UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
08/04/2010 - 23h45

Democrata e Ipatinga pegam Atlético e Cruzeiro na semifinal do Mineiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Democrata-GV e Ipatinga são os adversários de Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente, pela fase semifinal do Campeonato Mineiro. As duas equipes que entraram com vantagem em seus jogos da noite desta quinta-feira conseguiram confirmar suas vagas à próxima fase do Estadual. O time valadarense empatou com o Villa Nova, em 0 a 0, no estádio Mamudão. Já a equipe do Vale do Aço ficou no empate com o Tupi, em Juiz de Fora, em 1 a 1.

Como havia vencido o Villa Nova, por 4 a 2, em Nova Lima, no domingo passado, o Democrata podia perder por até dois gols de diferença que ainda garantiria sua vaga. Dessa forma, o time da casa entrou disposto a administrar a vantagem e conseguiu o seu objetivo, chegando a criar oportunidades de gols, como uma bola chutada na trave do adversário, aos 16 minutos do primeiro tempo.

“A gente manteve a posse de bola, manteve a tranquilidade porque o resultado era a nosso favor. Estamos de parabéns, não nos desgastamos tanto, já que temos uma batalha neste final de semana”, afirmou o atacante Eraldo, artilheiro do Campeonato Mineiro, com 11 gols, referindo-se ao primeiro jogo contra o Atlético-MG.

Apesar de precisar marcar três gols e não sofrer nenhum, o Villa Nova não conseguiu pressionar o adversário e pouco ameaçou o gol defendido por Bruno, a não ser em jogadas de bolas paradas. Em uma delas, aos 16 minutos do segundo tempo, o experiente meia Tucho cobrou falta e o camisa 1 do Democrata colocou a bola para escanteio.

Por ter feito melhor campanha na fase de classificação do Campeonato Mineiro, quando terminou na vice-liderança, atrás apenas do Cruzeiro, o primeiro colocado, o Democrata-GV jogará diante do time do Atlético com a vantagem de jogar por dois resultados iguais. A primeira partida deverá ser disputada no Ipatingão, com mando atleticano, por causa de um festival de Axé, que acontecerá no Mineirão, a partir desta sexta-feira.

Empate sofrido

No estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, o Ipatinga enfrentou, desde o início do primeiro tempo, uma grande pressão do Tupi, que necessitava da vitória para seguir vivo na competição. Nos primeiros 10 minutos, a equipe de Juiz de Fora já havia finalizado três vezes, obrigando o goleiro Douglas a fazer duas defesas.

O time do Vale do Aço, que jogava pelo empate, pouco atacou, preferindo se fechar na marcação e evitando correr riscos. O Tupi, por sua vez, atacou bastante nos 45 minutos iniciais, mas não conseguiu abrir o marcador. A última chance, no primeiro tempo, foi com Gedeon, no final dessa fase, que arriscou chute forte, bem defendido pelo goleiro Douglas.

O Tupi voltou para o segundo tempo disposto a marcar o seu gol, mas esbarrou na boa atuação do goleiro Douglas. Na base do “quem não faz, leva”, o Ipatinga é que balançou as redes adversárias, aos 15 minutos, quando Thiago Mathias converteu pênalti cometido por Fabrício Soares em Max Carrasco. Na cobrança, o camisa 5 do time visitante se contundiu e deixou o campo, substituído por Leanderson.

A equipe da casa não desistiu e continuou atacando. Douglas fez mais defesas difíceis, até que aos 28 minutos, a bola bateu em Yan, após cobrança de escanteio e entrou, enganando o goleiro ipatinguense. Esse gol reanimou o Tupi, que precisava da virada para chegar às semifinais, o que não aconteceu, por causa de defesa de Douglas, aos 48 minutos, em chute de Gedeon. O Ipatinga enfrentará o Cruzeiro, com vantagem para o time celeste, que joga por dois resultados iguais para tentar o seu terceiro título mineiro consecutivo.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host