Topo

Mercado da bola ameaça futuro do time que quase parou o Barcelona

Do UOL, em São Paulo

07/06/2015 06h00

Quando a temporada começou, pouca gente colocaria a Juventus acima de Real Madrid, Bayern de Munique, Chelsea e PSG em uma lista de favoritos à Liga dos Campeões. Os italianos, porém, surpreenderam, chegaram lá e estiveram perto de bater o Barcelona, que teve de suar muito para vencer a final por 3 a 1. O problema para a “Velha Senhora” é que o time vice-campeão da Europa pode não resistir ao mercado da bola.

A base da equipe está ameaçada pelo “olho grande” de outros clubes europeus, a começar por Paul Pogba. O francês de 22 anos é um dos nomes mais requisitados e seria, segundo os jornais europeus, prioridade para gigantes como Real Madrid, Barcelona e PSG.

Embora a Juventus tenha contrato e queira manter o meia, a vontade de atuar por um time com mais condição de vencer a Liga pode seduzir o jogador. A situação é parecida com a de Arturo Vidal, que quase saiu da Itália na temporada passada e deve receber novas investidas de Arsenal e Manchester United na próxima janela.

Em outros setores do campo, outros motivos (além de dinheiro ou prestígio) podem pesar. Andrea Pirlo, por exemplo, teria aceitado uma oferta do New York City para ir jogar ao lado de Lampard na MLS, a liga norte-americana de futebol. Carlitos Tevez, por sua vez, estaria considerando um retorno a Buenos Aires para voltar a viver perto da família atuando pelo Boca Junior.

Só aí estamos falando de quatro peças-chave do elenco que esteve perto de derrubar o poderoso Barcelona. Na final do último sábado, a Juventus empatou a partida e estava melhor em campo quando Messi encaixou um contra-ataque e Suárez fez o 2 a 1 que decidiu o duelo. Morata, outro homem-chave, falou em voltar à final no ano que vem.

Pode ser, mas a Juventus provavelmente precisará reconstruir parte do time. Já de olho nessa mudança, a direção pagou 32 milhões de euros por Paulo Dybala, argentino que se destacou no Italiano atuando pelo Palermo. Além disso, deve fechar de graça com o volante Khedira, de saída do Real Madrid.