Topo

Mineiro - 2019

Por título estadual, Atlético-MG defende invencibilidade de 16 jogos como mandante

Em 16 partidas como mandante, o time comandado por Cuca (f) obteve 13 vitórias e empatou três vezes - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Em 16 partidas como mandante, o time comandado por Cuca (f) obteve 13 vitórias e empatou três vezes Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2012 09h31

No segundo e decisivo confronto com o América-MG, neste domingo, às 16, na Arena Independência, o Atlético-MG defende uma invencibilidade como mandante de 16 jogos, que foi iniciada ainda no segundo turno do Campeonato Brasileiro 2011, para se sagrar campeão mineiro de 2012.

Se conseguir manter a série invicta, o Atlético conquistará o título estadual neste domingo. Isso porque o time comandado pelo técnico Cuca, por ter feito a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Mineiro, joga por dois resultados iguais. Como houve empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em que o América foi o mandante, nova igualdade favorece a equipe alvinegra.

A última derrota do Atlético como mandante foi em 27 de agosto, para o arquirrival Cruzeiro, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, quando apenas torcedores atleticanos puderam assistir ao clássico válido pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão.

Depois disso, o Atlético disputou 16 jogos como mandante, venceu 13 e empatou três (aproveitamento de 87,5%). A sequência sem derrotas foi iniciada no dia 3 de setembro com a vitória sobre o Avaí, por 2 a 0, na Arena do Jacaré. Em seguida, derrotou o Bahia pelo mesmo placar e empatou duas vezes, com Flamengo e Ceará, ambos em 1 a 1.

Na sequência, foram cinco vitórias seguidas, contra Santos (2 a 1), Palmeiras (2 a 1), Grêmio (2 a 0), Coritiba (2 a 1) e Botafogo (4 a 0). Na última rodada da competição nacional, o Atlético foi goleada pelo Cruzeiro, por 6 a 1, também na Arena do Jacaré, porém o mando de campo foi do arquirrival, que atuou somente diante de sua torcida.

A série invicta no segundo turno do Brasileiro foi fundamental para que o Atlético reagisse na competição e conseguisse escapar do rebaixamento para a Série B. Em nove partidas como mandante, o time venceu sete e empatou duas (aproveitamento de 85%).

O aproveitamento como mandante nesta temporada chega a 90%. Em sete jogos nessa condição, o Atlético venceu seis (cinco pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil) e empatou uma vez, com o Cruzeiro, em 2 a 2, na fase classificatória do Estadual.