Topo

Mineiro - 2019

Herói do América em 2001, Alessandro terá chance de repetir façanha histórica sobre o Atlético

Atacante Alessandro marcou o gol que deu o título de campeão estadual ao América onze anos atrás - RENATO COBUCCI/HOJE EM DIA/AE
Atacante Alessandro marcou o gol que deu o título de campeão estadual ao América onze anos atrás Imagem: RENATO COBUCCI/HOJE EM DIA/AE

Do UOL, em Belo Horizonte

02/05/2012 11h47

Remanescente da conquista do título mineiro de 2001 justamente sobre o Atlético-MG, que novamente será o adversário na final do Estadual deste ano, o atacante Alessandro foi decisivo para o América-MG sagrar-se campeão 11 anos atrás, quando disputou pela última vez uma final estadual.

No primeiro jogo da final de 2001, o time americano foi arrasador e goleou o Atlético por 4 a 1 com gols de Wellington Paulo, Tucho e Rodrigo (dois). Gilberto Silva, revelado na base América, fez para os atleticanos. Apesar da boa vantagem, o segundo jogo foi dramático.

Na partida de volta, o Atlético abriu 3 a 0 com gols de Guilherme, Gilberto Silva e Lincoln, resultado que levava a decisão para os pênaltis. Alessandro, que na época tinha 19 anos e dava os primeiros passos no futebol, marcou aos 32min do segundo tempo o gol que deu ao América o título estadual daquele ano.

“Onze anos atrás fazia parte do grupo que conseguiu o título mineiro, importantíssimo, um grupo jovem, que muitos jogadores estavam no primeiro ano do profissional, e fico satisfeito de estar participando de uma final diante do Atlético mineiro”, observou o atacante, em entrevista a Rádio Itatiaia.

Um dos destaques do América na eliminação do Cruzeiro nas semifinais, Alessandro foi pivô de polêmica com o rival. Ao marcar o terceiro gol americano no primeiro clássico, o atacante fez gestos com as mãos indicando que o resultado estava decidido. O jogo terminou 3 a 2.

Irritados com a atitude do atacante, jogadores do Cruzeiro, como o meia Roger, prometeram dar o troco no jogo de volta. Porém, o América voltou a vencer o time celeste, dessa vez por 2 a 1, e garantiu vaga na final ao lado do Atlético, que passou pelo Tupi, com empate em 1 a 1 e vitória por 1 a 0.

Para Alessandro, o reencontro entre América e Atlético numa final estadual terá um sabor especial por causa da recentemente reinauguração do estádio Independência, que será palco dos dois jogos da decisão do Mineiro. A reabertura ocorreu na semana passada, em amistoso que terminou com vitória americana sobre o Argentino Juniors, por 2 a 1.

“Coincidência ou não, mas Deus encaminha tudo direitinho. Não foi por acaso que América e Atlético estão fazendo uma final de Campeonato Mineiro depois de onze anos num estádio recém-inaugurado”, ressaltou o atacante americano.