UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
22/03/2010 - 22h22

Empate entre Democrata e América garante título simbólico ao Cruzeiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Ao empatar com o América-MG, por 1 a 1, na noite desta segunda-feira, no Mineirão, no complemento da 10ª rodada, o Democrata-GV desperdiçou a chance de manter viva a disputa pela primeira colocação na fase de classificação do Mineiro. Com o resultado, o Cruzeiro, que tem 24 pontos, já garantiu o título simbólico dessa etapa da competição, levando a vantagem de jogar por dois resultados iguais até a eventual decisão.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

O Democrata-GV, que venceu o primeiro tempo, por 1 a 0, mas cedeu o empate logo no começo da etapa final, desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança, que continua com o Ipatinga. Os dois times têm os mesmos 20 pontos, mas o clube do Vale do Aço leva vantagem no saldo de gols: 10 a sete. Já o América não conseguiu confirmar sua classificação à próxima fase do certame, pela segunda partida seguida, mas garante sua vaga na rodada decisiva, no próximo domingo, com mais um ponto.

No seu jogo anterior, o clássico com o Cruzeiro, o América foi derrotado por 3 a 2 e adiou a sua classificação para o jogo com o Democrata-GV, quando também não obteve o resultado necessário. Com 12 pontos, na oitava colocação, o time americano estará matematicamente classificado se empatar com o Uberaba, naquela cidade do Triângulo Mineiro, no próximo domingo.

Mas o América-MG poderá garantir sua vaga, ainda no meio da semana, se a Caldense não ganhar do Ituiutaba e o América de Teófilo Otoni não vencer o Atlético-MG. Esses dois times completarão, na quarta-feira, o jogo que foi suspenso a 25 minutos do final, no último dia 3, e que estava empatado em 2 a 2.

Nesse caso, a Caldense, que tem um jogo a menos, em função do adiamento da partida contra o Ituiutaba pela quinta rodada, não poderia mais superar o time americano. Mas, se a equipe de Poços de Caldas vencer o time do Pontal do Triângulo Mineiro e bater, no domingo que vem, o América-TO, no Sul de Minas, o América terá que pelo menos empatar com o Uberaba.

Marcado para a noite de segunda-feira e disputado sob chuva forte, na primeira etapa, o jogo entre América e Democrata-GV levou 570 pagantes ao Mineirão, que viram o time visitante sair à frente logo aos 9 min, quando Alex Santos fez boa jogada pela direita e cruzou, encontrando Wanderson, livre, para colocar a bola nas redes.

O América pareceu assustado com o gol sofrido. Só conseguiu finalizar a gol, pela primeira vez, aos 25 min em chute de longe bem defendido pelo goleiro Bruno. A partir dos 30 min, a equipe americana ensaiou uma pressão, mas não levou muito perigo ao adversário, que administrou a vantagem parcial. “A nossa equipe marcou muito bem”, resumiu o camisa 1 democratense. “Nós atuamos muito atrás, precisamos marcar mais à frente”, observou o atacante Euller.

Os poucos torcedores presentes ao Mineirão vaiaram bastante a equipe americana na saída para o intervalo. E o América voltou com duas mudanças feitas pelo técnico Mauro Fernandes: Zé Rodolpho e Luciano entraram nos lugares de Moisés e Irênio, respectivamente. As alterações deram certo. Logo aos 2 min, o zagueiro Gabriel, de cabeça, empatou, ao aproveitar a terceira cobrança seguida de escanteio de Rodrigo, da direita.

A partir daí, o jogo ficou mais aberto. Não apenas o América buscava o ataque, tentando o gol da virada, como o Democrata também atacava, com o objetivo de se manter na luta pela liderança do Campeonato. O resultado disso foi bastante trabalho para os goleiros Flávio e Bruno, que impediram outros gols, com difíceis defesas. Aos 47min, quando o goleiro americano não conseguiu cortar cruzamento de Alex Santos, Dudu Araxá desperdiçou grande chance.

AMÉRICA-MG 1 x 1 DEMOCRATA-GV

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Fabricio (Micão) e Preto; Evanílson, Nando, Moisés (Zé Rodolpho), Irênio (Luciano) e Rodrigo; Fábio Júnior e Euller
Técnico: Mauro Fernandes

DEMOCRATA-GV
Bruno; Alex Santos, Lúcio, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Saulo (Sandro Manoel), Marcel e Wanderson (Beto); Ely Thadeu e Eraldo (Celinho)
Técnico: Moacir Júnior

Data: 22/3/2010 (segunda-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Público: 570 pagantes
Renda: R$ 9.130
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Pedro Araújo Dias Cotta
Cartões amarelos: Saulo (D), Euller (A), Matheus (D), Nando (A). Gabriel (A)
Gols: Wanderson, aos 9 min do primeiro tempo; Gabriel, aos 2 min do segundo tempo
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host