Topo

Mineiro - 2019

Líder isolado, Atlético-MG recebe lanterna Democrata e receita respeito para evitar 'zebra'

Réver diz que o Atlético-MG não pode "relaxar" mesmo contra o lanterna Democrata-GV - Bruno Cantini/Site do Atlético-mG
Réver diz que o Atlético-MG não pode "relaxar" mesmo contra o lanterna Democrata-GV Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-mG

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2012 06h06

Líder isolado do Campeonato Mineiro e único time com 100% de aproveitamento, entre os 12 participantes, o Atlético-MG coloca seu amplo favoritismo em jogo, neste sábado, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, diante do Democrata-GV, lanterna da competição. Um empate assegura matematicamente a vaga atleticana à fase semifinal.

  • Bruno Cantini/Site do América-MG

    Para Cuca, Atlético-MG não deve se deixar levar pelos números fracos da defesa do Democrata-GV

Com 21 pontos, em sete jogos, o Atlético-MG chegaria a 22 e como há um confronto direto entre Tupi e Guarani, quarto e quinto colocados, respectivamente, também neste sábado, no mesmo horário, pelo menos um deles não alcançaria a pontuação do time atleticano.

Enquanto o Atlético-MG somou 21 pontos em sete jogos, o time de Governador Valadares, obteve apenas um, no mesmo número de partidas, acumulando seis derrotas. O único empate, em 5 de março, em casa, foi contra a Caldense, por 1 a 1. Antes de conquistar o primeiro ponto, a equipe havia perdido quatro jogos e depois foi derrotada mais duas vezes.

Caso não queira disputar o Módulo II do Estadual em 2013, o Democrata-GV terá de derrotar o Atlético-MG, para iniciar uma reação na competição, já que faltam quatro partidas e somente 12 pontos a disputar. América-TO e Uberaba, 10º e 9º colocados, que somam quatro e cinco pontos, são seus concorrentes mais diretos na disputa contra a queda.

Os números antagônicos dos dois times, no entanto, dão a dimensão das dificuldades enfrentadas pelo Democrata-GV. A diferença entre eles é de 20 pontos. Com 18 gols marcados, o Atlético divide com o rival Cruzeiro o posto de melhor ataque do Estadual. O time do Vale do Rio Doce tem o pior rendimento ofensivo, com apenas três gols assinalados.

Já a defesa do Democrata-GV é a pior disparada, com 20 gols sofridos, média de quase três por partida. O déficit da equipe é de 17. O Atlético-MG, por sua vez, tem a segunda defesa menos vazada, com cinco gols, dois a mais que a equipe celeste e saldo de 13, inferior também apenas em relação ao Cruzeiro.

Os atleticanos garantem que não se deixarão levar por essas diferenças. “A gente sabe que tem uma diferença muito grande na pontuação, mas não podemos relaxar e achar que o jogo está ganho. Do outro lado tem profissionais que poderiam estar aqui conosco, então, a gente tem que respeitar a equipe do Democrata, que não vive um grande momento, e usar nossa força para conseguir continuar na ponta da tabela”, destacou o zagueiro Réver..

Para o técnico Cuca, a torcida atleticana pode esperar o mesmo estilo de jogo: com equilíbrio, organizado e de respeito ao adversário. “Não é porque o Democrata tem a defesa mais vazada que aqui se pensa que é um jogo fácil, porque todo jogo você tem que construir dentro do campo o placar, a vitória, com humildade, determinação e aplicação, como a gente tem tido”, analisou.

O Atlético-MG não terá Escudero, suspenso, que será substituído por Wesley. Na lateral esquerda, Triguinho ocupa a condição de titular na vaga que vinha sendo ocupada, de forma improvisada, pelo volante Richarlyson. Mancini segue no meio-campo, já que Bernard ainda não voltou aos campos e Danilinho, que teve problema disciplinar, não foi relacionado por Cuca.

Pelo lado do Democrata-GV, José Maria Pena vai fechar a equipe, mesmo precisando da vitória. Ele mandará a campo o time com três zagueiros (Wesley, Rancharia e Carlão) e três volantes (Elivelton, Márcio Pinho e Flávio Lopes). O goleiro titular Alex desfalca a equipe, pelo terceiro cartão amarelo, e será substituído por Jonathan. O atacante Léo Andrade também cumpre suspensão.

ATLÉTICO-MG x DEMOCRATA-GV

Data: 24/3/2012 (sábado)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Átila Carneiro Magalhães (Especial FMF)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Pedro Araújo Dias Cotta (CBF/MG)
Transmissão: Sportv e pay-per-view

Atlético-MG
Renan Ribeiro; Marcos Rocha, Réver, Rafael Marques e Triguinho; Pierre, Leandro Donizete, Mancini e Wesley; Guilherme e André
Técnico: Cuca

Democrata-GV
Jonathan; Wesley, Rancharia e Carlão; Juninho, Elivelton, Márcio Pinho, Flávio Lopes e Leonardo; Leandro Bocão e Muller
Técnico: José Maria Pena