Topo

Mineiro - 2019

Em duelo quase centenário, Atlético-MG encara Villa Nova para confirmar início de ano perfeito

Cuca passa confiança ao time e diz que cansaço por longa viagem não será obstáculo no Atlético - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Cuca passa confiança ao time e diz que cansaço por longa viagem não será obstáculo no Atlético Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

18/03/2012 06h00

O mais antigo e tradicional de Minas Gerais, o duelo entre Atlético-MG e Villa Nova completa 100 anos nesta temporada. Na partida deste domingo, às 16h, no estádio Castor Cifuentes, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, o time da capital defende a liderança e uma marca significativa neste início de ano: a oitava vitória seguida para permanecer com 100% de aproveitamento.

Com seis vitórias pelo Mineiro e uma pela Copa do Brasil, o Atlético iniciou a temporada disposto a apagar a imagem ruim deixada em 2012, quando voltou a lutar contra o rebaixamento no Brasileirão e ainda levou uma goleada histórica de seu maior rival, o Cruzeiro, por 6 a 1, na última rodada da competição nacional.

Até agora a equipe tem respondido bem às cobranças da torcida e da diretoria. Com 18 pontos somados, o Atlético pode antecipar a vaga às semifinais do Estadual ainda nesta rodada, mas vai depender de uma combinação de resultados, além, claro, de vencer o Villa Nova. Porém, a meta do grupo comando por Cuca é terminar a fase classificatória em primeiro lugar para obter vantagem nas finais da competição.

Além da boa campanha no Estadual, o Atlético estreou com vitória na Copa do Brasil na última quarta-feira. Com o triunfo sobre o Cene-MS, por 3 a 1, em Dourados, o time mineiro classificou-se para a segunda fase da competição sem necessitar do jogo de volta. O próxima adversário será o Penarol, do Amazonas.

De outro, o Villa Nova, que se encontra no meio da tabela, precisa reagir depois de duas derrotas seguidas para se manter vivo na briga por uma vaga nas semifinais. Com um jogo a menos – o duelo com o Tupi foi adiado e será realizado na próxima quarta-feira, em Juiz de Fora –, o time de Nova Lima conquistou sete pontos em 15 disputados (aproveitamento de 47%).

As duas derrotas sofridas até agora foram justamente para adversários da capital. O Villa Nova foi derrotado pelo América-MG, por 2 a 1, de virada, e pelo Cruzeiro, por 2 a 0, no último domingo. Os dois jogos foram na Arena do Jacaré. Contra o Atlético, o time de Nova Lima espera usar bem o fator campo para reagir na competição.

“O Atlético vem com força máxima porque jogar aqui dentro é difícil para qualquer adversário, e nós esperamos também tirar proveito do nosso campo”, observou o técnico Mauro Fernandes, em entrevista a rádio Itatiaia. O treinador estreou à frente do Villa Nova na derrota para o Cruzeiro.

No Atlético, Cuca minimizou o cansaço do grupo por causa da viagem a Dourados, no Mato Grosso do Sul, e passou confiança aos atletas. “Se for com esse espírito, você vai jogar bem. Se começar a chamar coisa negativa, automaticamente domingo vai vir um tanto de coisa negativa. E nós vamos jogar bem, vamos fazer um bom jogo domingo”, afirmou o treinador, em entrevista coletiva na última sexta-feira.

A história do confronto começou a ser contada em 14 de julho de 1912, num amistoso disputado em Belo Horizonte em que o Atlético goleou o Villa Nova por 5 a 1. Fundados em 1908, a diferença entre ambos é de três meses. Enquanto o clube de Belo Horizonte nasceu em 25 de março, o de Nova Lima, em 28 de junho.

Times

Cuca confirmou que o zagueiro Rafael Marques e o volante Leandro Donizete, que foram poupados diante do Cene, retornam ao time neste domingo. Com isso, Luiz Eduardo e Serginho voltam a ficar como opções no banco de reservas.

A dúvida fica por conta de quem começará na vaga do jovem meia Bernard, que se recupera de contusão muscular e não atua há mais de um mês. Mancini, Danilinho e Carlos César são as opções do treinador. O primeiro é o mais cotado para iniciar a partida.

No Villa Nova, Mauro Fernandes pode contar com o volante Henik, de 22 anos, revelado pelo Criúma, contratado recentemente pelo clube. O jogador, que já está regularizado, treino de deve estrear pelo time de Nova Lima

Outro jogo

Uberaba e Guarani enfrentam-se neste domingo, também às 16h, no estádio Uberabão. O time do Triângulo Mineiro, com cinco pontos, tenta se afastar da zona de rebaixamento. Já a equipe de Divinópolis, que soma sete pontos, tenta chegar ao grupo dos quatro que avançam às semifinais.

VILLA NOVA X ATLÉTICO-MG

Data:18/3/2012 (domingo)
Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (Aspirante Fifa/MG) e Frederico Soares Vilarinho (CBF/MG)
Transmissão: TV Globo Minas e pay-per-view

Villa Nova
Elisson; Alex Santos, Heitor, Carciano e Pedrinho (Zé Rodolpho); Marcus Pinguim, Higo (Uchoa), Henik e Francismar ; Eliandro e Henrique
Técnico: Mauro Fernandes

Atlético-MG
Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Escudero e Mancini (Danilinho); Guilherme e André
Técnico: Cuca