Topo

Mineiro - 2019

Escudero conquista espaço no Atlético-MG e faz companheiros 'esquecerem' Daniel Carvalho

Apesar de falar pouco, Escudero, que iniciou o ano como titular, conquistou o grupo atleticano  - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Apesar de falar pouco, Escudero, que iniciou o ano como titular, conquistou o grupo atleticano Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

09/02/2012 06h01

O meia-atacante Damian Escudero chegou ao Atlético-MG em meio à desconfiança da torcida atleticana. Porém, com confiança do técnico Cuca, o argentino conquistou seu espaço no meio-campo alvinegro e, com apenas dois jogos, conseguiu convencer seus companheiros e torcedores de que pode suprir a saída do antecessor Daniel Carvalho, hoje no Palmeiras.

Escudero foi contratado pelo time mineiro com objetivo de assumir a função de armador, o camisa 10, posição ocupada por Daniel Carvalho na temporada passada. Com bom futebol, jeito quieto, o argentino conquistou a vaga de titular e a confiança dos companheiros, que enaltecem a qualidade do meia.

"Perdeu o Daniel, mas tem o Escudero, que faz essa função de dar os passes para o atacante. Acredito que ele possa fazer a mesma função que o Daniel fez no ano passado", observou o atacante Neto Berola.

Com participação direta em três dos quatro gols marcados pelo Atlético na temporada, o argentino tem se destacado como "garçom", mas não apresenta a mesma eficiência na hora de finalizar. Logo na estreia, diante do Boa, Escudero deu passe para Bernard, que marcou seu primeiro gol como profissional do Atlético.

"O Escudero tem muita qualidade, nos ajudou muito (contra o América-TO). No primeiro tempo, ele teve três chances claras. Já no segundo, participou dos dois gols. É importante ter um jogador assim, com o qual podemos contar quando precisarmos", destacou o jovem Bernard.

Já contra o América-TO, no domingo passado, o novo camisa 10 teve participação ainda mais direta para a vitória atleticana. O armador cobrou a falta que resultou no gol de André, de cabeça, para empatar o jogo e iniciou a jogada do segundo, marcado por Mancini. No lance, o argentou chegou acertar a trave.

Com as boas atuações, Escudero minimizou por enquanto a necessidade imediata de se reforçar o meio-campo depois da saída de Daniel Carvalho, envolvido numa troca com Pierre, cedido pelo Palmeiras. "O Escudero marca e joga muito bem, é um grande jogador, que está muito bem", afirmou Neto Berola.

"Daniel foi muito importante ano passado, jogador que nos ajudou muito, a chegada do Escudero deu dinâmica maior de jogo, jogador leve, que dá dinâmica maior de jogo, estamos procurando velocidade. Nesse jogo tivemos várias oportunidades de sair com placar maior, mas foi bom que saímos com a vitória e a liderança", ressaltou Bernard.

Se em campo vem se destacando com boas atuações, fora de campo Escudero mostra seu jeito tranquilo, de poucas palavras. "Ele fala pouco, é mais na dele, tímido, mas aos poucos vai se soltando, conversando mais", afirmou o zagueiro Rafael Marques.

Com dificuldades de se expressar em português, apesar de ter ficado um ano no Grêmio, o argentino reconhece seu jeito mais calmo dentro e fora de campo. "Não sou de falar muito, mais quieto realmente, mas estou contente no Atlético, com o grupo, companheiros", destacou Escudero.