Topo

Mineiro - 2019

Bom começo no Mineiro faz Cruzeiro acreditar em "grupo encorpado" para a temporada

Meia-atacante Diego Souza é um dos reforços do Cruzeiro que ainda não pôde estrear - Denilton Dias/VIPCOMM
Meia-atacante Diego Souza é um dos reforços do Cruzeiro que ainda não pôde estrear Imagem: Denilton Dias/VIPCOMM

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

08/02/2013 06h15

Mesmo com o desfalque de seis jogadores que brigariam pela condição de titular, o Cruzeiro iniciou a temporada com duas vitórias no Campeonato Mineiro: sobre o rival Atlético-MG e o América, de Teófilo Otoni, por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. O bom começo faz o técnico Marcelo Oliveira e o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, acreditarem em um ano diferente em relação a 2012 e em um “grupo encorpado” para suportar a temporada.

Além de reformular o grupo, com a contratação de 14 jogadores, cinco dos quais ainda não estrearam, o Cruzeiro ainda conviveu com o desfalque de jogadores importantes, que brigariam pela titularidade. Por motivos diferentes, o técnico Marcelo Oliveira ainda não pôde contar com os atacantes Borges e Martinuccio, o volante Henrique, os zagueiros Léo e Victorino, todos eles em recuperação de contusões, e o meia Diego Souza, com problema para ter o seu contrato registrado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Apesar desses problemas, o Cruzeiro conseguiu estrear com duas vitórias, surpreendendo até mesmo os jogadores. “A gente armou outro time para essa temporada, mas estamos começando bem. O time é do jeito que a gente está pensando. E temos hoje também um banco para ir bem na partida”, comentou o presidente Gilvan de Pinho.

A montagem de uma nova equipe se deve à decepção pela campanha em 2012. O Cruzeiro foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro pelo América-MG, nas oitavas da Copa do Brasil para o Atlético-PR, ainda ficando no meio da tabela.

“Agora, temos jogadores velozes com toque de bola, coisa que o Marcelo sempre aplicou. O Cruzeiro sempre teve característica de toque de bola e agora estamos voltando com isso com o Marcelo”, disse o dirigente celeste, que também considera agora que o Cruzeiro tem “banco” para conseguir disputar as competições.

O técnico Marcelo Oliveira elogia o começo de trabalho com os jogadores e disse estar satisfeito com o comprometimento e a postura em campo. Porém, afirma que ainda o grupo precisa melhorar. “Eu digo que só acredito em grupo de sucesso com comprometimento, trabalho e disposição dos jogadores. Temos que ainda melhorar é lógico, porque o começo de temporada, mas acho que estamos no caminho certo”, observou o treinador. 

E o treinador cruzeirense ainda tem mais um reforço que ainda não jogou, porque só foi apresentado na última quarta-feira, antes da vitória sobre o América-TO, no Mineirão: o atacante Luan, que foi trocado com o Palmeiras, por empréstimo, pelos volantes Charles e Marcelo Oliveira.

O também atacante Lucca foi contratado em recuperação de uma cirurgia feita ano passado, quando se contundiu defendendo o Criciúma na Série B do Brasileiro. Ele só deverá ter condições de estrear pelo Cruzeiro em abril. Ananias é outra nova contratação que ainda não entrou em campo.