Topo

Mineiro - 2019

Mancini considera viável Cruzeiro com 3 atacantes, apesar do fraco desempenho diante do Villa

Anselmo Ramon foi titular em todos os jogos oficiais do Cruzeiro nesta temporada - Washington Alves/Vipcomm
Anselmo Ramon foi titular em todos os jogos oficiais do Cruzeiro nesta temporada Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2012 11h30

Nos seus dois últimos jogos, um pela Copa do Brasil e outro pelo Mineiro, o Cruzeiro viveu duas experiências diferentes ao adotar o esquema com três atacantes. Com os mesmos jogadores, Walter, Wallyson e Anselmo Ramon, o time celeste goleou o Rio Branco, do Acre, por 6 a 0, pela competição nacional, mas não se saiu bem nos 25 minutos iniciais na vitória sobre o Villa Nova, por 2 a 0. Apesar disso, o técnico Vágner Mancini não desistiu desse sistema tático.

  • Washington Alves/Vipcomm

    Wellington Paulista cumpriu suspensão e está liberado para voltar ao ataque do time cruzeirense

“Vou usar mais vezes, isso não tenho dúvida, é uma formação que me agrada muito, me chama atenção, desde que tenha uma equipe que saiba fazer isso, desde que os dois atacantes por fora tenham função de voltar, fazerem o quarto e quinto homem de meio de campo”, comentou Vágner Mancini.

No próximo jogo do Cruzeiro, contra a Caldense, em Poços de Caldas, no domingo que vem, às 18h30, o Cruzeiro não terá Walter, suspenso, por ter sido expulso aos 34 minutos do segundo tempo, ao colocar a mão na bola para fazer um gol que foi anulado pelo árbitro Renato Cardoso Conceição.

Mas, se Vágner Mancini quiser escalar três atacantes, ele terá o retorno de Wellington Paulista, que não atuou nos dois últimos compromissos celestes, por cumprir suspensões tanto na Copa do Brasil como no Campeonato Mineiro. Wallyson e Anselmo Ramon, que foi substituído por Rudnei, aos 24 minutos do primeiro tempo, após se sentir mal. Têm condições de jogo.

O médico Sérgio Freire Júnior disse que Anselmo Ramon ficou tonto, mas que não tem nenhum problema e afirma que ele deverá treinar normalmente durante a semana. Como Roger, que não atuou contra o Villa Nova por causa de dores na panturrilha direita, não preocupa o médico celeste, Vágner Mancini não deve utilizar três atacantes contra a Caldense.

 

 “Até nós chegarmos neste estágio, vai demorar um pouco mais, não vínhamos jogando assim, em 2011 pela situação difícil e no começo pelo risco de abrir de mais. Mas hoje, com time mais acertado, em estágio melhor, nós podemos utilizar”, explicou Mancini.

Em sete jogos oficiais disputados nesta temporada, seis pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil, o Cruzeiro marcou 19 gols, 2,71 em média por partida. Somente pelo Estadual, foram 13 tentos assinalados em seis jogos (2,16 por partida). Wellington Paulista é o principal goleador celeste na competição regional, com seis gols, um a menos que André, do Atlético-MG. Na Copa do Brasil, Wallyson, com três gols, é o seu principal goleador.