Topo

Parceiros na Europa, Neymar e Messi começam "tira-teima" na Copa América

Do UOL, em São Paulo

07/06/2015 06h00

A vitória por 3 a 1 sobre a Juventus finalizou, com chave de ouro, a temporada europeia do Barcelona, que conquistou a tríplice coroa. Estrelas maiores da equipe catalã, Neymar e Messi começam, a partir de agora, a pensarem no “tira-teima” da Copa América.

O torneio continental é o primeiro desafio real para as seleções desde a Copa do Mundo. E não se engane, porque a disputa será intensa. Ao contrário do que ocorreu nas duas últimas décadas, quando as equipes esvaziaram a Copa América com times mistos, experiências e pouca disputa pela taça. No Chile, vencer é uma obrigação para Argentina e Brasil, que terão a concorrência dura de Uruguai, Chile e Colômbia.

Na ausência de Suárez, que ainda cumpre punição internacional imposta pela Fifa, Neymar e Messi serão as maiores estrelas da competição. Juntos no Barcelona, eles dominaram a Europa no segundo ano da parceria. Em seleções diferentes, poderão finalmente medir forças.

Se passarem em primeiro lugar em seus grupos, Brasil e Argentina se enfrentarão na semifinal do torneio. Vencer é fundamental para ambos. Messi quer levar a sua seleção ao primeiro título profissional desde 1993, enquanto Neymar precisa começar a apagar a imagem deixada no 7 a 1.

Os dois se apresentarão às suas seleções nos próximos dias, já que tanto Brasil quanto Argentina foram afetados pela final da Liga dos Campeões. A seleção do país vizinho venceu a Bolívia por 5 a 0 sem Messi, enquanto o time de Dunga fará o primeiro amistoso neste domingo, contra o México, também desfalcado de Neymar.