UOL Esporte Campeonato Mineiro
 
Pedro Vilela/AE

Diego Tardelli disputa bola com a defesa do Democrata durante o empate em 0 a 0

17/04/2010 - 20h26

No sufoco, Atlético-MG só empata com Democrata e vai à final do Mineiro

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

A classificação poderia ter sido mais tranquilo, mas o Atlético abusou do direito de perder gols e complicou-se na partida. Com o empate sem gols com o Democrata-GV, neste sábado, no Mineirão, o time da capital garantiu vaga na final do Campeonato Mineiro e agora aguarda o vencedor de Cruzeiro e Ipatinga.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
9min - Correa bate de fora da área e acerta a trave direita
14min - Leandro cruza da direita e Carlos Alberto, na cara do gol, cabeceia para fora
15min - Tardelli bate cruzado e acerta a trave esquerda. O goleiro Bruno ainda toca na bola
29min - Magal cruza da esquerda e Eraldo finaliza com perigo, mas para fora
41min - Correa recebe livre na área e, na saída do goleiro, toca para fora
SEGUNDO TEMPO
5min - Muriqui tabela com Ricardinho, invade a área e toca para Tardelli, que chuta para fora
7min - Eraldo recebe na área e bate de pé esquerdo, mas Aranha defende
13min - Tardelli recebe na entrada da área e toca para Muriqui, que entra livre mas chuta para fora
17min - Alex Santos chuta de fora da área e a bola passa sobre o travessão com perigo

Por ter vencido no jogo de ida, por 2 a 1, no estádio Ipatingão, o Atlético entrou em campo com a vantagem de jogar pelo empate para chegar à final do Estadual. Ao Democrata restava apenas a vitória por qualquer placar. A decisão no Mineirão foi dramática e emocionante até o apito final do árbitro.

O Atlético teve a chance de vencer ainda no primeiro tempo, quando desperdiçou chances claras para marcar. Na etapa final, o time da capital voltou a perder oportunidade de gol e deu espaço ao Democrata, que incomodou mais e assuntou a torcida atleticana no Mineirão.

Classificado, o Atlético aguarda o duelo entre Cruzeiro e Ipatinga, neste domingo, às 16h, no Mineirão. Como fez a melhor campanha da primeira fase, o time celeste tem a vantagem de empatar para avançar à final do Mineiro. Isso porque no primeiro jogo das semifinais houve empate sem gols no Ipatingão. A equipe do Vale do Aço precisa vencer para disputar a decisão.

Terceiro colocado na primeira fase, o Atlético valeu-se da vantagem de jogar por dois resultados iguais para passar pelo América-MG. Os dois clássicos terminaram empatados: o primeiro em 3 a 3 no Mineirão e o segundo em 2 a 2 no Ipatingão.

Dono da segunda melhor campanha na fase classificatória (atrás apenas do Cruzeiro), o Democrata eliminou o Villa Nova, depois de vencer em Nova Lima por 4 a 2 e empate sem gols em Governador Valadares.

O Atlético volta a jogar na próxima quarta-feira (21), contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, em partida que vale classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Por ter vencido no Mineirão por 1 a 0, no jogo de ida, o time mineiro joga pelo empate ou derrota por um gol de diferença a partir de 2 a 1 para avançar na competição.

O jogo

O técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu na escalação do Atlético e entrou com três zagueiros – Benítez formou o trio defensivo com Werley e Jairo Campos. A mudança fez com que o técnico Moacir Júnior alterasse a formação do Democrata antes de a bola rolar no Mineirão.

O Atlético ditou o ritmo no primeiro tempo. Logo aos 9min, Correa chutou de longe e a bola explodiu na trave direita do gol de Bruno. O Democrata tentou responder com Wanderson, que também arriscou de fora da área, mas o meia errou o alvo e a bola foi para fora.

O Atlético voltou a chegar ao gol adversário. Aos 14min, depois de troca de passes no ataque atleticano, Leandro cruzou da esquerda e Carlos Alberto, de frente para o gol, cabeceou para fora e desperdiçou chance incrível. Em seguida, Tardelli, em jogada individual, chutou cruzado, o goleiro Bruno desviou e a bola tocou na trave.

Embora o Atlético estivesse com as rédeas do jogo, o Democrata não se limitou a defender. Aos 29min, O time de Governador Valadares teve a melhor chance no primeiro tempo. Depois de cruzamento de Magal da esquerda, Eraldo desviou para fora, levando perigo ao gol de Aranha.

O Atlético ainda teve mais uma oportunidade para abrir o placar na primeira etapa, mas novamente deixou a desejar na finalização. Correa tabelou na entrada da área e saiu livre na área adversária. Porém, o volante tocou para fora na saída do goleiro Bruno.

No segundo tempo, o Atlético voltou com uma mudança, O meia Renan Oliveira deixou o campo para a entrada do atacante Muriqui. O Democrata retornou com a mesma formação da etapa inicial.

A partida recomeçou em ritmo lento. Porém, o Democrata equilibrou o jogo e passou a incomodar o Atlético, que voltou a desperdiçar chances de gol. Logo aos 5min, Tardelli recebeu de Muriqui e bateu para fora. Em seguida, Eraldo chegou com perigo, mas finalizou fraco para o time de Valadares.

O Atlético voltou a chegar com perigo aos 13min. Tardelli recebeu na entrada da área e tocou para Muriqui, que entrou livre mas finalizou para fora, à esquerda do gol de Bruno.

DEMOCRATA-GV 0 X 0 ATLÉTICO-MG

DEMOCRATA-GV
Bruno; Alex Santos, André Moura, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Saulo (Celinho), Beto (Sandro Manoel) e Wanderson; Ely Thadeu (Rafael Lopes) e Eraldo
Técnico: Moacir Júnior

ATLÉTICO-MG
Aranha; Jairo Campos, Werley e Benítez; Carlos Alberto, Zé Luís, Correa, Ricardinho (Júnior) e Leandro; Renan Oliveira (Muriqui) (Marques) e Diego Tardelli
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Data: 17/4/2010 – sábado
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Helbert Costa Andrade e Celso Luiz da Silva
Público: 15.114 pagantes
Renda: R$ 269.671,50
Cartões amarelos: Dudu Araxá (Democrata)
:

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host