Topo

Mineiro - 2019

Cruzeiro vence Uberaba, confirma liderança e pega o América-TO na semifinal

Equipe comandada por Cuca assegura a liderança da primeira fase do Estadual - Washington Alves/Vipcomm
Equipe comandada por Cuca assegura a liderança da primeira fase do Estadual Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

17/04/2011 17h58

Os primeiros objetivos estabelecidos pelo Cruzeiro na temporada foram alcançados. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Uberaba, neste domingo, no Triângulo Mineiro, a equipe comandada por Cuca assegurou a liderança da primeira fase do Estadual e terá as vantagens na semifinal diante do América de Teófilo Otoni.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min - Wallyson dispara pela ponta direita e cruza para a área. Ortigoza se antecipa à marcação e cabeceia para fora
16min - Diego Renan desvia escanteio para o Uberaba, Balduíno aproveita a sobra e cabeceia na trave
28min - Marcinho recebe por trás da zaga e rola para Cadu, livre na área, mas o centroavante chuta por cima
45min - GOL DO CRUZEIRO!!! O árbitro assinala pênalti de Balduíno em Ortigoza. Montillo cobra no canto direito e abre o placar
SEGUNDO TEMPO
9min - Montillo avança pela esquerda, corta para o meio e chta rasteiro. Fernando se estica e coloca para escanteio
13min - Montillo cruza, Ortigoza ganha disputa pelo alto e cabeceia à direita do goleiro Fernando
24min - Hugo tem chance clara para empatar, mas cabeceia para fora
38min - Everton Maradona cobra escanteio, Hugo finaliza e Fábio defende

Com um gol de pênalti marcado por Montillo no fim da primeira etapa, o Cruzeiro chegou a 28 pontos e encerrou a primeira fase no topo da tabela. Na semifinal, a equipe jogará por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols. A ordem do mando de campo diante do América-TO será escolhida pelo clube celeste. As mesmas vantagens serão levadas para uma eventual final.

Na outra semifinal, Atlético-MG e América se enfrentarão. As vantagens serão do time alvinegro, que venceu o América de Teófilo Otoni por 7 a 1, e encerrou a primeira fase na segunda colocação. Já a equipe americana empatou com o Villa Nova por 2 a 2, em Nova Lima, e ficou com a terceira posição.

Com a primeira colocação do Estadual, o Cruzeiro atinge todos os objetivos estabelecidos até aqui. Na quarta-feira, a equipe celeste assegurou a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores ao vencer o Estudiantes por 3 a 0, em La Plata. Assim, os comandados por Cuca decidirão em casa todos os confrontos em mata-mata na competição internacional.

Na missão de confirmar a primeira colocação também no Campeonato Mineiro, o técnico Cuca não levou todos os titulares a campo diante do Uberaba. O zagueiro Victorino, o lateral-esquerdo Gilberto e o meia Roger foram poupados. Já o atacante Thiago Ribeiro e o volante Leandro Guerreiro cumpriram suspensão.

Para formar a dupla de ataque com Wallyson, o treinador cruzeirense optou por Ortigoza. Embora a nova parceria tenha atuado junta pela primeira vez, os dois atacantes não apresentaram problemas de entrosamento e criaram a primeira chance de gol logo nos primeiros segundos de jogo.

Aos 15 segundos, Wallyson avançou pela ponta direita e cruzou fechado. Ortigoza cabeceou para fora. A equipe celeste manteve a superioridade nos primeiros minutos, mas o Uberaba levou perigo aos 16min. Após cobrança de escanteio, Balduíno acertou a trave esquerda de Fábio.

O ritmo acelerado dos primeiros minutos sofreu uma queda a partir da segunda metade da etapa inicial. No entanto, a equipe do Triângulo Mineiro voltou a ficar próxima de abrir ao placar aos 28min. Marcinho recebeu lançamento e ajeitou para Cadu. Sozinho na área, o centroavante do Uberaba chutou por cima.

O primeiro gol da partida saiu apenas no fim da etapa inicial. Aos 45min, o árbitro Emerson de Almeida Ferreira marcou pênalti de Balduíno em Ortigoza. Montillo, que voltava à equipe neste domingo após acompanhar cirurgia de Santino, seu filho caçula, cobrou rasteiro no canto direito e abriu o placar.

Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram sem mudanças. Apesar da vantagem no placar, o Cruzeiro partiu para o ataque e ficou próximo de marcar o segundo gol. Com investidas dos atacantes Ortigoza e Wallyson, apoiados por Montillo, o time celeste pecou nas finalizações.

A partir dos 15min da etapa final, os dois treinadores decidiram acionar o banco de reservas. Hugo, que substituiu Cadu, teve oportunidade para empatar a partida para o Uberaba, mas cabeceou para fora. O troco cruzeirense veio na sequência. Ortigoza chegou a balançar as redes adversárias, mas foi assinalado impedimento do lateral Diego Renan.

Entretanto, o Uberaba foi quem dominou as ações na segunda metade da etapa final. Everton Maradona e Hugo, que entraram no segundo tempo, criaram boas chances para os donos da casa. Com baixo aproveitamento da equipe do Triângulo Mineiro nas finalizações e importantes intervenções de Fábio, o Cruzeiro conseguiu confirmar a vitória.

 

UBERABA 0 X 1 CRUZEIRO

Data: 17/4/2011 (domingo)

Horário: 16h (de Brasília)

Local: Estádio Uberabão, em Uberaba (MG)

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira

Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Ricardo Vieira Rodrigues

 

UBERABA

Fernando, Rodrigão, Felipe e Balduíno; Rômulo, Gustavo, Gabriel, Cristiano Brasília (Everton Maradona) e Bruno Campos; Marcinho e Cadu (Hugo)

TÉCNICO: Nenê Belarmino

 

CRUZEIRO

Fábio, Pablo, Leo, Gil e Diego Renan (Fabrício Carioca); Marquinhos Paraná, Henrique (Pedro Ken), Everton e Montillo (Reis); Wallyson e Ortigoza

TÉCNICO: Cuca

 

Cartões amarelos: Everton (Cruzeiro), Cristiano Brasília, Balduíno, Rodrigão (Uberaba)

Gols: Montillo, aos 45min do primeiro tempo