Topo

Mineiro - 2019

América-MG encara o Guarani fora de casa e o peso da liderança no Mineiro

Fábio Júnior (d) e Camilo (e) festejam gol na virada sobre o Atlético que levou o América à liderança - Divulgação/América-MG
Fábio Júnior (d) e Camilo (e) festejam gol na virada sobre o Atlético que levou o América à liderança Imagem: Divulgação/América-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

12/03/2011 07h01

Depois de assumir a liderança do Campeonato Mineiro, ao vencer de virada o Atlético-MG por 2 a 1 na rodada passada, o América-MG se prepara, agora, para virar alvo dos concorrentes ao primeiro lugar na tabela. Por causa disso, o técnico Mauro Fernandes quer que o time esqueça os rivais e se concentre somente na partida contra o Guarani, neste sábado, às 16h (de Brasília), no estádio Farião, em Divinópolis.

“Aqui temos um objetivo que é cuidar só da nossa vidraça. Se ficarmos olhando a vidraça dos outros, pode vir uma pedra na nossa e o prejuízo ser maior. Mas também sabemos que todos estão torcendo para o América perder. Isso faz parte do futebol”, observou Mauro Fernandes, em entrevista veiculada pelo site oficial do América.

O treinador alertou que as dificuldades serão maiores a partir de agora para o América. Na partida de sábado, Mauro Fernandes acredita que o Guarani jogará com outra motivação, não só porque pode alcançar o grupo dos quatro que vão às semifinais, mas por enfrentar o líder.

“Estamos é preocupados com o Guarani, que começou bem a competição, deu uma parada, mas depois retornou e está vindo de um bom resultado (empate de 2 a 2 fora de casa) com o Villa Nova. Temos que ter o cuidado de saber que lá (em Divinópolis) o time joga na empolgação de sua torcida, principalmente porque vai jogar contra o líder do campeonato, que todo mundo quer vencer”, afirmou o treinador.

Na Quarta-feira de Cinzas, o Cruzeiro teve a chance de assumir a liderança do Estadual. Em partida antecipada da 10ª rodada, o time celeste não passou do empate sem gols com o Tupi, em Juiz de Fora, e chegou aos mesmos 13 pontos do América, que leva vantagem no saldo de gols: 7 contra 6 da equipe da Toca da Raposa. O Atlético é o terceiro com 12 pontos.

A pressão é ainda mais forte sobre o América, que entra em campo obrigado a vencer o Guarani para seguir na ponta da tabela. No domingo, o Cruzeiro volta a jogar, desta vez contra o Democrata-GV, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No mesmo dia, o Atlético enfrenta o Ipatinga, também às 16h, no Ipatingão, no Vale do Aço. Os jogos são válidos pela 6ª rodada do Mineiro.

Único invicto do Estadual, o América vem de quatro vitórias seguidas na competição. Depois de empatar com o Uberaba por 1 a 1, na estreia, em Varginha, o time americano venceu Caldense (2 a 0), Ipatinga (4 a 1), Funorte (2 a 1) e Atlético (2 a 1). Foram 13 pontos somados em 15 possíveis – aproveitamento de 86,66%.

O Guarani ocupa a 6ª colocação com sete pontos, dois atrás do Tupi, que é o quarto colocado na tabela e o primeiro da zona de classificação para as semifinais. Se vencer a partida, o time de Divinópolis dormirá entre os quatro primeiros, porém depende de outros resultados para sustentar a posição até o final da rodada.

O AMÉRICA-MG NO TWITTER

O técnico José Ângelo não poderá contar com o volante Gilvan, que recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com o Villa Nova, na rodada passada, em Nova Lima. As opções para a posição são Emerson e Jairo. O zagueiro Filipe, que se recupera de contusão, será reavaliado antes da partida para saber se jogará. O goleiro Fred, que se recuperou de contusão, volta ao time neste sábado.

No América, Mauro Fernandes não conta com o volante Dudu, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o goleiro Flávio, liberado para o enterro de sua mãe em Maceió, Alagoas. O treinador confirmou as entradas de Nando no meio-campo e França no gol.

Artilheiro da competição com sete gols, o experiente Fábio Júnior, autor dos dois gols na vitória sobre o Atlético, recuperou-se de dores lombares e está confirmado na partida. Nesta semana, o clube revelou que o atacante tem hérnia de disco. O quadro não é grave, mas o jogador terá de fazer exercícios específicos para continuar atuando normalmente.

GUARANI X AMÉRICA-MG

Data: 12/3/2011 (sábado)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Estádio Farião, em Divinópolis (MG)

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira(CBF/MG)

Assistentes: Marcus Vinícius Gomes(CBF/MG) e Pablo Almeida Costa (CBF/MG)

GUARANI

Fred; Carlos César, Filipe, Michel Nunes e Fernando Bahia; Emerson (Jairo), Lima, Robert e Luiz Fernando; Juninho e Chico Marcelo

TÉCNICO: José Ângelo

 

AMÉRICA-MG

França; Marcos Rocha, Micão, Gabriel e Rodrigo; Nando, Leandro Ferreira, Camilo e Irênio; Luciano e Fábio Júnior

TÉCNICO: Mauro Fernandes