Topo

Em menor número, brasileiros fazem um gol por jogo na Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 06h01

Iniciada na última terça-feira, a fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa 2013/2014 tem um contingente menor de brasileiros do que a edição anterior do torneio. Ainda assim, os atletas nascidos no país sul-americano marcaram uma média de um gol por partida no primeiro dia da competição europeia.

O primeiro dia da fase de grupos da temporada 2013/2014 da Liga dos Campeões teve 30 bolas nas redes, maior número desde a edição 1998/1999, que começou com 32 gols. No atual torneio, jogadores nascidos no Brasil foram responsáveis por seis tentos (20% do total).

O time que usou mais brasileiros no primeiro dia da fase de grupos foi o Shakhtar Donetsk. Foram cinco representantes do país entre os titulares da equipe ucraniana (Fernando, Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison e Luiz Adriano) e dois no banco de reservas (Fred e Bernard), além de Eduardo da Silva, suplente que nasceu no Brasil e atualmente defende a seleção croata.

Eduardo da Silva, aliás, foi o único do grupo que não entrou em campo na vitória por 2 a 0 sobre a Real Sociedad. Os dois gols do Shakhtar Donetsk foram marcados por Alex Teixeira, que recebeu da Uefa o prêmio de melhor em campo.

Os gols brasileiros colocaram o Shakhtar na vice-liderança do Grupo A da Liga dos Campeões. O primeiro colocado é o Manchester United, que venceu o Bayer Leverkusen por 4 a 2 na estreia e tem saldo de gols superior.

Outro jogador que nasceu no Brasil e marcou dois gols no primeiro dia da fase de grupos foi o volante Thiago Motta, que é naturalizado italiano. Ele aproveitou dois escanteios cobrados por Lavezzi e balançou as redes duas vezes na vitória do Paris Saint-Germain por 4 a 1 sobre o Olympiacos.

Mesmo jogando fora de casa, o time francês foi superior desde o início e abriu o placar com um gol do uruguaio Cavani. Weiss empatou após jogada individual aos 24min do primeiro tempo, mas três gols “brasileiros” deram a vitória ao PSG. Além de Thiago Motta, o zagueiro Marquinhos anotou no segundo tempo, também após cruzamento.

A vitória do PSG sobre o Olympiacos ainda marcou a principal decepção entre os brasileiros no primeiro dia da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. Lucas foi titular da equipe francesa, mas teve atuação muito apagada e acabou substituído por Lavezzi.

Com três pontos, o PSG agora lidera o Grupo C. A segunda posição é do Benfica, que tem os mesmos três pontos e um saldo de gols inferior. O time português estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Anderlecht, e um dos gols foi marcado pelo zagueiro brasileiro Luisão.

O gol de terça-feira foi o terceiro de Luisão como capitão do Benfica em uma Liga dos Campeões da Uefa. O defensor agora é o jogador que mais marcou usando a faixa pela equipe portuguesa na era moderna do torneio.

A edição 20113/2014 da Liga dos Campeões da Uefa tem 63 jogadores brasileiros. O grupo de representantes do país ainda conta com Eduardo da Silva (Croácia), Pepe (Portugal), Thiago Motta (Itália) e Rodrigo (Espanha), atletas que escolheram defender outros países. O número é bem menor do que os 84 atletas nascidos no Brasil que disputaram a edição anterior do torneio.

BLOGUEIROS COLOCAM BAYERN COMO FAVORITO AO BICAMPEONATO

Ainda assim, o único grupo que não teve gols brasileiros no primeiro dia foi o B. A chave teve um empate entre Copenhague e Juventus, que ficaram no 1 a 1 em jogo na Dinamarca. Além disso, houve a maior goleada da terça-feira: na Turquia, o Real Madrid venceu o Galatasaray por 6 a 1.

O placar dilatado representou a melhor estreia do Real Madrid na Liga dos Campeões em 44 anos. O grande responsável por isso foi o português Cristiano Ronaldo, que balançou as redes três vezes e ainda deu uma assistência para Benzema.

Artilheiro da Liga dos Campeões da Uefa na temporada anterior, Ronaldo vinha tendo atuação destacada e deslanchou apenas no segundo tempo. Ele é o primeiro jogador a anotar três gols na primeira rodada da competição desde o brasileiro Grafite, que conseguiu o feito em 2009.

“As coisas não podiam começar de uma forma melhor para nós. Marcar seis gols é algo realmente bom. Isso nos dá muita confiança”, declarou Cristiano Ronaldo depois do triunfo.

A Liga dos Campeões da Uefa continua nesta quarta-feira, dia da primeira rodada de outros quatro grupos. Entre os brasileiros, destaque para o grupo do Chelsea e para a estreia do atacante Neymar, que fará o primeiro jogo com a camisa do Barcelona na competição continental. O Placar UOL Esporte acompanhará ao vivo as partidas, cujos inícios estão previstos para 15h45.