Topo

Mineiro - 2019

Às vésperas de centenário e em meio a polêmicas, Cruzeiro e América decidem vaga no Mineiro

No primeiro clássico, América abriu 3 a 0, mas o Cruzeiro reagiu e diminuiu a vantagem do adversário - Washington Alves/VIPCOMM
No primeiro clássico, América abriu 3 a 0, mas o Cruzeiro reagiu e diminuiu a vantagem do adversário Imagem: Washington Alves/VIPCOMM

Do UOL, em Belo Horizonte

29/04/2012 06h00

Às vésperas do centenário americano e em meio às polêmicas do primeiro jogo, Cruzeiro e América-MG entram em campo neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, em busca de uma vaga na final do Campeonato Mineiro. Com a vitória por 3 a 2 no primeiro jogo, o time alviverde inverteu a vantagem que era do rival e agora se garante com um empate. A equipe celeste precisa da vitória por qualquer placar para se classificar. O vencedor do confronto enfrenta o Atlético, que passou pelo Tupi, na decisão.

O América, que completa 100 anos nesta segunda-feira (30), quer dar de presente ao seu torcedor a vaga na decisão estadual, depois de um jejum de 11 anos ausente. Já o Cruzeiro tenta estragar a festa do rival para continuar em busca do bicampeonato mineiro.

Na primeira partida, a equipe celeste, que não tinha quatro titulares em campo, chegou a estar perdendo por 3 a 0, mas reagiu no final e conseguiu diminuir a desvantagem para 3 a 2. No terceiro gol americano, Alessandro comemorou balançando as mãos, dando a entender que o confronto estava decidido.

O gesto foi encarado como provocação pelos cruzeirenses Fábio e Roger, que disseram que o atacante estava menosprezando o clube celeste. Alessandro se defendeu e afirmou que cada um comemora da sua maneira. Na terça-feira passada, os jogadores do Cruzeiro prometeram “lembrar” da provocação no segundo jogo, mas mudaram o discurso ao longo da semana.

“É muita provocação. Não estamos pensando nisso, não. Vamos classificar pela gente, pelo trabalho da pré-temporada. O importante é vencer, sem pensar em revanche”, salientou o atacante Wellington Paulista, artilheiro do Estadual com 10 gols, que volta ao time, como o armador Montillo, o zagueiro Léo e o lateral Diego Renan, ausentes no primeiro encontro.

Com a vantagem, os jogadores americanos colocaram “panos quentes” na discussão do primeiro jogo. “A polêmica entre o Alessandro, o Roger e o Fábio, isso não foi de nada, não. Temos que chegar dentro de campo, deixar isso de lado e estar bem concentrado para vencer a partida”, disse o volante Dudu, que chegou a ser dúvida do técnico Givanildo Oliveira, mas foi confirmado.

A única dúvida do treinador americano é em relação à lateral esquerda. Com dores musculares, Pará não treinou no último coletivo e pode ceder a vaga para o jovem Bryan. Alessandro chegou a não participar das atividades na quinta-feira, por causa de dores lombares, mas voltou a treinar normalmente no dia seguinte e está confirmado.

Este será o quarto encontro entre as duas equipes na temporada. Além do primeiro jogo da semifinal, Cruzeiro e América jogaram amistoso na pré-temporada, vencido pelo time alviverde por 3 a 2. Na primeira fase do Estadual, o time celeste levou a melhor e venceu por 2 a 1.

O Cruzeiro ficou em segundo lugar na fase de classificação, com 28 pontos, um a menos que o Atlético-MG, primeiro colocado. Já o América-MG terminou na terceira posição com 21 pontos.

CRUZEIRO X AMÉRICA-MG

Data:29/4/2012 (domingo)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Roberto Braatz (PR)
Transmissão: Globo Minas e pay-per-view

Cruzeiro
Fábio; Diego Renan, Léo, Victorino e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Wellington Paulista
Técnico: Vagner Mancini

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan (Pará); Dudu, Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira

Atualizada às 12h43