Topo

Mineiro - 2019

Atlético-MG tenta manter diante do Nacional bom retrospecto contra 'filiais' do rival Cruzeiro

Cruzeiro já bateu "filial" Nacional de Nova Serrana, próximo adversário do Atlético-MG, no sábado - Alisson Gontijo/O Tempo/AGIF
Cruzeiro já bateu 'filial' Nacional de Nova Serrana, próximo adversário do Atlético-MG, no sábado Imagem: Alisson Gontijo/O Tempo/AGIF

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

08/03/2012 09h10

No próximo sábado, às 16h, na Arena do Jacaré, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Mineiro, o Atlético-MG terá o seu primeiro encontro oficial com o Nacional de Nova Serrana, parceiro do Cruzeiro. E o time atleticano terá a seu favor, além dos 100% de aproveitamento no Estadual, o bom retrospecto diante de ‘filiais’ do rival Cruzeiro.

O time atleticano tem supremacia nos números contra Ipatinga e Atlético de Três Corações, duas equipes que firmaram parcerias com o rival. O convênio entre Cruzeiro e a equipe da Terra natal do Rei Pelé, aconteceu em 1970, de acordo com o Almanaque do clube celeste.

O Atlético-MG enfrentou o xará de Três Corações em quatro oportunidades, todas válidas pela Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, com dois triunfos, um empate e uma derrota, ocorrida no estadual de 71.

Dos parceiros celestes, o Ipatinga foi o mais tradicional e também o adversário que o time alvinegro mais enfrentou. A parceria entre os dois clubes teve o seu auge acontecendo em 2005, quando a equipe do Vale do Aço se sagrou campeã mineira, batendo a ‘matriz’ Cruzeiro na final.

Mas na história dos confrontos entre Atlético e Ipatinga, a vantagem é atleticana, independente de ser parceiro ou não do Cruzeiro. Ao todo, foram 16 encontros entres os dois times, com apenas duas derrotas do clube de Belo Horizonte, que venceu dez e empatou outras quatro.

De acordo com o site Galo digital, Atlético e Nacional nunca se enfrentaram. “É um adversário diferente, novo, mas que tem sua qualidade, que procura seu espaço e vai querer vencer. Temos de jogar bem, com seriedade, respeito e procurando fazer o nosso futebol”, destacou o atacante Guilherme.

O zagueiro Réver pede atenção total com o adversário de sábado. “O Nacional não começou bem a competição, mas está mudando algumas coisas, temos de respeitar, ter atenção e jogar com total seriedade para vencer”, disse.

O volante Leandro Donizete ressalta que o time de Nova Serrana vem crescendo com a mudança de treinador. “Falaram algumas coisas para a gente, o Nacional está melhorando, com treinador novo, alguns jogadores mudaram, estão crescendo, tem de ter muita atenção”, salientou o jogador, referindo-se à saída de Emerson Ávila e a contratação de José Ângelo.