Topo

Roma leva gol no fim, empata com o Cluj, mas passa em 2º; Líder Bayern vence

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/12/2010 19h40

 

Precisando do empate para avançar à próxima fase da Liga dos Campeões, a Roma fez a sua parte nesta terça-feira e, mesmo sem jogar bem, confirmou fora de casa a segunda colocação do grupo E ao ficar no 1 a 1 com o Cluj, que empatou o jogo no final com gol de Traoré. Líder da chave, o Bayern de Munique entrou em campo com força quase máxima para pegar o Basel na Alemanha e venceu por 3 a 0.

Por conta da primeira colocação, o Bayern agora espera o sorteio do chaveamento da próxima fase para conhecer o seu adversário, que necessariamente será uma equipe que fechou a chave de grupos em segundo. Já a Roma deverá ter pedreira pela frente, pegando o campeão de alguma chave.

O Basel ficou na terceira colocação, com seis pontos e jogará a Liga Europa, enquanto o Cluj, com quatro pontos, acabou eliminado. 

Roma só empata

Mesmo em situação tranqüila na Liga dos Campeões, o técnico Cláudio Ranieri preferiu não dar descanso para os seus titulares. O único poupado foi Juan, que já tem jogado pouco na Champions – só entrou em duas partidas. No gol, com Julio Sérgio machucado, Lobont foi o titular, deixando o sumido Doni no banco.

Ao lado do ex-goleiro do Corinthians no banco, mais quatro brasileiros: Cicinho, Juan, Taddei e Adriano. Simplício começou como titular e Julio Baptista nem foi relacionado.

Perante a fragilidade do time romeno, a Roma jogou com tranqüila superioridade no primeiro tempo. Aos 14min, Castellinio trocou passes com Borrielo e, quando recebeu na área, furou bizonhamente e facilitou a defesa de Santncioiu.

Depois, aos 21min, a Roma conseguiu abrir o placar. Em rápido contra-ataque, Borrielo recebeu boa bola enfiada e bateu de direita, cruzado, na saída do goleiro, para marcar o primeiro da Roma.

Mesmo melhor em campo, o time romeno quase levou o empate aos 40min. O brasileiro Edimar lançou De Zerbi, que matou no peito na pequena área, girou batendo forte de esquerda, mas mandou no peito de Lobont, que fez bela defesa no reflexo.

O segundo tempo foi mais morno, com a Roma permitindo que o Cluj crescesse e ameaçasse empatar. Durante toda a etapa, a cada vez que o atacante marfinês Traoré pegava na bola, a torcida romena vaiava fortemente o jogador negro, que perdia seguidas chances de marcar. Aos 43min, ele compensou. Recebeu cruzamento de Culio e empatou o jogo de cabeça. Na comemoração, deu bananas para a torcida, levando o cartão amarelo.

Bayern vence fácil o Basel

No outro jogo pela última rodada do grupo E, o Bayern apenas cumpria tabela contra o fraco time do Basel em Munique, já que estava antecipadamente classificado na primeira colocação da chave – a Roma poderia empatar em pontos, mas ficaria atrás no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

Já pensando no jogo do final do final de semana pelo Alemão – no qual está apenas sem sétimo, a 17 pontos do líder e arquirrival Borussia Dortmund – o Bayern entrou com time misto contra o Basel. Chance até para o brasileiro Breno, que substituiu Demichelis, poupado.

E o ex-são-paulino teve poucas chances de mostrar seu talento. Só deu Bayern o tempo todo e o time alemão não teve dificuldades de construir o placar. Aos 35min do primeiro tempo, Contento dividiu bola na linha de fundo, derrubou o marcador e ficou com o lance limpo para assistir Ribéry vindo de trás. O francês bateu de chapa e abriu o placar.

Dois minutos depois, o Bayern ampliou. Após cobrança de escanteio da esquerda, a bola foi desviada no meio do caminho e caiu nos pés de Tymoshchuck, na pequena área, só empurrar para o gol.

O francês Ribéry também foi o autor do terceiro gol do Bayern, arriscando da entrada da área um chute cruzado que Constanzo não alcançou no canto direito baixo.