Topo

Mineiro - 2019

Contra lanterna Democrata, que estreia treinador, Cruzeiro quer confirmar ascensão

Cruzeiro, de Montillo, busca 3ª vitória seguida para firmar recuperação no Mineiro - Wahington Alves/Vipcomm
Cruzeiro, de Montillo, busca 3ª vitória seguida para firmar recuperação no Mineiro Imagem: Wahington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

25/02/2012 06h00

Disposto a confirmar sua ascensão no Campeonato Mineiro, com a conquista da terceira vitória seguida, diante do Democrata-GV, neste sábado, às 17h, no estádio Mamudão, em Governador Valadares, o Cruzeiro pretende demonstrar que a derrota na estreia para o Guarani, por 1 a 0, foi apenas um ‘acidente’. O adversário celeste, um dos mais tradicionais do interior, é o lanterna do Estadual, sem pontos ganhos.

O Democrata-GV estreará contra o Cruzeiro o técnico José Maria Pena, que substitui a Márcio Máximo, demitido após a goleada sofrida para o Uberaba, por 5 a 0, em jogo válido pela terceira rodada. O ex-lateral direito do Atlético-MG assume, mais uma vez o time do Vale do Rio Doce, em situação ruim e com o objetivo de livrá-lo da ameaça do rebaixamento.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Vágner Mancini prega respeito ao adversário, que é o lanterna do Mineiro e busca engrenar de vez

Os dois times estrearam mal no Mineiro. Enquanto o Democrata-GV perdeu para o América-MG, atual líder da competição, em casa, por 3 a 1, o Cruzeiro foi derrotado pelo Guarani de Divinópolis, também como mandante. A diferença é que a equipe cruzeirense recuperou-se e vem de vitórias sobre Tupi e Nacional de Nova Serrana, por 3 a 0 e 4 a 2. Já o clube do interior perdeu também para o Boa Esporte, por 3 a 0.

Mesmo com a má campanha do Democrata-GV, lanterna e o time de pior defesa entre os 12 participantes, com 11 gols sofridos, o Cruzeiro não é o favorito, pelo menos na opinião manifestada por alguns de seus jogadores. “A gente não se sente favorito, sabemos que para conseguir a vitória, temos que correr muito, suar muito”, avaliou o volante Marcelo Oliveira.

Segundo ele, não é tarefa fácil conquistar os três pontos no atual Campeonato Mineiro, mesmo para os clubes considerados grandes. “O campeonato está muito difícil, os jogos estão muito difíceis, os times estão marcando bem, acho que é fazer a nossa parte bem feita, para conseguir a vitória”, acrescentou o jogador cruzeirense.

Vágner Mancini depende apenas de Roger para confirmar a mesma equipe que venceu Tupi e Nacional, com dois volantes e dois meias. O experiente jogador sentiu dores na panturrilha direita na última terça-feira. Ele foi poupado do treino do dia seguinte e participou do coletivo de quinta-feira e também do recreativo de sexta. Apesar disso, Vágner Mancini adiou a confirmação do atleta porque só o escalará se estiver 100% recuperado.

Velho conhecido do torcedor do Democrata-GV, José Maria Pena tentará estrear com um resultado positivo diante do Cruzeiro. Ele era o treinador do time no vice-campeonato de 1991, além de ter promovido a equipe do Módulo II do Mineiro, em 2005, e de ter sido campeão do interior em 2007. Ano passado, o técnico ajudou o clube a evitar o rebaixamento.

Mais dois jogos serão disputados pelo Campeonato Mineiro, neste sábado, às 17h. Em Juiz de Fora, o vice-lanterna Tupi, que também ainda não pontuou na competição, receberá o Uberaba, quinto colocado, com quatro pontos. Já em Teófilo Otoni, o América local, que ocupa a oitava posição, com três pontos, enfrentará o Boa Esporte, sexto, com um ponto a mais que o adversário.

DEMOCRATA-GV X CRUZEIRO

Data: 25/2/2012 (sábado)

Horário: 17h (de Brasília)

Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadares

Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)

Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Pedro Araújo Dias Cotta (CBF/FMF)

Transmissão: pay-per-view

Democrata-GV

Alex; Fábio Silva, Carlão, Rancharia e Leonardo; Flávio Lopes, Elton, Anderson e Maciel; Carlos Antonio e Leo Andrade

Técnico: José Maria Pena

Cruzeiro
Fábio; Marcos, Léo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon

Técnico: Vágner Mancini