Topo

Anelka faz dois, Chelsea bate Kobenhavn pela Liga dos Campeões e alivia pressão

Anelka foi o destaque da vitória do Chelsea sobre o Kobenhavn fora de casa - Adrian Dennis/AFP
Anelka foi o destaque da vitória do Chelsea sobre o Kobenhavn fora de casa Imagem: Adrian Dennis/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/02/2011 18h37

O Chelsea aliviou a crise que rondava o clube. Nesta terça-feira, a equipe inglesa visitou o Kobenhavn pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Os Blues jogaram bem, venceram por 2 a 0 e se aproximaram da vaga para a próxima fase da competição.

O time inglês entrou em campo no estádio Parken pressionado pelo resultado ruim de sua última partida. No sábado, o Chelsea foi eliminado da Copa da Inglaterra pelo Everton nos pênaltis. Após o fracasso, aumentaram os rumores sobre uma possível saída do treinador Carlo Ancelotti. Ele afirmou que não deixaria os Blues mesmo com uma derrota diante do clube dinamarquês.

No Campeonato Inglês, a equipe londrina também vive um momento ruim. O Chelsea ocupa a quinta colocação com 45 pontos, 12 a menos do que o líder Manchester United. Já o Kobenhavn, em “férias” do Campeonato Dinamarquês, não disputava um jogo oficial desde dezembro.

As duas equipes voltam a se enfrentar em 16 de março no estádio Stamford Bridge.

O jogo

Ancelotti decidiu escalar o ataque do Chelsea com Fernando Torres e Anelka, com Drogba no banco de reservas. A equipe inglesa teve boa chance de ficar em vantagem aos 7min. Torres dominou dentro da área e chutou, mas o goleiro Wiland bloqueou a finalização.

TRIUNFO PARA ESPANTAR MOMENTO RUIM

  • Stefan Wermuth/Reuters

    Jogadores do Chelsea comemoram um dos gols marcados por Anelka; time inglês espantou a crise

A pressão inicial do Chelsea tinha Torres como principal articulador. O atacante deu bons passes para Anelka (aos 12min) e Malouda (aos 15min), mas seus companheiros desperdiçaram as jogadas. Melhor em campo, o Chelsea abriu o placar aos 17min. Gronkjaer errou um passe e deu a bola de presente para Anelka. O atacante francês avançou e bateu firme para marcar.

Torres quase fez o segundo aos 21min. Ele “pedalou” na frente de Zanka e Wiland evitou de novo o gol do espanhol. O Kobenhavn não incomodou o goleiro Cech na primeira etapa. O time da casa esbarrou na eficiente marcação exercida pela defesa do Chelsea.

Na segunda etapa, o Kobenhavn deu a impressão de que complicaria para o Chelsea. Logo no primeiro minuto, Vingaard chutou e Cech defendeu. O próprio Vingaard tentou encobriu o goleiro do Chelsea aos 6min, sem sucesso. Quando o time dinamarquês parecia mais organizado em campo, os Blues ampliaram.

Aos 9min, Lampard deu bom passe para Anelka. O atacante chutou cruzado para fazer seu sétimo gol nesta edição da Liga dos Campeões. Wiland levou a melhor sobre Torres mais uma vez aos 13min. O espanhol livrou-se do marcador e bateu, mas o goleiro fez bela defesa.

O gol esfriou os ânimos do Kobenhavn, que recuou e deu mais espaços para o Chelsea. Torres quase marcou aos 33min, mas não era mesmo o dia do espanhol: a defesa tirou antes de a bola entrar. Com a vitória por 2 a 0, os Blues espantam a pressão e ganham força.