Topo

Mineiro - 2019

Com 7ª formação diferente, ataque celeste tenta manter média de 3 gols

Substituto de Thiago Ribeiro, paraguaio Ortigoza formará dupla com Wallyson neste domingo - Washington Alves/Vipcomm
Substituto de Thiago Ribeiro, paraguaio Ortigoza formará dupla com Wallyson neste domingo Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

17/04/2011 09h02

Sem Thiago Ribeiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, neste domingo, diante do Uberaba, o técnico Cuca utilizará a sétima formação de ataque diferente em 17 partidas do Cruzeiro na temporada. Com Wallyson e Ortigoza, o time celeste buscará manter o bom aproveitamento ofensivo, apesar das constantes mudanças.

Nos 16 jogos já disputados, entre Campeonato Mineiro e Copa Libertadores, a equipe comandada por Cuca marcou 48 gols, o que lhe assegura a média de três por partida.

Para o treinador, não poderá haver cobrança para que o rendimento do ataque seja mantido diante do Uberaba. “Não posso pedir para manterem a média de gols. O que posso sempre pedir é o máximo em prol da equipe. Ao final do jogo, se um gol foi o máximo que conseguimos, e vencermos, está bom”, observou.

Ortigoza espera se entender com Wallyson. “Acho que temos que saber bem a função de cada um. O treinador vai falar qual o posicionamento de cada um e vamos tentar entrosar no campo. Já trabalho com o Wallyson aqui, vou tentar ver como ele se movimenta. Estou entrando sempre na posição dele e tento fazer gols, que é importante para nós, atacantes”, afirmou o atacante, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.

Na construção do alto aproveitamento ofensivo cruzeirense, Cuca utilizou quatro duplas de ataque, além de dois trios distintos. Ao todo, cinco jogadores já tiveram chances de iniciar as partidas na linha de frente da equipe celeste.

Curiosamente, a formação que mais foi a campo não poderá mais ser repetida até o fim da temporada. Essa dupla teve Wallyson e Wellington Paulista, que foi emprestado ao Palmeiras até 31 de dezembro. Juntos, eles começaram quatro jogos pela Copa Libertadores e um pelo Estadual.

Wellington Paulista esteve presente também em uma das duas formações utilizadas em quatro jogos. No princípio da temporada, o antigo camisa 9 formou dupla de ataque com Thiago Ribeiro, que atuou outras quatro vezes ao lado de Wallyson.

No Campeonato Mineiro, Cuca testou ainda dois trios de ataque. Na goleada por 7 a 0 sobre o Democrata-GV, Thiago Ribeiro e Wallyson tiveram a companhia de Farías. Já no triunfo por 3 a 0 sobre o Funorte, Wellington Paulista substituiu o centroavante argentino.

Neste domingo, a sétima formação de ataque da temporada terá Ortigoza e Wallyson. O paraguaio venceu a disputa com Farías para ficar com a vaga de Thiago Ribeiro, com quem atuou na única vez que foi escalado como titular. Para o jogo contra Uberaba, Cuca relacionou também o atacante Reis.