Topo

Após gol histórico, Brandão tenta recuperar prestígio perdido em passagem pelo Brasil

Brandão comemora seu gol no fim do jogo contra a Inter - Luca Bruno/AP
Brandão comemora seu gol no fim do jogo contra a Inter Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 06h00

Após começar a partida entre os reservas do Olympique, o brasileiro Brandão saiu do banco para marcar o gol da classificação da equipe francesa sobre a Internazionale aos 46 do segundo tempo. Graças ao lance, a equipe francesa avançou às quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 1993, ano em que se sagrou campeã do torneio.

TÉCNICO DA INTER PÕE CULPA NO ELENCO

  • Luca Bruno/AP

    Sétima colocada no Campeonato Italiano e eliminada da Copa da Itália, a Inter de Milão não briga por mais nada nesta temporada. A campanha ruim coloca em risco o emprego do técnico Claudio Ranieri, que culpa a falta de qualidade do elenco. “Precisamos de reforços em algumas posições. O clube já sabia disso, independentemente de hoje”, afirmou, após a eliminação.

Com o gol, o brasileiro, recentemente recontratado pelo Olympique, tenta se recuperar após passagem discreta pelo futebol brasileiro. Entre 2008 e 2011, em sua primeira passagem pelo time francês, o atacante ocupou a vaga de titular – que, contra a Inter, ficou com Rémy.

Entre as duas passagens pelo Olympique, Brandão atuou no Cruzeiro e no Grêmio, mas não conseguiu repetir o sucesso que alcançou na Europa. Com o gol, o atacante recupera o prestígio e volta a brigar por uma vaga de titular na equipe francesa.

No lance, Brandão ficou com a bola após chutão do goleiro Mandanda, aproveitou a falha de Lucio, que furou no lance, e bateu forte para empatar o jogo em 1 a 1. A Inter de Milão ainda conseguiu fazer o segundo, mas o time francês se classificou por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0.

Após a partida, o atacante brasileiro afirmou que mal tinha visto a bola antes de anotar o gol decisivo para a equipe francesa.

“Eu não vi a bola até ela bater em mim. Eu vi que ela estava no meu caminho e chutei para vencer o goleiro”, declarou Brandão.

Técnico do Olympique, Didier Deschamps revelou que Brandão previu que definiria a classificação histórica de sua equipe antes de entrar em campo.

“Quando eu o coloquei, ele me disse que iria marcar. É fabuloso. Eu acho que nós fizemos um grande jogo”, disse o treinador.

APÓS DIA DE CRAQUE, GOMEZ SE APROXIMA DE MESSI NA LIGA DOS CAMPEÕES

Mario Gomez vive uma grande fase com o Bayern de Munique. Após marcar três gols no último sábado, na goleada por 7 a 1 de sua equipe sobre o Hoffenheim, o centroavante alemão balançou as redes quatro vezes na goleada por 7 a 0 sobre o Basel na terça-feira, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Com o desempenho, Gomez se tornou o perseguidor solitário de Messi na artilharia da competição. O alemão do Bayern chegou a dez gols na atual edição da Liga, enquanto o argentino do Barcelona anotou 12. Nenhum outro jogador passou da marca de cinco gols nesta temporada.