Arsenal sofre com lanterna, mas vence e avança na Liga ao lado do Shakhtar
O Arsenal tinha campanha impecável em casa nesta Liga dos Campeões. Nas duas oportunidades em que atuou no Emirates Stadium, o time goleou. E na partida para definir a classificação para o mata-mata pelo grupo H, a expectativa era de novo placar elástico diante do lanterna Partizan Belgrado. No entanto, os Gunners sofreram nesta quarta-feira antes de fazer 3 a 1, placar que ratificou a vaga. O Shakhtar Donetsk confirmou a liderança da chave ao vencer o Braga por 2 a 0.
SHAKHTAR VENCE COM GOL BRASILEIRO
Um empate em casa garantiria a liderança isolada do grupo H ao Shakhtar Donetsk. Mas o clube ucraniano foi além. Venceu o Braga por 2 a 0 e terminou a primeira fase com 15 pontos – cinco vitórias e apenas uma derrota. Para assegurar a vitória, a equipe contou com ajuda brasileira. Rat abriu o placar aos 33min do segundo tempo. O brasileiro Adriano ampliou cinco minutos depois.
Com os resultados desta quarta, o Shakhtar termina na liderança do grupo H. O Arsenal confirmou a segunda colocação. Braga e Partizan Belgrado se despedem da Liga dos Campeões. A equipe inglesa tinha missão tranquila para assegurar a vaga no mata-mata. E cumpriu sua ‘obrigação’.
Nas últimas cinco temporadas, por exemplo, o pior desempenho do Arsenal foi a eliminação nas oitavas de final na temporada 2006/2007 e tinha o dever de superar o lanterna em casa para seguir vivo na competição. Empatada no número de pontos com o Braga, a equipe inglesa dependia apenas dela para avançar – no confronto direto com o time português somava duas vitórias.
O Partizan, por sua vez, já entrou em campo sem qualquer chance de mudar sua condição de lanterna. E mesmo assim, evoluiu em relação às duas últimas temporadas, quando sequer conseguiu chegar à fase de grupos. Mas, agora, a equipe sérvia se despede sem somar nenhum ponto – seis derrotas em seis jogos.
Diante do frágil adversário, a expectativa era de placar elástico. Após o 6 a 0 na estreia contra o Braga e os 5 a 1 no Shakhtar Donetsk, a torcida esperava nova goleada. E o Arsenal logo demonstrou postura agressiva. Aos 12min, a equipe chegou com perigo pela primeira vez em cabeçada de Chamack. Van Persie perdeu boa chance seis minutos depois, mas compensou ao sofrer e converter pênalti aos 30min. O Partizan criava pouco e em uma de suas poucas tentativas, o brasileiro Cléo recebeu livre dentro da área, abriu na direita, mas errou cruzamento.
O Arsenal ainda contou com falha da zaga sérvia para ampliar, mas desperdiçou. Após zagueiro subir e não achar nada, a bola sobrou para Van Persie, que avançou pela direita e cruzou. Mas Chamack se atrapalhou e o primeiro tempo terminou com o 1 a 0 no placar.
Na volta do intervalo, o Arsenal entrou disposto a liquidar a partida e confirmar a expectativa do torcedor. Denílson deu belo passe para Chamack, mas o goleiro Stojkovic saiu bem para impedir o gol. Aos 6min, aconteceu o que os donos da casa não esperavam: o Partizan marcou seu segundo gol na Liga dos Campeões.
O brasileiro Cléo bateu da entrada da área, a bola ainda desviou antes de entrar. E o sofrimento do Arsenal começou. A equipe criava as jogadas, mas não conseguia furar a retranca sérvia. Um gol do Braga na outra partida poderia significar a eliminação do time inglês.
Mas aos 28min do segundo tempo, o alívio veio com Walcott. Em bola cruzada pela direita, a zaga afastou mal e a bola sobrou para o camisa 14 fazer 2 a 1 para os anfitriões. Quatro minutos depois, o Arsenal definiu o placar. Após tabela na entrada da área, Song tocou para Nasri, que chutou e marcou o terceiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.