Topo

Disposto a evitar 'zebra', Cruzeiro visita América-TO pela semi do Mineiro

Montillo e Roger atuarão juntos e tentarão ampliar a vantagem em Teófilo Otoni - Washington Alves/Vipcomm
Montillo e Roger atuarão juntos e tentarão ampliar a vantagem em Teófilo Otoni Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

23/04/2011 07h01

Melhor time da fase de classificação do Mineiro, o Cruzeiro abre a semifinal contra o América-TO, neste sábado, às 18h30, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, com o objetivo de evitar uma zebra. Como a equipe celeste está em duas frentes e já visita o Once Caldas, em Manizales (Colômbia), na próxima quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, a meta é vencer o time da casa e ampliar sua vantagem.

SUFOCO CRUZEIRENSE EM TEÓFILO OTONI

  • Leonardo Morais/Hoje em Dia/AE

    Wallyson (f), que jogará com Thiago Ribeiro, fez o 1º gol na vitória sobre América-TO, na fase inicial

Primeiro colocado na etapa inicial do Estadual, com 28 pontos (aproveitamento de 85%), o time do técnico Cuca joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Além disso, tem a possibilidade de decidir a vaga na final do certame, como mandante, na Arena do Jacaré, em 1º de maio. Tudo isso faz o clube celeste jogar a semifinal na condição de grande favorito.

Soma-se ao bom rendimento no Mineiro, a campanha irretocável na Libertadores, quando teve a melhor campanha entre os 32 participantes, além de ter o melhor ataque e a defesa menos vazada, com apenas um gol sofrido. Por tudo isso, e por estar envolvido em duas competições, a partir de agora no sistema mata-mata, o discurso entre os cruzeirenses, no entanto, é de humildade e respeito ao adversário.

“Vamos entrar com a mesma garra, mesma determinação que tivemos para classificar o time. Agora, nas fases decisivas, não podemos mais errar. Estamos cientes disso e vamos procurar fazer mais um grande jogo”, afirmou o zagueiro Gil. “O time deles é bom, de qualidade, e pelo fato de eles jogarem em casa, o público vai comparecer para empurrá-los. Mas estamos focados na partida”, acrescentou.

O América-TO, que receberá, neste sábado, o troféu de campeão do interior, tentará provar na abertura da semifinal que não se abalou com a impiedosa goleada sofrida para o Atlético-MG, por 7 a 1, na rodada de encerramento da fase inicial do Estadual. Após aquele resultado negativo, os americanos querem demonstrar que a boa campanha e a quarta colocação não foram obras do acaso.

“Estamos conscientizados de que o Cruzeiro é o favorito, mas acreditamos que podemos vencê-lo. Estamos fazendo uma boa preparação e a derrota para o Atlético, como falou nosso técnico, só serve como lição”, afirmou o atacante Jonatas Obina, vice-artilheiro do Campeonato, com 10 gols. “O jogo deve ser muito complicado porque o Cruzeiro é hoje um dos melhores times do Brasil, mas temos condições de obter um bom resultado, disse o zagueiro Luís Henrique, capitão do time do Vale do Mucuri.

E o América-TO se apega à boa partida disputada na fase de classificação em Teófilo Otoni. O Cruzeiro chegou à vitória por 2 a 1 com gol contra, marcado por Rodrigo Sena, aos 48min do segundo tempo. Naquele confronto, a equipe local deixou o gramado reclamando de um gol que teria sido mal anulado. “Fizemos uma grande partida contra o time celeste e poderíamos até ter vencido”, destacou.

Os jogadores cruzeirenses acreditam que aquela partida serve de alerta. “No último jogo nosso contra eles, vimos a dificuldade que é. Eles têm excelente jogadores. Aquele resultado foi atípico, porque o América é uma excelente equipe, marca muito bem. Estamos indo com as mesmas preocupações que tínhamos na primeira fase, então teremos atenção redobrada”, salientou o lateral-direito Pablo.

O time do América-TO terá apenas um desfalque: o zagueiro Jadson, que sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e não deve jogar mais nesta temporada. Em compensação, haverá a volta do goleiro Fábio Noronha, que cumpriu suspensão automática, pelo terceiro amarelo, contra o Atlético-MG.

No Cruzeiro, o zagueiro Victorino não joga, por causa de uma contratura muscular na coxa esquerda. Ele será substituído por Léo, que formará a zaga com Gil. Por outro lado, o meia argentino Montillo, que era dúvida, por causa de uma pancada na perna direita, recuperou-se e está confirmado, juntamente com Roger e Gilberto. Dessa forma, Cuca usa todos os titulares em condições, descartando poupar alguém por causa da Libertadores.

AMÉRICA-TO X CRUZEIRO

Data: 23/4/2011 (sábado)

Horário: 18h30 (de Brasília)

Local: estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (ASP-FIFA-AL)

Assistentes: José Ricardo Maciel Linhares (CBF-ES) e Paulo César da Silva Faria (CBF-MT)

Transmissão: pay-per-view

AMÉRICA-TO

Fábio Noronha; Osvaldir, Luis Henrique, Júnior Pereira e Bruno Barros; Leandrinho, Luizinho, Felipe Dias e Wellington Bruno; Jonatas Obina e Rogério Ávila

TÉCNICO: Gilmar Estevam

CRUZEIRO

Fábio, Pablo, Léo, Gil e Gilberto; Henrique, Marquinhos Paraná, Montillo e Roger; Wallyson e Thiago Ribeiro

TÉCNICO: Cuca