Topo

Mineiro - 2019

Atlético-MG busca 4ª vitória no ano para repetir sequência obtida em 1996

Renan Oliveira e Richarlyson integram o meio-campo atleticano neste domingo - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Renan Oliveira e Richarlyson integram o meio-campo atleticano neste domingo Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

20/02/2011 07h00

Embalado pela vitória no clássico com o arquirrival Cruzeiro na rodada passada, o Atlético-MG busca o quarto triunfo seguido no Campeonato Mineiro, feito que lhe garantirá não só a liderança isolada do certame, mas o melhor início de temporada desde 1996. Para isso, terá de superar o Guarani, neste domingo, às 16h, no estádio Farião, em Divinópolis, pela quarta rodada do Estadual.

AINDA É CEDO PARA EMPOLGAÇÃO

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Dorival Júnior contém os ânimos dos atleticanos depois da vitória no clássico e bom começo de ano

O Atlético é o único participante do Mineiro com 100% de aproveitamento. Foram nove pontos somados com as vitórias sobre Funorte (2 a 1), na estreia, em Montes Claros, Tupi (4 a 1) e Cruzeiro (4 a 3), as duas últimas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Se vencer neste domingo, o time comandado por Dorival Júnior repetirá façanha obtida há 16 anos.

Em 1996, o Atlético iniciou a temporada com quatro vitórias, todas pelo Mineiro: Rio Branco (1 a 0), Guarani (1 a 0), Paraisense (1 a 0) e URT (4 a 0). A sequência foi interrompida com um empate sem gols diante do Villa Nova. Em 2000, o time alvinegro obteve sequência semelhante no Estadual, que começou em fevereiro. Porém, disputou, anteriormente, a Copa Sul-Minas, iniciada em janeiro – na estreia empatou com o Grêmio por 0 a 0.

A atual campanha atleticana é semelhante à de 2003. Naquele ano, o time alvinegro venceu os dois primeiro jogos do Mineiro, contra URT (3 a 0) e América-MG (2 a 1), e estreou com Vitória na Copa do Brasil, diante do CRB-AL, por 1 a 0.

Caso consiga igualar a marca obtida em 1996, o Atlético terá a chance de superá-la na próxima quarta-feira, quando estreará pela Copa do Brasil, contra o Iape, às 21h50, em São Luís, no Maranhão. Em seguida, de volta ao Mineiro, fará o clássico com o América-MG, no domingo 27. 

Embora o Atlético esteja com 100% de aproveitamento em 2011 e venha de uma vitória sobre o arquirrival, o técnico Dorival Júnior esfriou os ânimos dos atleticanos e pediu cautela com o início promissor. “É muito cedo para que tenhamos uma análise um pouco mais segura do que pode ocorrer com a equipe. Ainda temos muito a trabalhar e a melhorar”, observou o treinador.

Contratado em setembro do ano passado, Dorival Júnior chegou para apagar um incêndio no Atlético, que corria sério risco de ser rebaixado à Série B do Brasileiro. Com a missão cumprida, o treinador mudou o perfil do elenco montado por Vanderlei Luxemburgo, com a contratação de reforços e a manutenção de jogadores importantes.

Neste domingo, o Atlético terá pela frente um adversário disposto a se reabilitar de derrota em casa, na rodada passada, para o Uberaba, por 2 a 1. Com seis pontos somados, o Guarani vinha de duas vitórias seguidas, sobre Ipatinga (5 a 0) e Democrata-GV (2 a 0), ambas fora de casa, e chegou a liderar o Mineiro.

ATLÉTICO-MG NO TWITTER

O experiente técnico José Ângelo testou algumas mudanças na equipe durante a semana. O lateral-esquerdo Fernando Bahia, que havia saído do time, voltou a treinar entre os titulares. No ataque, o treinador observou a dupla Juninho e Bruno Fogaça.

No Atlético, Dorival Júnior não poderá contar com o artilheiro Diego Tardelli, que marcou três gols no clássico com o Cruzeiro e foi expulso na mesma partida. O atacante será substituído por Neto Berola, que tem entrado bem nos jogos. Ele formará dupla com Magno Alves. Embora tenha se recuperado de contusão, o zagueiro Réver segue de fora.

A zaga atleticana será formada por Werley e Leonardo Silva, que torceu o tornozelo esquerdo no treino de terça-feira, mas se recuperou e está confirmado. O volante Richarlyson, livre de suspensão, volta ao time. Zé Luís, que foi bem no clássico, será mantido contra o Guarani. Com isso, Serginho foi deslocado para a lateral direita.

GUARANI X ATLÉTICO-MG

Data: 20/2/2011 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Estádio Farião, em Divinópolis (MG)

Árbitro: Átila Carneiro Magalhães (MG)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva (MG)

Transmissão: TV Globo Minas

GUARANI

Fred; Carlos César, Filipe, Michel e Fernando Bahia; Gilvan, Nilson Sergipano, Jairo e Luiz Fernando; Juninho e Bruno Fogaça

TÉCNICO: José Ângelo

ATLÉTICO-MG

Renan Ribeiro; Serginho, Werley, Leonardo Silva e Leandro; Zé Luís, Richarlyson, Renan Oliveira e Ricardinho; Neto Berola e Magno Alves

TÉCNICO: Dorival Júnior