Topo

Mineiro - 2019

Em ano especial, América-MG inicia busca por título estadual contra Uberaba

Vice-artilheiro da Série B, o rodado atacante Fábio Júnior é a esperança de gols do América no Mineiro - ALEXANDRE GUZANSHE/FOTO ARENA/AE
Vice-artilheiro da Série B, o rodado atacante Fábio Júnior é a esperança de gols do América no Mineiro Imagem: ALEXANDRE GUZANSHE/FOTO ARENA/AE

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

29/01/2011 07h01

Motivado pela retorno à Série A do Campeonato Brasileiro depois de nove anos longe da elite do futebol nacional, América-MG quer iniciar a temporada 2011 com a conquista do Campeonato Mineiro. A estreia será contra o Uberaba, que também encerrou 2010 em alta, com o título da Taça Minas Gerais, que lhe deu vaga na Copa do Brasil deste ano.

O duelo entre as duas equipes será neste sábado, às 17h (de Brasília), no estádio Melão, em Varginha, no Sul de Minas. No mesmo horário, Tupi e Villa Nova entram em campo no estádio Mario Helênio, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

O objetivo do América é manter o embalo da temporada passada e começar bem 2010. O primeiro passo é buscar o título estadual, que foi conquistado pela última vez pelo clube em 2001. “O pensamento do América, e em particular meu, é ser campeão mineiro, e não ser apenas um participante”, disse o veterano atacante Euller.

A meta de voltar à elite do futebol brasileiro em 2012, ano do centenário do clube, foi antecipada, graças à boa campanha na Série B do ano passado. Com o quarto lugar na competição, o América garantiu a última vaga na primeira divisão deste ano. A última participação do time americano no Brasileirão ocorreu em 2001, quando foi rebaixado.

Com o objetivo alcançado antes da hora, a diretoria do América traçou planos ambiciosos para a disputa do Brasileirão. O clube quer brigar por vaga na Copa Sul-Americana para poder participar de uma competição internacional no ano do centenário do clube.

Para 2011, a diretoria do América manteve o técnico Mauro Fernandes no comando e a base da equipe do ano passado. Renovou os contratos de vários jogadores, entre eles o atacante Fábio Júnior, vice-artilheiro da Série B com 19 gols, o experiente meia Irênio e o lateral-direito Marcos Rocha. Euller, que adiou a aposentadoria, disputará o Mineiro antes de se despedir do futebol.

Além de manter a base, o América buscou reforços, como o atacante Daniel Lovinho, que veio da Ponte Preta e será titular na estreia do time. A diretoria contratou também os meias Davi Ceará, ex-Vila Nova-GO, e Willian Morais, cedido pelo Corinthians. Na quinta-feira passada, o clube anunciou o atacante Eliandro, emprestado pelo Cruzeiro.

Para a partida com o Uberaba, Mauro Fernandes anunciou a mudança de esquema, que deixará de ser o 3-5-2, utilizado na temporada anterior, e passará a ser o 4-3-3, pelo menos na estreia. O trio ofensivo será formado por Irênio, que atuará mais avançado, e a dupla Fábio Júnior e Daniel Lovinho, que deverá ser o único reforço a estrear.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

O Uberaba manteve a base do time que conquistou a Taça Minas Gerais e contratou nove reforços. Entre eles está o lateral-direito Maurinho, campeão brasileiro por Santos, Cruzeiro e São Paulo. “A equipe está jogando há mais ou menos dois anos junta”, informou o diretor de futebol do clube, Ernani Nogueira.

O clube do Triângulo Mineiro manteve também o técnico Marco Birigui no comando da equipe. “A nossa pré-temporada foi muito bem planejada, cinco amistosos, três vitórias, dois empates, não perdemos nenhum jogo. Nós estamos satisfeitos, tomara que a gente consiga estrear com o pé direito”, disse o treinador, em entrevista a TV Globo Minas.

AMÉRICA-MG X UBERABA

Data: 29/1/2011 (sábado)

Horário: 17h (de Brasília)

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)

Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Ricardo Júnio de Souza (MG)

AMÉRICA-MG

França: Marcos Rocha, Micão, Gabriel e Jean Batista; Dudu, Leandro Ferreira e Nando; Irênio, Daniel Lovinho e Fábio Júnior

TÉCNICO: Mauro Fernandes

UBERABA

Fernando; Alemão, Rodrigo e Rodrigo Antonelli; Gabriel, Balduíno, Gustavo, Everton Maradona, Juninho Cearense e Elton; Marcinho

TÉCNICO: Marcos Birigui