UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
27/03/2010 - 07h02

Cruzeiro busca melhor campanha na fase inicial do Mineiro da era Adilson

Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Depois de garantir o título simbólico da primeira fase do Campeonato Mineiro com uma rodada de antecedência, o Cruzeiro busca a melhor campanha no início do Estadual dos três anos da “era Adilson Batista”. Para isso, o atual bicampeão mineiro precisa vencer o Democrata-GV, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), em Governador Valadares.

Sob o comando do treinador, a melhor campanha que o Cruzeiro alcançou na primeira fase do Mineiro foi em 2008. Com 26 pontos somados, o time celeste encerrou a primeira fase como líder e garantiu a vantagem de jogar por dois resultados iguais até a decisão.

Naquela edição, o time celeste venceu oito dos 11 jogos da primeira fase e teve apenas dois empates. A única derrota foi para o Rio Branco, por 1 a 0, no Mineirão, em jogo que o treinador escalou time reserva, privilegiando a disputa da Copa Libertadores. O Cruzeiro encerrou a fase inicial com o melhor ataque, com 22 gols marcados, e a segunda melhor defesa, com nove gols sofridos, dois a mais que o Atlético-MG, o terceiro colocado.

Já em 2009, o Cruzeiro foi o segundo colocado da primeira fase do Estadual. A equipe de Adilson Batista somou 25 pontos e ficou a um do arquirrival Atlético. Apesar de não ter sido o líder, o time celeste esteve invicto, com oito vitórias e quatro empates. O campeão mineiro teve ainda o melhor ataque, com 31 gols marcados, e a melhor defesa, ao lado de Atlético e América, com oito gols sofridos.

Para superar a campanha de 2008, o Cruzeiro precisa de uma vitória simples em Governador Valadares. Com 24 pontos, o time de Adilson Batista não pode ser alcançado mais por nenhuma equipe. Segundo e terceiro colocados, Ipatinga e Democrata-GV somam 20 pontos.

Nos dez jogos já disputados, o Cruzeiro obteve oito vitórias e foi derrotado em duas oportunidades. O primeiro revés foi por 3 a 0 para o Ipatinga, no Mineirão, em jogo que a equipe do Vale do Aço teve o mando de campo, e o segundo para o Tupi, em Juiz de Fora, por 3 a 2.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Nas duas partidas, Adilson recorreu a formações mistas. Até o momento, a equipe tem o melhor ataque, com 28 gols, e a segunda melhor defesa, com 12, ao lado de Democrata-GV e América-TO. O Ipatinga sofreu apenas dez gols.

O técnico Adilson destacou que a busca por melhor desempenhos de anos anteriores é um de seus objetivos. “A gente trabalha para vencer, para melhorar o retrospecto. Temos essa informação e vamos lá para vencer o jogo”, comentou. “Nos dois últimos anos tivemos uma pontuação e podemos ultrapassar. Vamos encarar o jogo com seriedade, com responsabilidade”, acrescentou.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host