Topo

Mineiro - 2019

Pelo Mineiro, Cruzeiro vai a Teófilo Otoni inspirado na Libertadores

Poupado contra o Ipatinga, Roger será mantido diante do América de Teófilo Otoni - Washington Alves/Vipcomm
Poupado contra o Ipatinga, Roger será mantido diante do América de Teófilo Otoni Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

26/02/2011 07h02

Líder isolado do grupo 7 da Copa Libertadores, o Cruzeiro busca inspiração neste excelente início de campanha no torneio internacional para chegar ao topo no Campeonato Mineiro. Contra o América de Teófilo Otoni, neste sábado, às 16h, em jogo que será disputado naquele município do Vale do Mucuri, o time celeste tem por objetivo se aproximar do primeiro colocado, já que só pode terminar a 5ª rodada como vice-líder.

TIME EMBALADO POR DUAS GOLEADAS

  • Washington Alves/Vipcomm

    Cuca decidir não poupar titulares desta vez e usará força máxima na partida deste sábado pelo Mineiro

O Cruzeiro quer aproveitar o clássico entre Atlético e América, respectivamente líder e vice do Estadual, neste domingo, para subir uma posição na tabela. O primeiro passo é derrotar o América de Teófilo Otoni. Se somar os três pontos, a equipe comandada por Cuca certamente garantirá a segunda colocação na tabela.

Em terceiro lugar com nove pontos, o Cruzeiro, em caso de vitória, chegará aos mesmos 12 do líder Atlético, que leva vantagem no saldo de gols (7 contra 5 dos cruzeirenses). O América da capital é o segundo colocado com 10 pontos e será líder se vencer o clássico de domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O Cruzeiro iniciou o Mineiro com duas vitórias sobre Caldense (3 a 0) e Villa Nova (1 a 0), mas foi derrotado no clássico com o arquirrival Atlético, por 4 a 3. Na rodada passada, reabilitou-se ao vencer o Ipatinga, por 2 a 0. Nesse jogo, Cuca utilizou um time misto e poupou titulares.

A campanha na Libertadores serve de inspiração. O time celeste iniciou o torneio continental com duas vitórias expressivas – goleou o Estudiantes por 5 a 0 e o Guaraní-PAR por 4 a 0 –, marcou nove gols e não sofreu nenhum. É líder do grupo com seis pontos, três a mais que Deportes Tolima e Estudiantes, segundo e terceiro colocados.

O Cruzeiro enfrentará um adversário invicto no Estadual. O América, ao lado de Atlético e do xará da capital, ainda não perdeu. Em quatro jogos, foram três empates, com Democrata-GV (0 a 0), Caldense (1 a 1) e Tupi (1 a 1) e uma vitória, sobre o Uberaba por 5 a 3 atuando fora de casa. Somou seis pontos e ocupa o sexto lugar.

Além do duelo em Teófilo Otoni, outra partida da 5ª rodada do Estadual será disputada neste sábado. Penúltimo colocado com um ponto somado, o Funorte recebe em Montes Claros, também às 16h, a Caldense, que está 9ª colocação com três pontos.

Time mantido

Ao contrário da partida contra o Ipatinga, o técnico Cuca decidiu não poupar titular para o confronto em Teófilo Otoni. O time que entra em campo neste sábado será o mesmo que iniciou a goleada sobre o Guaraní-PAR, na terça-feira passada.

O treinador celeste disse que não há motivo para poupar titulares neste domingo, uma vez que houve um intervalo significativo entre os jogos. Além disso, Cuca alega que alguns jogadores que foram preservas na partida contra o Ipatinga não mantiveram o ritmo de jogo quando retornaram.

O meia Gilberto, que atuou na lateral esquerda contra o Estudiantes, permanece em tratamento de tendinite no calcanhar esquerdo. Com isso, o jovem Diego Renan, titular da posição antes de perder a vaga, segue na equipe.

No América, o técnico Gilmar Estevam não contará com o volante Everton Araújo, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Tupi por 1 a 1 na rodada passada. Luizinho deve ser o substituto.

AMÉRICA-T.O. X CRUZEIRO

Data: 26/2/2011 (sábado)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/MG)

Assistentes: Márcio Eustáquio Souza Santiago (Fifa/MG) e Celso Luiz da Silva (CBF/MG)

AMÉRICA-T.O.

Eládio, Luis Henrique, Junior Pereira e Jadson; Osvaldir, Luizinho, Felipe Dias, Wellington Bruno e Bruno Barros; Chrys e Jonatas Obina

TÉCNICO: Gilmar Estevam

CRUZEIRO

Fábio, Pablo, Gil, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista

TÉCNICO: Cuca