Topo

Mineiro - 2019

Em jogo entre matriz e filial, Cruzeiro quer bater Nacional e evitar 'efeito Ipatinga'

Mancini recomenda atenção ao Cruzeiro para não ser surpreendido pelo Nacional - Washington Alves/Vipcomm
Mancini recomenda atenção ao Cruzeiro para não ser surpreendido pelo Nacional Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

16/02/2012 06h01

Com três pontos conquistados em um e dois jogos, respectivamente, Nacional de Nova Serrana e Cruzeiro enfrentam-se nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Farião, em Divinópolis, com o objetivo de vencer para chegar ao G 4 do Campeonato Mineiro. Parceiros, os dois times fazem jogo adiado da primeira rodada do Campeonato Mineiro, que entra para a história como o primeiro confronto entre ambos.  

Não é fato inédito na vida do Cruzeiro enfrentar uma ‘filial’. Nas edições 2005 e 2006 do Campeonato Mineiro, o time celeste fez a final da competição com o Ipatinga, à época, parceiro cruzeirense. E o time do Vale do Aço surpreendeu a matriz ao conquistar o título estadual na primeira decisão. No ano seguinte, o clube de BH deu o troco e foi campeão.


“O Ipatinga acabou mostrando que o perigo sempre existe. O Fábio, que é remanescente daquela época, acabou lembrando no nosso papo, então é importante isso. Volto a dizer que os atletas que estão lá farão jogo da suas vidas, temos de estar atentos”, observou Vágner Mancini, que teve contato com vários desses atletas ao chegar na Toca da Raposa II como substituto de Emerson Ávila.

Promovido do Módulo II do Mineiro, do ano passado, juntamente com o Boa Esporte, o Nacional de Nova Serrana, conta com 16 jogadores emprestados pelo Cruzeiro, a maioria jovens revelados pela base celeste e que foram cedidos ao time da ‘terra dos calçados’ para adquirir experiência. Além de tantos atletas, o adversário cruzeirense desta quinta-feira é treinado por Emerson Ávila, que foi um dos comandantes celeste no Brasileiro do ano passado, de triste lembrança para o seu torcedor.

Alguns jogadores, que tiveram chance com Emerson Ávila, durante sua passagem pelo time principal do Cruzeiro, casos do meia Bruninho, do volante Eber, do lateral direito Gil Bahia e do atacante Sebá, estão no Nacional, que fez apenas uma partida até o momento, quando venceu o Tupi, em Juiz de Fora, por 1 a 0.

O Cruzeiro, que também obteve apenas um triunfo, ao contrário do seu parceiro, já perdeu uma vez: para o Guarani de Divinópolis, por 1 a 0, na estreia celeste no Estadual, na Arena do Jacaré. No último domingo, o time cruzeirense recuperou-se e bateu o Tupi, por 3 a 0, também em Sete Lagoas.

Se houver um vencedor no duelo entre matriz e filial, esse time chegará a seis pontos e ingressará no grupo dos quatro times que se classificam para a semifinal do Campeonato Mineiro, que tem Atlético-MG, na liderança, com nove pontos; Villa Nova e América-MG, com sete e seis, em segundo e terceiro lugares. O quarto colocado, no momento, que seria ultrapassado, é o Uberaba, que acumulou quatro pontos.

O jogo entre Nacional e Cruzeiro, que seria na rodada de abertura, foi adiado para permitir que o time de Nova Serrana inaugurasse o novo estádio do Município, oficialmente denominado de Estádio Senador Zezé Perrella, mas mais conhecido como Arena do Calçado, numa referência à principal atividade econômica do município. Não foi possível, por falta de aprovação dos laudos, em tempo hábil.

Para tentar sua segunda vitória consecutiva, o Cruzeiro terá um trunfo: a manutenção do mesmo time titular, que venceu o Tupi e que foi diferente do escalado na primeira partida. O goleiro Fábio, o lateral direito Marcos e o meia-atacante Roger começaram o jogo diante da equipe de Juiz de Fora e continuam como titulares.

Já o Nacional, aposta no conhecimento que Emerson Ávila e muitos dos jogadores têm do Cruzeiro, além da motivação desses atletas de mostrarem que poderiam ter recebido mais chances na matriz e que têm futebol para defenderem as cores cruzeirenses em breve. O meia Kerlon, o “Foquinha”, como ficou conhecido por controlar a bola na cabeça e passar pelos marcadores, não enfrentará seu ex-time, por causa de lesão muscular.

NACIONAL X CRUZEIRO

Data: 16/2/2012 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Farião, em Divinópolis
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (CBF/FMF)
Auxiliares: Pablo Almeida Costa (CBF/FMF) e Frederico Soares Vilarinho (CBF/FMF)
Transmissão: pay-per-view

Nacional
Douglas Pires; Afonso, Alessandro Lopes, Josimar e Gabriel Araújo; Thiago Santos, Marcão, Eber e Dudu; Sebá e Reinaldo Alagoano
Técnico: Emerson Ávila

Cruzeiro
Fábio; Marcos, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon
Técnico: Vágner Mancini