Em busca da reabilitação, América-MG encara seu xará e o calor de Teófilo Otoni
Após perder a invencibilidade e a vice-liderança do Mineiro por causa da derrota para o Atlético-MG, por 2 a 1, na rodada anterior, o América-MG visita o xará, em Teófilo Otoni, neste sábado, às 16h, para provar que não se abalou com o tropeço diante do rival alvinegro. Os americanos culpam a arbitragem pela virada sofrida, domingo passado, em Sete Lagoas, e se preocupam com o desgaste físico pela maratona de jogos.
AMÉRICAS PROCURAM REAFIRMAÇÃO
Até a derrota para o Atlético-MG, o América ocupava a vice-liderança e ostentava aproveitamento de 100%, com 12 pontos conquistados em quatro partidas: Democrata-GV (3 a 1), Caldense (2 a 0), Nacional de Nova Serrana (5 a 2) e Villa Nova (2 a 1). No momento, o time americano é o terceiro colocado (rendimento de 80%), superado pelo Cruzeiro no saldo de gols: 8 a 7. |
Já o América de Teófilo Otoni, que ano passado, foi semifinalista do Estadual, não repete a boa campanha em 2012. A equipe é apenas a nona colocada, em 12 participantes, com apenas quatro pontos em 15 possíveis (aproveitamento de 27%), obtidos em uma vitória e um empate, além de ter sofrido três derrotas, incluindo para o líder e vice, Atlético e Cruzeiro, por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. |
Depois do clássico contra o Atlético, o América-MG estreou na Copa do Brasil, na última quarta-feira, no empate com o Boavista, em 0 a 0, no calor da tarde de São Januário, no Rio de Janeiro. Neste sábado, o time americano voltará a desafiar altas temperaturas, pois Teófilo Otoni é considerada uma das cidades mais quentes de Minas.
“Sabemos que vai estar um calor muito grande lá e por isso fiquei no banco na última partida para dar uma segurada e deu para descansar um pouco. Com essa sequência forte de jogos, a gente tenta dosar também nos treinamentos e descansar bem para não sofrermos nenhum tipo de lesão mais para frente”, observou o meia Luciano, poupado no jogo com o Boavista e que começará como titular em Teófilo Otoni.
E a sequência de jogos com pequeno intervalo e, consequentemente, pouco tempo de recuperação, continuará para o América-MG, que disputará na próxima quarta-feira, o jogo de volta contra o Boavista, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, às 20h30. No sábado seguinte, às 16, em Sete Lagoas, a equipe de Givanildo Oliveira recebe o Boa Esporte.
Por tudo isso, a maior preocupação do treinador americano, nos últimos dois dias, foi o de descansar os jogadores, minimizando os treinamentos. “Não dá para fazer muita coisa. Temos que descansar os jogadores”, salientou Givanildo Oliveira, evidenciando a sua preocupação com o desgaste.
Por estar preocupado com a condição física do grupo, o técnico do América-MG poderá até fazer mudanças no time titular, além das duas que são obrigatórias, motivadas pelas suspensões do volante Leandro Ferreira, cuja expulsão no clássico contra o Atlético-MG gerou revolta e protestos americanos, e do lateral Rodrigo Heffner, que levou o terceiro amarelo.
“Essas (substituições) não tem jeito. Para o lugar do Leandro Ferreira, temos o Gilberto, o China e o Dudu. Mas alguns jogadores estão muito desgastados, vamos conversar e ver o que é preciso fazer”, comentou Givanildo Oliveira, que, no entanto, não relacionou Dudu, restringindo a disputa a China e Gilberto. No lugar de Heffner, Patrick, que atuou no Rio, será mantido.
O América-TO, que não vence há três jogos seguidos, planeja se reabilitar nas duas partidas consecutivas que realizará como mandante, diante do América-MG e, no dia 17, contra o Tupi. Esta semana, a diretoria do time do Vale do Mucuri dispensou olateral-direito Genilson Amorim e os atacantes Felipe Isidoro e Karreta, sob a justificativa que não se encaixavam no perfil desejado para o elenco.
Para o jogo deste sábado, contra o América-MG, o técnico Gilmar Estevam tem duas dúvidas: o zagueiro Danilo, com inflamação no pé esquerdo, e o atacante Vinícius Nogueira, com estiramento muscular. Dificilmente os dois jogadores terão condição de jogo. Ele só anunciará o time momentos antes do início da partida.
AMÉRICA-TO X AMÉRICA-MG
Data: 10/3/2012 (sábado)
Local: Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Átila Carneiro Magalhães (Especial FMF)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF) e Ricardo Júnior de Souza (FMF)
AMÉRICA-TO
Fábio Noronha; Rafinha, Ricardo Duarte e Rodrigo Sena; Felipe Dias, Élder, Luisinho, Diego Faria e Leandro Smith; Luciano Mourão e Geraldo
Técnico: Gilmar Estevam
AMÉRICA-MG
Neneca; Patrick, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; China (Gilberto), Moisés, Rodriguinho e Luciano; Adeílson e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.