira a primeira colocação do grupo C da Liga dos Campeões ao empatar por 1 a 1 com o Valencia em Old Trafford – o time espanhol passou em segundo. E o grande nome do time inglês na partida, marcando inclusive o gol de empate nesta noite, foi exatamente um brasileiro: Anderson. Além dele, também estiveram em campo – e bem – os irmãos Fábio e Rafael, um em cada lateral.

O grande nome da partida, porém, foi o goleiro Guaita, terceiro reserva do Valencia, que salvou a equipe espanhola de levar uma goleada. Quem também atuou contra uma vitória do time da casa foi Berbatov, que perdeu dois gols teoricamente fáceis de se marcar.

Com o gol levado em uma falha individual de Carrick, o Manchester perdeu a chance de ser o primeiro time em 18 anos a fechar a fase de grupos da Liga dos Campões sem ter a sua defesa vazada. Já o Valencia fecha esta fase com 15 gols marcados em seis partidas, desempenho só pior, até aqui, do que o do Tottenham.

No outro jogo do grupo nesta terça-feira, o Bursaspor empatou em 1 a 1 com o Rangers na Turquia e conquistou o seu primeiro ponto na história da Liga dos Campeões. O time escocês acabou a fase na terceira colocação e vai disputar a Liga Europa.

O jogo

Substituindo o machucado Scholes, o brasileiro Anderson foi o grande nome do Manchester United na primeira etapa. Jogando sem posição fixa, mas flutuando entre a meia cancha a dupla de ataque Rooney/Berbatov, o ex-gremista ocupava os dois lados do campo e levava muito trabalho à defesa do Valencia.

Aos 13min, Anderson tabelou com Rooney e entrou absolutamente sozinho na grande área. Parecendo não aproveitar o máximo de sua velocidade, permitiu que a marcação encostasse, bateu de chapa, rasteiro e facilitou a defesa do Guaita, o jovem terceiro goleiro do Valencia.

O brasileiro seguia bem e pouco depois deu ótimo toque em profundidade para Berbatov, que saiu na cara do goleiro, tentou o drible óbvio para o lado esquerdo e acabou sendo interceptado por Guaita. Pouco depois, o brasileiro fez boa jogada descendo pela direita, entrou em diagonal na área e bateu torto, sem assustar a meta do Valencia.

O Manchester United jogava muito ofensivamente e acabou sendo punido. Carrick tinha a bola para sair do campo de defesa, enrolou para tocar porque não tinha opção de passe e acabou sendo desarmado. Dominguéz roubou a bola com facilidade e rolou para Pablo Hernanez, que invadiu a área e tocou por baixo das pernas do goleiro Amos.

A equipe da casa tentou descontar logo no lance seguinte, com Rooney acertando lindo chute, com efeito, e carimbando a trave do Valencia.

Na segunda etapa, o time de Alex Ferguson entrou em campo disposto a reverter o placar. Logo com 2min, Rooney cruzou da esquerda da área e Berbatov cabeceou muito perto do gol. Depois, o búlgaro chegou a marcar em uma sobra de escanteio, mas como voltava de impedimento no lance, o gol acabou sendo anulado.

Aí começou o bombardeio do Manchester, e uma série de boas defesas do goleiro de 23 anos. Depois de uma dessas lindas intervenções, pegando com a mão esquerda um chute de Park Ji-Sung que ia no ângulo, Anderson pegou o rebote e mandou para as redes. Logo em seguida, o Manchester quase virou. Mais uma vez o coreano arriscou, Guaita pegou no canto, mas Berbatov isolou na sobra.