Topo

Mineiro - 2019

Cruzeiro quer comprovar força na Arena do Jacaré para conquistar o Mineiro

Paraná diz que time está devendo na Arena do Jacaré: "Temos a obrigação de ganhar esse título" - Washington Alves/Vipcomm
Paraná diz que time está devendo na Arena do Jacaré: 'Temos a obrigação de ganhar esse título' Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gustavo Andrade

Em Belo Horizonte

14/05/2011 18h04

No primeiro Campeonato Mineiro com decisão disputada em Sete Lagoas, o Cruzeiro é quem contará com a presença exclusiva de torcedores, neste domingo, às 16h. Apoiado por sua torcida, o time celeste precisa vencer o Atlético-MG para chegar ao título estadual, e comprovar que a Arena do Jacaré é um palco de boas lembranças para a equipe celeste.

Até a última semana, o Cruzeiro ostentava retrospecto amplamente positivo nos jogos em que atuou em Sete Lagoas. Com 53 pontos somados em 60 disputados, a equipe celeste contabiliza 88,4% de aproveitamento na Arena do Jacaré. Nas primeiras 20 partidas naquela que se tornou a casa da equipe após o início das obras no Mineirão, o time celeste venceu 17, empatou duas e perdeu apenas uma vez (para o rival Atlético-MG por 4 a 3 pela primeira fase do Campeonato Mineiro). Foram 61 gols marcados e 13 sofridos.

No entanto, esse retrospecto acabou manchado no último dia 4. Diante de sua torcida, o time celeste foi derrotado por 2 a 0 pelo Once Caldas e acabou eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores. O revés foi o maior sofrido pelo Cruzeiro sob o comando de Cuca.

Quatro dias depois, a equipe voltou à Arena do Jacaré para o início da final do Campeonato Mineiro. Com a presença apenas de torcedores atleticanos, o Cruzeiro foi derrotado pelo arquirrival por 2 a 1, em tropeço que o obriga a vencer o jogo da volta para ser campeão estadual.

Na tentativa de voltar a demonstrar força na Arena do Jacaré, após duas derrotas, o volante Marquinhos Paraná acredita que o apoio dos torcedores possa ajudar a equipe a alcançar a vitória necessária para o título. “Temos que mostrar mesmo, bem mais do que nos dois jogos que passaram. É o último jogo, temos a obrigação de ganhar esse título. Vamos jogar com a nossa torcida, temos que ter o apoio dela do começo ao fim. Teremos 90 minutos para fazer o gol e sair campeões”, disse.

Em quatro horas de venda, os ingressos para o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro foram esgotados. A confiança demonstrada pelos torcedores é apontada pelo elenco como fator motivacional para a decisão.

“Acho que a motivação é em vestir a camisa do Cruzeiro, em ver o estádio lotado todo azul, acho que não tem como se arrepiar, não tem como entrar não comendo a grama, para poder representar essa nação da melhor maneira possível. É isso que o torcedor quer e isso que vamos mostrar em campo”, destacou o meia Roger.

Curiosamente, com a derrota no primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro pôs fim a um retrospecto negativo para as equipes que atuavam com torcida única. Nos três jogos anteriores, quem atuou com a exclusividade nas arquibancadas acabou derrotado.

Até a vitória do Atlético por 2 a 1 no domingo passado, nos três clássicos com torcida de um único time, os visitantes venceram todos. O primeiro deles foi disputado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando em 1º de agosto, na Arena do Jacaré, o Cruzeiro venceu por 1 a 0, pela 12ª rodada, com gol de Wellington Paulista.

No returno do Brasileirão, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, o Atlético, já sob o comando de Dorival Júnior, venceu o Cruzeiro, de Cuca, por 4 a 3, em 24 de outubro, pela 31ª rodada. Já nesta temporada, o primeiro clássico, pela fase de classificação do Campeonato Mineiro, em 12 de fevereiro, teve mando do Cruzeiro e apenas a torcida do clube da Toca da Raposa II. O vencedor, no entanto, foi o Atlético-MG, que ganhou por 4 a 3, repetindo o placar da partida anterior.