UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
28/03/2010 - 07h02

Ipatinga pega Villa para ser vice e América-MG tenta evitar o Cruzeiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Com os oito classificados para a próxima fase do Campeonato Mineiro e com o Cruzeiro garantido em primeiro lugar, a última rodada da etapa inicial da competição, neste domingo, será marcada pela definição dos dois rebaixados ao Módulo II e da ordem do segundo ao oitavo colocados.

O IPATINGA NO TWITTER

No momento, a vice-liderança é ocupada pelo Ipatinga, com 20 pontos, mesma numeração do Democrata-GV, o terceiro colocado, mas com vantagem no saldo de gols (10 a sete). A quatro pontos do líder Cruzeiro, a equipe do Vale do Aço enfrentará o Villa Nova, no Ipatingão, às 16h, em busca de sua primeira vitória nesse estádio, para confirmar o segundo lugar.

O Ipatinga vinha mandando seus jogos no Mineirão, onde obteve 100% de aproveitamento na condição de anfitrião. A equipe do Vale do Aço fez um quinto jogo ali, que terminou empatado com o Atlético-MG, em 1 a 1, mas o mandante era o clube alvinegro. Em seu primeiro jogo no Ipatingão, após o término da reforma do gramado, domingo passado, o Ipatinga cedeu o empate à Caldense, em 2 a 2, após abrir 2 a 0.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

O Democrata-GV e o Atlético-MG, terceiro e quarto colocados, são os outros dois times com chances de terminar na vice-liderança. A equipe de Governador Valadares receberá o time reserva do Cruzeiro e precisa vencer, além de torcer por pelo menos um empate do Ipatinga com o Villa Nova. Para o time de Vanderlei Luxemburgo, a conta prevê além do triunfo contra o lanterna Ituiutaba, no Mineirão, esperar o tropeço também do clube democratense.

Oitavo colocado, no momento, com 12 pontos e garantido, desde a última quarta-feira, em função do empate do América-TO com o Atlético e da derrota da Caldense para o Ituiutaba, por 1 a 0, o América-MG tentará vencer o Uberaba, no Uberabão. Um triunfo americano será importante para evitar o confronto com o Cruzeiro já na próxima fase, a primeira no sistema mata-mata.

Para o dirigente americano Marcus Salum, um dos integrantes do Conselho de Administração do clube, isso não é um problema. “Não tenho medo de jogar com os dois (Cruzeiro e Atlético-MG), eu sei que eles é que estão preocupados, porque temos time para ganhar”, afirmou. Segundo Salum, o que preocupa é o futebol apresentado pelo time no Campeonato, o que o levou a cobrar dos jogadores na última sexta-feira. “O América tem de mudar a postura apostar que é grande, foi isso que pedi”, destacou.

Contra o Uberaba, o técnico Mauro Fernandes terá um time teoricamente mais forte, em função da volta de titulares que não atuaram no empate com o Democrata-GV, em 1 a 1, na última rodada. O lateral-direito Danilo e o volante Dudu retornam, após cumprirem suspensão. Leandro Ferreira, vetado por questões médicas, também joga. O zagueiro Otávio e o atacante Joãozinho são outras novidades.

REBAIXAMENTO

Os outros dois jogos envolvem times que tentam evitar o rebaixamento. Um confronto é direto, entre Caldense e América-TO, 10º e 9º colocados, com sete pontos, que jogam em Poços de Caldas. Um empate pode rebaixar a ambos, desde que Uberlândia e Ituiutaba, ganhem seus jogos.

O Uberlândia, vice-lanterna, com cinco pontos – mesma pontuação do Ituiutaba, último colocado – visitará o Tupi, quinto colocado, com 18 pontos e com vaga assegurada na fase seguinte, em Juiz de Fora. Somente com a vitória o time do Triângulo Mineiro poderá se salvar. O mesmo acontecendo com o Ituiutaba, que também só permanecerá na Primeira Divisão, se bater o Atlético-MG, no Mineirão.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host