Topo

Mineiro - 2019

Cuca prefere não antecipar time da estreia e abre brecha para mudanças

Cuca diz que tendência é manter time do amistoso com o Uberlândia, mas não descarta mudança  - Washington Alves/Vipcomm
Cuca diz que tendência é manter time do amistoso com o Uberlândia, mas não descarta mudança Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

24/01/2011 17h00

Depois de o Cruzeiro vencer o Uberlândia por 3 a 0 em amistoso nesse domingo, no Parque do Sabiá, o técnico Cuca terá uma semana para preparar a equipe para a estreia no Campeonato Mineiro, contra a Caldense, domingo, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O treinador destacou que a tendência pela manutenção da formação, mas que ainda pode haver mudanças.

“Hoje seria esse time, mas amanhã pode ser outro. Temos jogadores importantes que podem naturalmente serem titulares. O Wellington e o Fabrício acabaram o ano como titulares. O Leandro Guerreiro também luta por uma posição. Isso é bom, porque você quer buscar a posição e tem de se dedicar cada vez mais. Existe a competitividade. Isso é bom, porque num grupo não se pode ficar acomodado”, afirmou o treinador.

Embora tenha citado opções para o meio-campo e o ataque, Cuca preferiu não indicar em qual posição ainda tem dúvidas para confirmar a equipe para o princípio da temporada. “Não tem uma posição que gera dúvidas. A gente dá a eles o direito de se escalarem nos treinamentos e nos jogos. Quinta-feira, fiz um amistoso com o Cuiabá, agora outro, então você tira parâmetro bom para definir a equipe”, ressaltou.

Diante do Uberlândia, Cuca escalou o Cruzeiro com Fábio, Rômulo, Gil, Léo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Reis. Ao longo do amistoso, o treinador fez nove substituições.

Dos sete reforços contratados pelo Cruzeiro para 2011, apenas o atacante Reis, que veio da Ponte Preta, começou como titular. Os zagueiros Naldo e Fabrício Carioca iniciaram a partida no banco de reservas e entraram no decorrer do segundo tempo.

Os outros quatro contratados – os atacantes Ortigoza e André Dias, o volante Leandro Guerreiro e lateral e volante Geovane – não foram relacionados. Os atacantes Wellington Paulista e Ernesto Farías e os volantes Fabrício e Everton permaneceram em Belo Horizonte para dar sequência ao tratamento físico.

O CRUZEIRO NO TWITTER

Para Cuca, os primeiros jogos da temporada serão determinantes para que a equipe alcance o ritmo desejado. “Agora vem a sequência de jogos, e isso faz parte do começo do ano. Você não vai começar uma caminhada a 80 por hora, você vai embalando. A ideia é manter o embalo máximo possível”, observou.

Na última semana antes da estreia pelo Estadual, Cuca planeja desenvolver treinamentos técnicos e táticos. “De uma forma geral, a gente abasteceu os meninos de energia, agora é a parte tática. Essa semana, vou trabalhar muito a parte tática, fundamento, para errarmos menos passes e ter produção melhor”, destacou.