Topo

Mineiro - 2019

De olho na liderança do Mineiro, Cruzeiro defende longo tabu contra desesperado Uberaba

Roger, que substitui o suspenso Montillo, volta a ser titular do Cruzeiro neste domingo - Washington Alves/Vipcomm
Roger, que substitui o suspenso Montillo, volta a ser titular do Cruzeiro neste domingo Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

15/04/2012 06h00

Depois de dois empates seguidos na temporada, o Cruzeiro aposta no tabu de 22 anos sem perder para o Uberaba, adversário deste domingo, às 16h, em Nova Serrana, para voltar a vencer e, quem sabe, terminar em primeiro lugar na fase classificatória do Campeonato Mineiro. Para isso, o time celeste terá um rival bastante ameaçado pelo rebaixamento e com o grupo reduzido.

OUTROS CINCO JOGOS DA ÚLTIMA RODADA

JOGOESTÁDIOCIDADE
Tupi x Atlético-MGMário HelênioJuiz de Fora
América-MG x GuaraniArena do JacaréSete Lagoas
Villa Nova x NacionalCastor CifuentesNova Lima
Boa x CaldenseMelãoVarginha
América-TO x Democrata-GVNassir MattarTeófilo Otoni

A última derrota para o Uberaba foi em 11 de fevereiro de 1990, quando o Zebu, como é carinhosamente chamado por sua torcida, venceu por 2 a 0, em casa. Desde então, o Cruzeiro venceu 11 partidas e empatou três.

Segundo colocado com 25 pontos, o Cruzeiro chega à última rodada com chances de terminar em primeiro lugar. Para isso, precisa da vitória e do tropeço do líder Atlético, que visita o Tupi, em Juiz de Fora. O técnico Vagner Mancini acredita ainda em alcançar a ponta da tabela, mas diz que ela não é imprescindível na fase final.

“A grande estima é você acabar na frente do maior. É obvio que você ter as vantagens lá na frente pode ser importante, mas não quer dizer que vai ser importante. Mas pode nos ajudar”, observou o treinador.

Para fugir do rebaixamento, o Uberaba precisa vencer o Cruzeiro e torcer por um empate entre América-TO e Democrata, jogo que define outro rebaixado da competição. Caso essa partida tenha um vencedor, o Zebu ainda tem chances de escapar com uma derrota do Boa Esporte, que recebe a Caldense, em Varginha. Mas, na segunda hipótese, precisaria ainda golear o time celeste.

Para tentar aumentar a vantagem, o técnico Vagner Mancini promete uma equipe forte e deve dar chances a alguns jogadores que não vêm atuando, como o volante Amaral, que entra no lugar de Leandro Guerreiro. O lateral-esquerdo Diego Renan, que teve um estiramento grau 2 na coxa direita e vai ficar parado por 20 dias, será substituído por Everton e Marcos volta para a direita.

Com a mesma contusão de Diego Renan, mas na coxa esquerda, o zagueiro Leo deve ser substituído por Thiago Carvalho, que formará dupla com o uruguaio Victorino. No ataque, um problema no último treino. Walter se contundiu e foi cortado da relação. Assim, Wallyson, que seria poupado, foi chamado às pressas para compor o grupo.

Mas o principal desfalque é o do armador Montillo, que não entra por ter de cumprir suspensão por ter levado o terceiro. A missão de substituí-lo será do armador Roger, que ganha a chance pela primeira vez como titular.  

“Sou um jogador que organizo mais, tenho mais facilidade no passe. A ausência do Montillo apesar de termos de características diferentes. É tentar suprir a ausência dele com a minha organização, para fazer com que o time jogue”, disse Roger, que pode ficar fora da reta final do Campeonato Mineiro.

O meia foi denunciado por agressão a Danilinho, do Atlético, no clássico do último domingo, e será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) na próxima terça-feira. A pena varia de 4 a 12 jogos de suspensão

O técnico do Uberaba, Paulo Cezar Catanoce, tem dificuldades para escalar a equipe, já que vários jogadores deixaram o clube nas últimas semanas. Depois da derrota por 2 a 1 para o América, na última rodada, o grupo ficou ainda mais reduzido e o treinador encontrou problema até para treinar o time durante a semana.

CRUZEIRO X UBERABA

Data: 15/4/2012 (domingo)
Local: Arena do Calçado, em Nova Serrana (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (MG)
Auxiliares: Marcelo Francisco dos Reis (MG) e Mauro Antônio Ferreira dos Santos

Cruzeiro
Fábio, Marcos, Thiago Carvalho, Victorino e Everton; Amaral, Marcelo Oliveira, Elber e Roger; Bobô (Wallyson) e Wellington Paulista
Técnico: Vagner Mancini

Uberaba
Fernando, Éder, Roberto Dias, Thiago Toreti e Índio; Bruno Moreno, Gabriel, Evinho e Gustavinho; Gabriel Davis e Araújo
Técnico: Paulo Cezar Catanoce