UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
10/03/2010 - 07h01

Com 9 atletas, Atlético encara "jogo de 25 minutos" contra América-TO

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Luxemburgo só poderá fazer uma alteração e deve colocar Evandro

    Luxemburgo só poderá fazer uma alteração e deve colocar Evandro

Sem sucesso em sua tentativa de adiar para o próximo dia 23, o complemento do jogo contra o América, em Teófilo Otoni, suspenso por causa da forte chuva, há uma semana, quando estava empatado em 2 a 2, o Atlético-MG terá de encarar os 25 minutos restantes, nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Nassri Mattar. O time de Vanderlei Luxemburgo terá de atuar com dois jogadores a menos em relação ao adversário.

Quando a partida foi suspensa pelo árbitro Emerson de Almeida Ferreira, aos 20 minutos do segundo tempo, na quarta-feira passada, o Atlético estava com 10 jogadores, por causa da expulsão do lateral-esquerdo Leandro. O atacante Diego Tardelli e o volante Correa sofreram lesões musculares, de acordo com o médico do clube Rodrigo Lasmar, por causa do estado do gramado, e estão vetados.

Ambos já desfalcaram o Atlético-MG na vitória sobre o Democrata de Governador Valadares, sábado passado, por 1 a 0. Como Luxemburgo já havia colocado Fabiano e Júnior nos lugares de Ricardinho e Muriqui, só poderá fazer mais uma alteração. O treinador decidiu levar o meia Evandro e o zagueiro Benítez, mas o armador é que deverá jogar. O técnico Gilmar Estevam, por sua vez, não havia mexido no América-TO e poderá fazer as três substituições.

A decisão de mandar os dois times jogarem os 25 minutos restantes foi tomada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) na última quinta-feira. No dia seguinte, sexta-feira, a diretoria do Atlético-MG solicitou, oficialmente, à entidade o adiamento para o dia 23, de forma que tivesse tempo para recuperar pelo menos um dos dois contundidos.

Na última segunda-feira, a FMF negou o pedido atleticano e os apelos feitos pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para que prevalecesse o “bom senso”. “O Atlético fez um pedido que a gente marcasse o jogo para o próximo dia 23, mas como há outro time envolvido, nós procuramos o América, eles não aceitaram e nós mantivemos o jogo”, justificou o presidente da entidade, Paulo Schettino.

O presidente do América-TO, Marcelo Ramos, explicou que não aceitou o adiamento por considerar que seria contra o interesse do clube que dirige. “A nossa postura de não concordar com o adiamento foi apenas para preservar os interesses do América. Estamos brigando para não cair, o Atlético já está classificado”, disse. “Nossa posição não é contra o Atlético e sim para manter a data que estava marcada e nos interessa”, acrescentou.

O América-TO queria que o restante do jogo acontecesse no dia seguinte à suspensão. Tanto que a equipe da casa compareceu na manhã da quinta-feira passada ao estádio Nassri Mattar, juntamente com o trio de arbitragem. Já o Atlético não compareceu, o que gerou, inicialmente o pedido americano de W.O. A FMF, no entanto, alegou que não cabia essa decisão, pois o jogo não havia sido remarcado oficialmente.

Antes de voltarem a campo, nesta quarta-feira, os dois times jogaram venceram seus compromissos no final de semana. Ao ganhar do Democrata-GV, o Atlético chegou a 12 pontos, assumindo a quinta posição. Já o América, em Teófilo Otoni, bateu o Uberlândia, no domingo, por 2 a 0, em seu primeiro triunfo na elite estadual, passando ao 9º lugar, com seis pontos.

Jogo suspenso

Depois de um primeiro tempo bastante disputado, a partida foi interrompida no segundo tempo pela má condição do gramado, que impedia a prática normal do gramado. O América abriu o placar aos 21min com o atacante Chrys, que encobriu o goleiro Aranha e marcou um bonito gol. O Atlético chegou ao empate aos 26min em cobrança de falta de Coelho.

A chuva começou a cair no estádio, afetando o rendimento da partida. No final do primeiro tempo, o clima esquentou. O lateral Leandro, que havia recebido o cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso aos 43min, deixando o Atlético com dez jogadores em campo.

Em seguida o América voltou a pular à frente no placar. O zagueiro Luiz Henrique aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e marcou de cabeça. Aos 46min, o Atlético chegou ao empate em lance infeliz do lateral Osvaldir, que tentou cortar uma bola de escanteio cobrado por Ricardinho e fez contra. Antes de ser suspensa, aos 20 min do segundo tempo, o jogo já havia sido interrompido uma vez.

E os dois times podem não ter se livrado da chuva. A continuidade da partida poderá ocorrer também com tempo ruim. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do MG Tempo/Cemig/PUC Minas, há possibilidade de chuva, em Teófilo Otoni, na noite de quarta-feira, embora não com tanta intensidade como aconteceu semana passada.

AMÉRICA-TO 2 X 2 ATLÉTICO-MG (complemento do jogo suspenso)

Data: 10/3/2010 – quarta-feira
Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelos: Leandro (2) (Atlético); Luiz Henrique (América)
Cartões vermelhos: Leandro (Atlético)
Gols: Chrys, aos 21min, Coelho, aos 26min, Luiz Henrique, aos 45min, Osvaldir (contra), aos 46min do primeiro tempo

AMÉRICA-TO
Cristiano; Osvaldir, Luiz Henrique, Jadson, e Júlio César, Araújo, Denis, Pablo e Diego Palhinha; Diogo e Chrys
Técnico: Gilmar Estevam

ATLÉTICO-MG
Aranha; Coelho, Werley, Cáceres e Leandro; Jonílson, Correa e Ricardinho (Fabiano); Muriqui (Júnior), Obina e Diego Tardelli
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host