Topo

Mineiro - 2019

Decisão do Mineiro opõe momentos distintos entre finalistas Atlético e América

Atlético tenta superar queda de rendimento, e América aposta em arrancada para ser campeão - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Atlético tenta superar queda de rendimento, e América aposta em arrancada para ser campeão Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2012 07h05

Embora tenham sido primeiro e terceiro colocados, respectivamente, na fase classificatória do Campeonato Mineiro, Atlético e América, que decidem neste domingo quem será o campeão mineiro de 2012, passam por momentos distintos na temporada. No primeiro confronto, há uma semana, pelo menos no placar (empate em 1 a 1) houve equilíbrio entre os rivais.

Dono da melhor campanha do primeiro turno com 29 pontos e aproveitamento de 88% (nove vitórias e dois empates), o Atlético sofreu uma queda de rendimento nos últimos jogos, que culminou com a eliminação do time nas oitavas de final da Copa do Brasil. Para piorar, a cobrança da torcida aumentou após a queda no torneio.

Terceiro colocado na primeira fase do Estadual com 21 pontos e aproveitamento de 64% (sete vitórias e quatro derrotas), o América superou um período negativo na reta final da etapa inicial da competição e, com duas vitórias convincentes diante do Cruzeiro nas semifinais, ganhou motivação extra para chegar ao título estadual.  

No primeiro jogo da final do Mineiro, o América, que chegou a ser melhor no segundo tempo, evitou a derrota com um gol, marcado por Bruno Meneghel, nos descontos e se manteve vivo na briga pelo título. “No segundo tempo, nós jogamos melhor, trabalhamos mais a bola, e é isso que temos de fazer, porque estamos enfrentando uma equipe forte”, disse o técnico Givanildo Oliveira.

Segundo o treinador americano, o América, que precisa da vitória para ser campeão neste domingo, terá de adotar postura agressiva. “Até porque nós precisamos do gol, então você tem de ser um time agressivo no momento em que estiver com a bola”, afirmou.

Invicto no Mineiro, com dez vitórias e quatro empates, o Atlético sofreu apenas uma derrota na temporada, para o Goiás, por 2 a 0, em Goiânia, que foi decisiva para a eliminação do time mineiro na Copa do Brasil. Apesar do triunfo no jogo de volta por 2 a 1, na Arena Independência, a equipe de Cuca ficou fora da competição nacional pelo saldo de gols.

A maior preocupação da torcida é, no entanto, com as atuações ruins da equipe nesta fase decisiva da temporada. Nos últimos oito jogos, o time venceu três vezes, empatou quatro e sofreu uma derrota (aproveitamento de 54%). Apesar do futebol ruim, Cuca aposta nos números. O rendimento do Atlético em 2012 chega a quase 80% (13 vitórias, quarto empates e uma derrota).

“Tivemos um começo de ano em que, se as coisas não foram bem jogadas, foram conseguidos bons resultado e os números estão aí”, ressaltou o treinador, que negou ter pedido demissão depois da eliminação na Copa do Brasil, mas evitou falar sobre o futuro no clube mineiro.