Topo

Mineiro - 2019

'Vítimas' do Goiás, América e Atlético decidem o Mineiro em situação emocional diferente

Atlético-MG venceu o América-MG na 1ª fase do Mineiro, agora clássico vale título - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Atlético-MG venceu o América-MG na 1ª fase do Mineiro, agora clássico vale título Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

06/05/2012 06h00

Atlético-MG e América-MG, que iniciam neste domingo, às 16h, na Arena Independência, a decisão do título mineiro, entram em campo carregando uma infeliz coincidência: ambos foram eliminados na Copa do Brasil pelo Goiás. Por ter sido mais recente, na última quinta-feira, a ferida atleticana ainda não cicatrizou, ao contrário do que aconteceu com a equipe alviverde, que depois de sair na segunda fase da competição nacional, eliminou o rival Cruzeiro, com duas vitórias: 3 a 2 e 2 a 1, na semifinal do Estadual.

  • Weimer Carvalho/Vipcomm

    Eliminado pelo Goiás na Copa BR, Atlético-MG tenta evitar crise com vitória sobre América-MG

Se o América inicia a decisão em alta, o mesmo não se pode dizer do Atlético-MG. O alvinegro mineiro chegou a fazer 2 a 0 sobre o Goiás, resultado que levaria a decisão para os pênaltis, mas sofreu um gol aos 40 minutos da etapa final, em que foi amplamente dominado pelo time esmeraldino e foi eliminado pela quarta vez por esse adversário na Copa do Brasil. O desafio atleticano agora é provar que não sentirá o impacto.

O América-MG demonstrou ter superado bem a sua desclassificação, já que surpreendeu o favorito Cruzeiro, que entrou com vantagem na semifinal. A história agora se repete, já que o Atlético-MG, que foi o primeiro colocado na fase de classificação, joga por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Terceiro colocado na etapa inicial, o time americano precisa vencer para comemorar o título, que teria gosto especial.

Na última segunda-feira, o América-MG celebrou seu centenário e, desafiando uma espécie de maldição que toma conta dos clubes que chegam aos 100 anos, quer soltar o grito de campeão mineiro, o que não acontece há 11 anos, já que a última vez foi em final diante do próprio Atlético-MG, em 2001. O Atlético-MG, que passou em branco quando fez seu centenário, em 2008, quer ‘melar’ a festa americana.

Inaugurado no último dia 25 de abril, o novo Independência sediará, neste domingo, seu terceiro jogo, o segundo oficial e o primeiro clássico. Será uma boa oportunidade para ver quem será o verdadeiro ‘dono’ da nova casa do futebol mineiro. O América é o proprietário do estádio, enquanto o Atlético-MG é sócio da BWA na exploração comercial da Arena e quer transformá-la em seu caldeirão. Na última quinta, contra o Goiás, não funcionou.

Além do abalo emocional, que o técnico Cuca tenta reverter, desde a tarde da última sexta-feira, o Atlético-MG enfrenta desgaste físico e problemas de contusão em série. O zagueiro Rafael Marques e o volante Fillipe Soutto, ambos contundidos, seguem fora. A esses dois se juntarão o atacante Neto Berola, que jogou apenas 20 minutos contra o Goiás, e que teve diagnosticado uma fratura por estresse na bacia.

  • Divulgação/Site oficial do América-MG

    Alessandro é uma das esperanças americanas de reverter vantagem atleticana na final do Mineiro

Dessa forma, segundo o médico Rodrigo Lasmar, Neto Berola ficará sem jogar por tempo indeterminado, já estando fora da decisão do título estadual. Outro desfalque é o volante Leandro Donizete, também contundido, enquanto há uma possibilidade, não confirmada, do retorno de Guilherme, que voltou a treinar. Bernard, que cumpriu suspensão diante do Goiás, tem presença assegurada neste jogo da final do Mineiro.

No América-MG, a dúvida é o zagueiro Everton Luiz, com dores no tornozelo esquerdo. O jogador participou do ‘rachão’ na manhã de sábado, mas admitiu ainda sentir incômodo no local. Apesar disso, ele demonstra vontade de jogar ainda que não esteja totalmente recuperado. Caso não tenha condições, o jovem Lula, revelado nas categorias de base, será o substituto.

Givanildo Oliveira aproveita essa dúvida de ordem médica e não anuncia o restante da equipe titular. Mas, ele não tem outros problemas. Ao contrário do adversário, que teve jogo desgastante no meio da semana, o América apenas treinou, em clima de tranquilidade. “Não podia ser diferente, afinal estamos na final do Mineiro”, comentou Everton Luiz, em relação ao bom ambiente no clube alviverde.

AMÉRICA-MG x ATLÉTICO-MG

Data: 6/5/2012 (domingo)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Mattos (Fifa-BA) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
Transmissão: Globo Minas e pay-per-view

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz (Lula) e Bryan; Dudu, Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira

Atlético-MG
Giovanni; Marcos Rocha, Lima, Réver e Richarlyson; Pierre, Serginho, Escudero e Bernard; Guilherme (Danilinho) e André
Técnico: Cuca