UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
10/04/2010 - 07h01

Atlético e Democrata iniciam semifinal do Mineiro com papéis trocados

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
  • Vanderlei Luxemburgo pode fazer mudanças na equipe atleticana para 1º jogo contra Democrata-GV

    Vanderlei Luxemburgo pode fazer mudanças na equipe atleticana para 1º jogo contra Democrata-GV

Atlético-MG e Democrata-GV iniciam a semifinal do Mineiro, neste sábado, às 18h30, no Ipatingão, com os papéis invertidos em relação ao histórico da participação dos dois clubes no Campeonato. O time atleticano, que já foi campeão estadual 39 vezes e vice em outras 34, entra em desvantagem diante da equipe de Governador Valadares, que ostenta como sua maior glória o segundo lugar conquistado em 1991. Naquele ano o clube atleticano foi o campeão.

Para chegar a mais uma decisão de título do Mineiro, no entanto, o Atlético-MG terá de reverter a vantagem do Democrata, que joga por dois resultados iguais. Isso significa que o time do interior se classifica para a final, desde que não seja derrotado pela equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo, que foi treinador do time de Governador Valadares no início de sua carreira. Já o time atleticano terá de vencer pelo menos um dos dois jogos válidos pela semifinal.

Essa situação acontece em razão da melhor campanha do Democrata de Governador Valadares na fase de classificação do Estadual. O time do treinador Moacir Júnior foi o vice-líder, com 23 pontos ganhos em 33 possíveis (aproveitamento de 70%), atrás apenas do Cruzeiro, o primeiro colocado, com 24 pontos (73% de rendimento).

O Atlético-MG, por sua vez, terminou a etapa inicial do certame na terceira posição, com 22 pontos (desempenho de 67%). Nas quartas de final, a performance dos dois clubes também foi diferente. Ambos entraram com vantagem sobre seus oponentes, mas as dificuldades para superá-los foram diferentes.

Enquanto o Atlético-MG classificou-se sem vencer o América-MG, beneficiando-se do regulamento, que lhe permitia empatar duas vezes, o que aconteceu, com o 3 a 3, no Mineirão, e 2 a 2, no Ipatingão, o Democrata ganhou do Villa Nova, por 4 a 2, como visitante, em Nova Lima, no jogo de ida, resultado que lhe possibilitava perder por até dois gols de diferença na partida de volta. Sem forçar, o time da casa empatou em 0 a 0 e garantiu a vaga, sem sustos.

Por ter feito melhor campanha, o Democrata-GV escolheu ser o mandante do segundo jogo, no sábado que vem, dia 17. Curiosamente, no entanto, a partida da volta será disputada no Mineirão, local onde o Atlético-MG manda seus compromissos. Isso acontecerá porque o Mamudão, estádio de Governador Valadares, não tem a capacidade mínima prevista no regulamento do Estadual.

A partida deste sábado, cujo mando é atleticano, será jogada no Ipatingão, em Ipatinga, cidade distante cerca de 100 quilômetros de Governador Valadares, porque o Mineirão, como acontece tradicionalmente, virou palco para o “Axé Brasil”, festival de música baiana, iniciado na sexta-feira e que terá prosseguimento neste sábado.

O Atlético-MG terá desfalques na semifinal. O lateral-direito Coelho e o zagueiro Cáceres sofreram estiramento muscular graus 2 e 1, respectivamente, no empate com o América-MG, em 2 a 2, na última quarta-feira, que valeu a classificação atleticana. Carlos Alberto e Werley deverão ser confirmados por Vanderlei Luxemburgo como os substitutos.

O treinador atleticano, entretanto, não confirmou a escalação de forma oficial. Ele pode optar por mudanças na equipe para começar o jogo contra o Democrata-GV em relação ao time enfrentou o América e que teve muitas dificuldades. O Atlético-MG chegou a fazer 2 a 0, mas permitiu o empate americano.

Pelo lado do Democrata-GV, o técnico Moacir Júnior, em princípio não tem problemas para definir o time que iniciará o jogo contra o Atlético-MG. Desta forma, ele poderá repetir a escalação do empate com o Villa Nova. A preocupação é o desgaste físico, já que o time democratense entrará em campo em um intervalo pouco inferior a 48 horas.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) informa que a legislação esportiva permite a marcação de jogos num prazo de 44 horas em caso de cidades distantes 150 quilômetros. Governador Valadares está localizado a 100 quilômetros de Ipatinga, local do primeiro jogo contra o Atlético-MG.

ATLÉTICO-MG X DEMOCRATA-GV

Data: 10/4/2010 – sábado
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Jair Albano Félix
Transmissão: Pay-per-view

ATLÉTICO-MG
Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Fabiano, Júnior e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Muriqui
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

DEMOCRATA-GV
Bruno; Alex Santos, Lúcio, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Sandro Manoel, Saulo e Wanderson; Ely Thadeu e Eraldo
Técnico: Moacir Júnior
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host