Topo

Mineiro - 2019

Título histórico impulsiona Atlético e América na decisão do Campeonato Mineiro

Atlético e América ficaram no empate em 1 a 1 no primeiro jogo da final do Mineiro - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Atlético e América ficaram no empate em 1 a 1 no primeiro jogo da final do Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2012 06h00

Mais do que garantir um título na temporada e utilizá-lo como fator de motivação para iniciar o Campeonato Brasileiro com tranquilidade, a conquista do Campeonato Mineiro 2012 é vista como um momento histórico para Atlético e América, que se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena Independência. Há uma semana, o empate em 1 a 1 no primeiro confronto deixou a decisão em aberto, com ligeira vantagem para os atleticanos.

TREINADORES PASSAM CONFIANÇA

  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

    Cuca, que espera levar o Atlético ao título invicto após 36 anos, mostrou confiança antes da final...

  • UOL Esporte

    ... assim como Givanildo Oliveira, que acredita que o América sairá de campo campeão neste domingo

A meta no Atlético é igualar marca histórica obtida no Estadual de 1976, quando se sagrou campeão mineiro invicto. Há 36 anos, o time alvinegro, em 31 partidas, venceu 26 e empatou cinco. Na atual competição, a equipe comandada por Cuca, em 14 jogos, conquistou dez vitórias e empatou quatro.

Para se tornar campeão de 2012, o Atlético precisa de um empate diante do América. Por ter feito a melhor campanha na primeira fase da competição, o time alvinegro tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e, como o primeiro clássico terminou empatado, outra igualdade neste domingo lhe garante o título estadual.

“Hoje a gente tem uma condição de lutar pelo título, um título invicto, que há 36 anos não acontece, mas que é dureza. Nós vamos ter de medir força mais uma vez com o América, como foi domingo passado. A gente treinou bem, a semana foi muito boa, produtiva, e a gente chega numa boa condição”, disse Cuca, confiante na conquista.

Além do desejo de se sagrar campeão estadual depois de 11 anos, o América quer marcar as comemorações de seu centenário com a conquista do Mineiro 2012. Em 2001, quando chegou à decisão pela última vez, o time americano superou justamente o Atlético. Depois de golear por 4 a 1 no primeiro jogo, a derrota por 3 a 1, na partida de volta, lhe garantiu o título daquele ano pelo saldo de gols.

Se em 2001, o América tinha a vantagem de perder por dois gols de diferença, desta vez precisa vencer o Atlético neste domingo para se tornar campeão mineiro. Apesar da obrigação de derrotar o adversário, o técnico Givanildo Oliveira crê na conquista do título, principalmente depois das duas vitórias sobre o Cruzeiro nas semifinais, por 3 a 2 e 2 a 1.

“Fizemos dois bons jogos contra o cruzeiro, com duas vitórias. Tivemos dificuldade no primeiro tempo contra o Atlético no domingo passado, mas no segundo tempo tudo mudou. Criamos mais e tivemos mais posse de bola. O América está no caminho certo. Será mais um grande jogo e estamos confiantes. Acredito que o título vai para o nosso lado”, observou o treinador do América, também confiante no título estadual.

Mistério, desfalques e futuro incerto

Givanildo Oliveira não contará com o volante Dudu, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão neste domingo. O jovem China deve entrar em seu lugar, mas o meia Kaio foi experimentado durante a semana. O lateral direito Rodrigo Heffner, que acusou um problema na coxa esquerda, virou dúvida. Se não der para ele, a primeira opção é Patrick.

O atacante Alessandro, que teve uma crise de amigdalite durante a semana, treinou normalmente e deve jogar. Para não dar pistas ao adversário, Givanildo testou diferentes formações durante a semana e não antecipou a escalação da equipe.

No Atlético, Cuca não terá o artilheiro André, que também recebeu o terceiro amarelo e não joga. Para seu lugar, o experiente Mancini e o jovem atacante Paulo Henrique, de 18 anos, são os principais candidatos. Porém, o treinador não confirmou o time que iniciará a partida nem se manterá o esquema com três atacantes.

Apesar de se irritar com notícia divulgada pela imprensa de que teria pedido demissão depois da eliminação na Copa do Brasil, Cuca desconversou sobre sua permanência no Atlético após a decisão deste domingo. O presidente atleticano, Alexandre Kalil, igualmente negou que o treinador tenha entregado o cargo e que já estaria negociando com outro técnico para o Brasileirão.

Depois da decisão do Mineiro, os rivais se concentram no Campeonato Brasileiro. O América estreia na Série B já na sexta-feira, contra o Ceará, em Fortaleza. O Atlético inicia a Série A diante da Ponte Preta, domingo, às 16h, em Campinas.

ATLÉTICO-MG X AMÉRICA-MG

Data: 13/5/2012 (domingo)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (Asp. Fifa/ES) e Fábio Pereira (Asp. Fifa/TO)
Transmissão: Globo Minas e pay-per-view

Atlético-MG
Giovanni; Rafael Marques, Lima (Danilinho), Réver; Marcos Rocha, Pierre, Serginho, Guilherme e Richarlyson; Bernard e Paulo Henrique (Mancini)
Técnico: Cuca

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner (Patrick), Gabriel, Everton Luiz e Bryan; China (Kaio), Leandro Ferreira, Moisés e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira